E se a história dos jogos de corrida fosse uma matéria do Ensino Médio

E se a história dos jogos de corrida fosse uma matéria do ensino médio

673 2

Vamos tentar uma abordagem que você nunca viu. A partir deste artigo, vamos correlacionar os 40 anos de evolução dos jogos de corrida, com a matéria de história do ensino médio. Parece loucura né? Mas fique tranquilo, se prestar atenção no conteúdo apresentado, ao término desta matéria vocês poderão dar aula dentro e fora das pistas. Afinal, quem disse que não se pode aprender algo útil com os videogames?

Pré-história no Ensino Médio x Jogos de corrida na 1° e 2° geração de videogames

A pré-história naquela matéria de ensino médio que muita gente diz não gostar, mas que é sensacional, acompanha os hominídeos desde o momento que eles começaram a usar ferramentas, até eles começarem a escrever, entre os anos de 3000 AC e 3.500 AC. A pré-história está dividida em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

Já a pré-história do mundo dos videogames, compreende a toda a primeira geração de videogames, na década de 70, e parte da segunda geração, já no início dos anos 80, em meio à competição entre os arcades. Contudo, antes de avançar, embora o foco seja os jogos de corrida, usaremos essa mesma escala de tempo histórica em outras matérias futuras.

Pré-história: Paleolítico

Esse período também é conhecido como Idade da Pedra Lascada ( 3 milhões de anos atrás a 10.000 a.C) e apresenta três fases: Inferior, médio e superior. Começando na fase inferior ( 3 milhões de anos atrás a 250 mil anos atrás), entendemos o motivo do nome pedra lascada, afinal o mesmo faz referência aos objetos produzidos e utilizados pelos Homo Habilis e Homo Erectus.

E se a história dos jogos de corrida fosse uma matéria do Ensino Médio

Contudo, na fase média(250 mil anos atrás a 40.000 a.C)surgiram o Homem de Neandertal e Homo Sapiens, além disso todos eles eram nômades, viviam da coleta e caça. Para concluir, na fase superior ( 50.000 a.C a 10.000 a.C) temos o surgimento das artes rupestres, demonstrando o instinto de registrar imagens ou pensamentos.

E se a história dos jogos de corrida fosse uma matéria do Ensino Médio

1° Geração de videogames: O Atari

Correlacionando com a pré-história com a história dos vídeos games, o protótipo do primeiro de jogo de corrida surgiria no paleolítico superior. O jogo Space Race desenvolvido pela Atari em 1973, logo após o sucesso do jogo Pong no final da primeira geração dos videogames, consistia em guiar uma nave através de um campo de asteroides, que moviam-se dinamicamente, no menor tempo possível. Caso um dos asteroides o atingisse, ou se chegasse ao fim do campo, passava a vez para o adversário. Assim, ao término do tempo do jogo, um competidor mais habilidoso ou sortudo vencia.

E se a história dos jogos de corrida fosse uma matéria do Ensino Médio

Embora o Space Race não tivesse uma pista pré definida e os movimentos fossem apenas unidirecional (para trás ou para frente), aqui estava estabelecida dois dos principais instintos de qualquer piloto:

  • O raciocínio rápido – afinal, não era apenas avançar, você precisa ter os reflexos para desviar dos asteroides que surgiam pelo caminho.
  • Terminar o caminho a frente do adversário – quanto mais rápido, maior a chance do rival ficar tenso e se descuidar nos asteroides ou mais chances de concluir o caminho garantindo pontos.

Pré-história: Mesolítico

O Mesolítico é considerado uma fase intermediária entre o paleolítico e o neolítico. Alguns especialistas indicam que houve grande influência das intensas glaciações entre 13.000 a.C e 9.000 a.C , principalmente nas populações da Europa e Ásia. Houve uma decadência do estilo de caça e coleta, enquanto as tribos sobreviventes desenvolveram a produção de cerâmica e tecidos, além do início do desenvolvimento da agricultura. Com isso, a humanidade estava aprendendo a se estabelecer em determinados locais. Inclusive o filme 10000 a.C exemplifica um pouco disso.

1° Geração de videogames: O Atari de novo!

Nesse mesmo período na evolução dos jogos de corrida, o jogo Gran Trak 10 seria a melhor correlação. O game desenvolvido pela Atari ,em 1974, apresentava volantes, pedais, marcha e uma variedade de circuitos.

Não é à toa que Gran Trak 10 é considerado o primeiro jogo de corrida da história. Com ele, foi estabelecido fatores importantes para o nicho. Aqui podemos ver o início das técnicas de pilotagem, pois uma vez que você completasse uma volta, ia recebendo uma nota de performance. Caso concluísse o circuito sem colidir recebia a nota mais alta e era considerado um piloto profissional. Por outro lado, se fosse ruim de roda, tinha sua licença cassada. Outro ponto importante, nesse ano basicamente estava iniciando a era dos arcades.

Pré-história: Neolítico

Na última fase da pré-história, entre 10.000 a.C até aproximadamente 3500 a.C , a humanidade conquistou dois marcos importantes, o total desenvolvimento da agricultura e a escrita. Graças à agricultura, a humanidade pode se fixar em apenas um local e produzir seu próprio alimento. Além de domesticar animais, desenvolver técnicas de plantio, possibilitando a aglomerações de pessoas o que resultou no surgimento das primeiras cidades. Por conta desse novo tipo de estilo de vida, muito provavelmente foi o motivo do surgimento da escrita. Uma vez que, essa foi uma forma bem eficiente de transferir conhecimento, bem mais avançada que as pinturas rupestres.

E se a história dos jogos de corrida fosse uma matéria do Ensino Médio

2° Geração de videogames: O jogue no Atari em casa

Para marcar a mesma fase nos jogos de corrida, destacamos o jogo Pole Position também da Atari. Obviamente, entre o Gran Trak 10 e este surgiram diversos jogos de corrida. Contudo, o Pole Position, lançado em 1982 já na 2° geração de videogames, foi o primeiro a reunir todos os componentes básicos de um jogo de corrida clássica que ia desde a tomada de tempo para classificação, habilidades de direção, ultrapassagens e danos no carro. Mas o grande diferencial foi a possibilidade de fazer tudo isso contra um amigo, graças ao modo tela dividida. Sem contar que assim como no neolítico, você não precisava sair para jogar, podia jogar de casa.

Como se não bastasse, graças ao seu sucesso, o jogo ganhou uma série animada que passava nas manhãs de domingo nos EUA.

Declaro encerrada a aula sobre o início dos jogos de corrida através da pré-história… corrigindo! Através das duas primeiras gerações de videogame. Nos vemos em breve para aula da idade antiga. Até lá tente adivinhar quais jogos iremos correlacionar! Buzz Tchau.

Fernando Campo Grande

Um Geólogo/Produtor de conteúdo nascido no Rio, apaixonado por filmes, series, videogame. Produtor de stories no instagram e curioso pra caramba. Me juntei com uma galera legal e fiz um site, tem dado certo até agora e creio que assim continuará

Related Post

There are 2 comments

  1. Pingback: PlayStation 5 | Rumor indica o Gran Turismo 7 pode ser lançado em Junho

  2. Pingback: A evolução dos jogos de corrida - Vai Que To Te Vendo

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *