O Show de Truman | O grande reality show do cinema

O Show de Truman | O grande reality show do cinema

572 0

Diante do atual cenário de quarentena em decorrência da pandemia, os programas de tv passaram a ser  novamente uma das principais opções de entretenimento durante esse período de reclusão. E os olhares do público brasileiro se voltaram para a disputa do BBB, reality show que vem movimentando as redes sociais e alcançando os trending topics do Twitter.

Contudo, muito antes do sucesso do programa e antes mesmo de sua criação, o cinema mostrava ao mundo o que viria ser um dos grandes filmes sobre o tema e fonte de inspiração para diversas produções do gênero.

Dirigido por Peter Weir (Sociedade dos Poetas Mortos) e produzido por Scott Rudin (A Família Addams) e Andrew Niccol (O Terminal / A Hospedeira), o filme da Paramount traz um elenco de peso, contando com Jim Carrey, Ed Harris e Laura Linney.

A obra conta a história de Truman Burbank (Jim Carrey), um vendedor de seguros que mora em Seahaven, cidade fictícia em forma de redoma criada pela produção do programa no qual ele, sem saber, participa. Truman tem sua vida filmada e transmitida ao vivo desde seu nascimento, com todos os aspectos completamente manipulados pela produção do reality show para que ele não descubra a verdade, o que inclui uma falsa morte de seu pai.

O Show de Truman | O grande reality show do cinema
Truman tem sua vida filmada 24 horas por dia. (Imagem: Reprodução)

Em dado momento, Truman começa a desconfiar sobre sua vida ao perceber falhas no programa, como conversas entre membros da equipe técnica que fazem menção à sua vida, objetos fora do lugar e uma estranha “força superior” que faz com que ele jamais consiga sair da cidade.

Todo reality show tem seu fim

Algum tempo depois (e após o regresso de seu pai ao programa, como uma tentativa de frear as descobertas sobre a farsa que envolve sua vida), Truman consegue encontrar uma forma de fuga e navega em um barco até o limite da cidade, onde encontra uma escada que viria a ser seu caminho para a liberdade. Momentos depois de encontrar uma placa escrito “saída” acima de uma porta, o produtor do reality show Christof (Ed Harris) se comunica com ele numa tentativa de mantê-lo no programa, o que é prontamente recusado. Agora sabendo de tudo, Truman se despede dos telespectadores e atravessa a porta, deixando de uma vez por todas aquela falsa vida.

O Show de Truman | O grande reality show do cinema
Agora livre, Truman se despede do público. (Imagem: Reprodução)

Realidade ou ficção?

Assim como nas produções reais, o reality show da vida do jovem vendedor era transmitido para todo o mundo, e possuía alto índice de audiência. O público pode acompanhar sua vida em tempo real. E não diferente ao Big Brother, as reações dos telespectadores eram influenciadas pelas ações do participante no programa. Ao subir as escadas e atravessar a porta para sair do programa, os telespectadores vibraram e comemoraram como se fosse uma vitória.

Após Christof anunciar o fim do programa, esses telespectadores rapidamente mudaram de canal em busca de outra opção de entretenimento. Mas que coincidência, não é mesmo?

Jonnathan Loreno

Eterno estudante de Marketing e suas vertentes, apaixonado por tecnologia e entusiasta das startups. Também dá pitacos sobre filmes e músicas, embora seja assumidamente #TeamMarvel!

Related Post

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *