Street Fighter | Revolucionando o eSports para o mundo

Street Fighter | Revolucionando o eSports para o mundo

Na década de 90, os amantes de arcades viviam tempos mágicos. Afinal, pessoas do mundo inteiro se divertiam com seus arcades favoritos em comércios locais. Mas de uma simples diversão entre amigos, nascia o potencial que o eSports precisava para ascender ao mundo. Obrigado Capcom!

Com certeza, há quem diga que este é um dos capítulos mais importante da história dos eSports. No entanto, não seria essa uma afirmação pretensiosa? Talvez não! Pois Street Fighter serviu como uma base forte aos esportes eletrônicos como são conhecidos hoje. Assim como Starcraft e Quake também serviram ao longo dos anos 90.

Street Fighter | Revolucionando o eSports para o mundo
Aqui vemos arcades atualmente raros de se encontrar, mas que nos anos 90 lotavam! Reprodução: Capcom.

Logo após o lançamento de Street Fighter 2, os donos de arcades enxergavam oportunidades de realizar os torneios! Uma vez que tinham público interessado e disposto a participar na época. Dessa forma, diversos torneios locais e regionais surgiram. Com isso, muitos competidores passaram a frequentar os torneios buscando aumentar sua reputação.

Battle by the Bay mostrando que Street Fighter era um negócio promissor para os eSports

Finalmente viria o glorioso ano de 1996, ano que mudaria para sempre a comunidade de jogos de luta. Pois neste ano nascia um importante torneio na Califórnia, o Battle by the Bay. Além de contar com Super Street Fighter 2, mais boas porradarias marcavam presença em Street Fighter Alpha 2.

Com isso, viria a resposta que os competidores do sul e norte da Califórnia tanto ansiavam. Quem seria o melhor jogador de Street Fighter do país? Ainda assim, mesmo nos dias de hoje não há uma resposta definitiva. Mas não há dúvidas de que grandes lendas nasceram dali!

Street Fighter | Revolucionando o eSports para o mundo
Foto utilizada no perfil de Allex Valle. Além de lendário é um dos mais influentes do cenário de jogos de luta. Vencedor da primeira edição de Street Fighter Alpha 2.

Inesperadamente, a primeira edição do Battle by the Bay trouxe representantes do Kuwait e Canadá. Algo que surpreendeu e muito os organizadores. Afinal, até onde essa paixão por jogos de luta poderia chegar? De fato, chegaria longe, pois era levado a sério pelos competidores, como se fossem até esportistas! Ou será que já não eram?

Realmente o que importava agora aos competidores era o nível de complexidade com a qual precisam se adaptar para competir. Algo que floresceu o até então adormecido eSports. Fato é que, além dos competidores e organizadores na casa do evento, também haviam espectadores que lotavam os locais. Por que não investir mais e tornar isso um grande esporte para todos?

Crescendo em meio aos desafios e estabelecendo a importância da comunidade de jogadores

Naturalmente, já era garantido que os competidores voltariam para tentar derrubar o campeão da edição anterior. Só que desta vez o Japão também tentaria ir ao encontro do mais forte em Street Fighter Alpha 3 e Capcom vs SNK no ano de 2001. Dessa maneira, o Battle by the Bay só crescia aos olhos do mundo, mas ainda assim precisava expandir internamente.

Agora era preciso investir mais em infraestrutura. Não era só repensar em um novo local e equipamentos. Mas era também lidar com o fato de que os arcades estavam sumindo do mercado nos anos 2000. Mesmo em meio a tantos desafios, a última edição do Battle by the Bay abriu os olhos do mundo. Inclusive da Capcom e dos organizadores de que valia a pena encarar esse novo modelo de negócio.

Street Fighter | Revolucionando o eSports para o mundo
Aglomerações surgindo e trazendo a necessidade de um espaço maior. Reprodução: Preppy.

Com isso, a comunidade se sentiu valorizada por tantos esforços. Tais esforços que levaram a comunidade a dar as boas vindas ao novo torneio dos irmãos Cannon, a EVO . Contaremos mais sobre essa história em EVO | O berço do lendário embate de Street Fighter III: 3RD Strike.

Quer saber mais sobre como o título Street Fighter se popularizou se tornando referência mundial? Então #KolaNoKolmeia e nos encontramos em Street Fighter 2 | Como a Capcom reinventou a indústria de jogos de luta.

Até o encontro do mais forte!

More Stories
BTS Pro Sim Series Estreia na Beyond the Summit Brasil
BTS Pro Sim Series estréia na categoria Gran Turismo Sport