Fórmula 1 eSports Series substituirá os GPs cancelados pelo Covid-19

Fórmula 1 eSports Series substituirá os GPs cancelados pelo Covid-19

11 4

Como o F1 eSports Series já está ajudando

Por conta das recomendações para o combate ao coronavírus, os grandes eventos estão sendo cancelados ao redor do mundo. Para se ter uma ideia, as sete primeiras provas do calendário da Fórmula 1 foram canceladas. Então, como manter atenção dos apaixonados por automobilismo nesse período?

Fórmula 1 eSports Series substituirá os GPs cancelados pelo Covid-19

Como dissemos na matéria anterior, a iniciativa da Veloce eSports poderia abrir uma possibilidade para que no futuro, o eSports de corrida fosse uma opção também. Pois bem! Esse futuro chegou tão rápido quanto um carro de Fórmula 1.
Com isso, o automobilismo virtual, um eSport de corrida, se tornou uma opção para o cancelamento do GP do Bahrain. Dessa vez, com o apoio oficial da organização.

Mesmo sem apoio, o eSports de corrida alcançou números impressionantes

Durante o último domingo (15/3) o qual estava marcado o GP da Austrália, ocorreram dois eventos de automobilismo virtual que repercutiram bastante. Logo pela manhã aconteceu o The Race All-Star esports Battle , usando o jogo rFactor 2, a corrida online contou com ninguém menos que o piloto Max Verstappen. Segundo o site GTPlanet, durante a transmissão ao vivo foram registrados cerca de 60 mil espectadores. Hoje, o vídeo registra pouco mais de 500 mil visualizações apenas no YouTube.

Já o evento Not the…Aus GP com o jogo F1 2019, organizado pela Veloce eSports com a presença do piloto Lando Norris, segundo o mesmo site, registrou cerca de 130 mil durante a transmissão apenas no YouTube. Igualmente ao evento anterior os esse números não registrou todos espectadores, afinal ambas as corridas foram transmitidas em outros canais. Só a live do Lando Norris na Twitch chegou a registrar 70 mil espectadores durante a transmissão.

Como irá funcionar as corridas quase oficiais da F1 eSports

Diante de números tão impressionantes, somados a necessidade de atrair mais espectadores, a Fórmula 1 decidiu apoiar oficialmente a segunda corrida online. Bem como incluir pilotos da competição oficial. Dessa forma, o GP do Bahrain irá acontecer da seguinte forma:

A série vai usar o F1 2019 vídeo game PC oficial, desenvolvido pela Codemasters, o primeiro GP virtual na pista de Sakhir será uma corrida comprimento de 50% com 28 voltas. A transmissão, que estará disponível nos canais oficiais da Fórmula 1 no YouTube, Twitch, canais Facebook, bem como F1.com, é esperado para funcionar durante 1 hora e 30 minutos, com um período de qualificação, onde posições no grid será determinado com base nos motoristas tempo de volta mais rápida.

Fórmula 1 eSports Series substituirá os GPs cancelados pelo Covid-19

De acordo com o site oficial da F1, as corridas virtuais substituirão todos os Grand Prix adiados, a partir deste fim de semana com o Virtual Bahrain Grand Prix, no domingo 22 de março, e a princípio, todos os demais até maio. Além disso, neste momento, cada piloto participará da corrida remotamente, com uma transmissão ao vivo do Gfinity Esports Arena (ou remotamente, se necessário) a partir de 17:00 (horário de Brasília). Vale lembrar que as corridas online não contarão pontos para o campeonato oficial de Fórmula 1.

De olho na audiência das novas gerações

Fórmula 1 eSports Series substituirá os GPs cancelados pelo Covid-19

Embora essas corridas não terão influencia direta no campeonato oficial, isso já é um grande reconhecimento para o automobilismo virtual. Além disso, essa ação pode ajudar o próprio esporte a motor. Para se ter uma ideia, segundo uma matéria da Forbes, conectar-se com os fãs mais jovens é uma prioridade até mesmo para os patrocinadores das Olimpíadas. Inclusive, eSports tem atraído grandes audiências do público jovem, que raramente assiste os Jogos Olímpicos, esportes tradicionais ou mesmo “TV”. A demografia de quem assiste os Jogos Olímpicos concentra-se nos 40 anos. Ao passo que, segundo o site GTPlanet, durante a final do eSport automobilistico FIA GTC 2019 registrou uma audiência de quase 50 milhões de espectadores.
Portanto, esse pode ser um passo importante para o reconhecimento do automobilismo virtual para um público ainda maior.

Fernando Campo Grande

Um Geólogo/Produtor de conteúdo nascido no Rio, apaixonado por filmes, series, videogame. Produtor de stories no instagram e curioso pra caramba. Me juntei com uma galera legal e fiz um site, tem dado certo até agora e creio que assim continuará

Related Post

There are 4 comments

  1. Pingback: eSports | Porsche Cup e Porsche Brasil promoverá a Corrida das Estrelas

  2. Pingback: Porsche eSports | Entrevista com piloto da Stock Márcio Campos

  3. Pingback: Erasmo Bacco | conheça um dos pioneiros no Automobilismo Virtual

  4. Pingback: Beat the Pro | Desafio da F1 e Red Bull em Suzuka no Gran Turismo

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *