A jornada de Igor Fraga | Do eSports para a Red Bull rumo a Fórmula 1

A jornada de Igor Fraga | Do eSports para a Red Bull rumo a Fórmula 1

756 5

A lacuna entre o automobilismo real e eSport está cada vez menor

Desde 2018 competições tradicionais, como a Fórmula 1 e posteriormente a 24 horas de Le Mans investiram pesado em versões online dos campeonatos. Assim, as corridas virtuais tornaram-se um dos poucos exemplos onde o eSports contribuiu para o esporte real.
Dessa forma, a entrada brasileiro Igor Fraga para programa de pilotos da Red Bull Racing, exemplifica essa simbiose entre o automobilismo Virtual e o de pista.

Capítulo 1 – A história de dois volantes: Gran Turismo x Kart

De acordo com entrevista ao canal ePilotos, Fraga contou que sua porta de entrada no mundo do automobilismo foi através do PlayStation 2. Dessa forma, com o jogo Gran Turismo 3 e um kit de volante e pedais, com apenas 3 anos, despertou sua paixão. Meses depois, Igor Fraga assumia o volante do Kart, tendo como membros da equipe os seus pais.

Capítulo 2 – F1 eSports Series x Fórmula Indy

Acelerando um pouco a história para 2017, Igor Fraga alcançou um fato impressionante. Além de chegar à fase final da F1 eSports Series em 2017, conseguindo uma vaga no grupo de pilotos online da equipe Williams, uma das primeiras a investir em eSports automobilístico. Como se não bastasse, Fraga também foi piloto da USF2000, uma das categorias de acesso para a IndyCar.

Capítulo 3 – 3 campeonatos no automobilismo virtual em 1 ano

O ano de 2018 foi sem sombras de dúvidas uma virada na carreira de Fraga. Tudo começou com o Campeonato Latino Americano de Gran Turismo Sport, promovido pela Logitech na BGS 2018, cuja vitória o classificou para o McLaren’s Shadow Project. Logo em seguida, conquistou campeonato da FIA Gran Turismo Championship da região das Américas nos Estados Unidos.

Com essa vitória, se classificou para final mundial da FIA GTC em Mônaco, onde se tornou o primeiro campeão mundial da copa das nações. Além disso, recebeu a premiação na cerimônia da FIA em Moscow ao lado dos demais campões como Lewis Hamilton.

Capítulo 4 – Fórmula Regional Europeia x Titulo inédito na FIA GTC

Dando prosseguimento ao seu sonho rumo a Fórmula 1, Igor Fraga iniciou na Fórmula Regional Europeia, ficando na terceira colocação geral do campeonato entre nomes como Enzo Fittipaldi e David Schumacher.

Já no eSports, venceu o Mclaren’s Shadow Project e despontou como grande favorito para o Bi campeonato mundial da FIA GTC. Embora tenha vencido a etapa de Nürburgring e a controversa etapa de Nova York da Copa das Nações, foi eliminado na semi final mundial. Contudo, venceu o campeonato mundial dos construtores e se tornou o único a vencer as duas modalidades da FIA GTC.

Red Bull Racing e a busca do sonho da Fórmula 1

Não é novidade que o sonho de Igor Fraga é seguir os passos do seu grande ídolo Ayrton Senna. Com a entrada para o projeto de pilotos da Red Bull, tal como lacuna entre o eSports e a Fórmula 1 que está menor, Fraga parece estar muito perto. Vale lembrar, que atualmente dentro da equipe austríaca, Max Verstappen é um grande exemplo da influência dos simuladores e eSports na nova geração de pilotos da Fórmula 1. Enquanto o capítulo 5 dessa história não sai, vamos continuar torcendo para o Igor Fraga nas pistas e no eSports. Buzz Tchau!

Fernando Campo Grande

Um Geólogo/Produtor de conteúdo nascido no Rio, apaixonado por filmes, series, videogame. Produtor de stories no instagram e curioso pra caramba. Me juntei com uma galera legal e fiz um site, tem dado certo até agora e creio que assim continuará

Related Post

There are 5 comments

  1. Pingback: Jeff Giassi | Confira a entrevista com o piloto oficial Porsche eSports

  2. Pingback: Como o automobilismo virtual colocou Erick Goldner na Shell eSports

  3. Pingback: A importância das Ligas de Automobilismo Virtual para o eSports

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *