Street Fighter 2 | Como a Capcom reinventou a indústria de jogos de luta

Street Fighter 2 | Como a Capcom reinventou a indústria de jogos de luta

Para te reconectar com matéria anterior, vamos lançar uma pergunta: Qual foi o diferencial de Street Fighter 2? Sem dúvidas, a resposta encontrada foi bem inesperada para a Capcom! Afinal, o time que contava com Yasuda, Okamoto, Funamizu e Akira Nishitani na liderança, não imaginava o sucesso que o jogo alcançaria.

Mas antes de cair na porrada, saiba que essa matéria faz parte do início da nossa série de Street Fighter 2. Leia mais sobre no capítulo Street Fighter 2 | Capcom quase deu a luz a Street Fighter ’89

Inegavelmente, um dos pontos mais fortes da franquia é o modo versus. Tanto que isso contribuiu para o sucesso do jogo nos bares, locadoras, padarias e diversos comércios locais do mundo todo! Capcom sorrindo de orelha à orelha.

Sem dúvidas, o carisma dos personagens são um fator forte também. Tanto com suas icônicas vestimentas, quanto com suas frases clássicas. Porém, um evento acidental ajudou a elevar o título a uma proporção bem inesperada de sucesso.

Street Fighter 2 | Como a Capcom reinventou a indústria de jogos de luta
“Eu sou a mulher mais forte do mundo”, Zangief que o diga.

Graças à uma mudança na execução dos socos, chutes e etc, algo inesperado ocorreu. Isso permitiu que o jogador combinasse os hits. Dessa forma, nasce o famoso combo, o grande diferencial do jogo.

Embora os combos tenham nascido acidentalmente, o sucesso gerado faz com que a Capcom vendesse aproximadamente 60 mil cabines no mundo todo.

Com isso, havia uma mudança brutal com o antecessor da Capcom. Além de não possuir combo no primeiro título, fazer o shoryuken era difícil. Especialmente pelo tempo para fazer o comando, pois tinha de ser perfeito. De fato, o que também torna o Shoryuken bem valioso. Pensa em um dano sinistro!

Seria o Street Fighter 2 uma grande referência para seus concorrentes?

Acima de tudo, Street Fighter 2 se tornava a maior referência de jogos de luta do mundo. Tanto pelos combos, quanto pelos temas icônicos dos cenários, além de ter uma figura feminina irreverente. Sendo ela uma das personagens mais fortes e ágeis do jogo.

Dessa forma, empresas como a SNK se inspiraram fortemente. Tanto que Fatal Fury 2 traz uma presença feminina em resposta a Chun-Li, dando vida a Mai Shiranui. Além de Fatal Fury 2, jogos como Tekken, Dead or Alive e Skullgirls tiveram suas influências com o título.

Street Fighter 2 | Como a Capcom reinventou a indústria de jogos de luta
Mai e Terry saindo na porradaria. Tá bonito o port pra Nintendo Switch.

De fato, os desenvolvedores desses grandes outros títulos já citados assumem a inspiração. Inclusive, alegando que a base de eSports como conhecemos hoje se deve muito ao prodígio da Capcom. Mas como tudo isso aconteceu?

No próximo capítulo desta série veremos o que tornou Street Fighter a base para o que conhecemos de eSports! Quer continuar indo ao encontro do mais forte? Então #KolaNoKolmeia e nos vemos em Street Fighter | Revolucionando o eSports para o mundo.

Até o encontro do mais forte!

More Stories
Rico, Matheus e Luis perdem o controle no próximo episódio do DE FÉRIAS COM O EX BRASIL: CELEBS