EVO | O Berço do Lendário Embate de Street Fighter III: 3RD Strike

EVO | O berço do lendário embate de Street Fighter III: 3RD Strike

Nos primórdios dos anos 90, o garoto prodígio Street Fighter 2 ascendeu ao mundo. Com isso, o nível de competitividade chegou onde qualquer outro título jamais imaginou chegar. Paralelamente ao sucesso do título, estava a oportunidade de revolucionar o eSports, algo que exaltado até hoje.

Sejam bem-vindos ao maior palco do cenário competitivo de jogos de luta, o EVO (Evolution Championship Series)!

EVO | O Berço do Lendário Embate de Street Fighter 3RD Strike
Um dos primeiros registros com o clássico Marvel vs Capcom 2. Reprodução: AtrocityDC.

Além de ter mostrado que torneios de Street Fighter eram algo promissor, o Battle by the Bay foi mais além! Agora com cara nova e passando a se chamar EVO, o evento lutava para tornar esse negócio rentável. Tanto para os organizadores poderem melhorar a infraestrutura quanto para os competidores poderem jogar profissionalmente.

Inclusive, quer uma dica de ouro sobre o assunto? Com certeza, ela está na série de Street Fighter! Cuja série que falamos sobre a inovação da Capcom que tornou todo esse cenário possível e real.

Seguindo adiante, mesmo em meio a forte saída dos arcades do mercado, o EVO ainda resistiu. Desde sua primeira edição em 2002, o evento traz novos títulos de diversas franquias. 

O nascimento de um lendário momento épico para o eSports batizado de Justin versus Daigo

Agora todos olhos de potenciais patrocinadores estavam atentos. Desta vez, Street Fighter III: 3rd Strike seria palco do grande momento que marcaria a história dos eSports.

EVO | O Berço do Lendário Embate de Street Fighter 3RD Strike
Duas lendas que nasceram no primórdios da EVO. Reprodução: Daily eSports.

Em vista do sucesso de vendas dos consoles, algo controverso aconteceu na EVO de 2004. A organização do evento trocou os arcades pelos consoles. Isso ocorreu pela justificativa de que muitos competidores tinham o console em casa, ao invés do caríssimo arcade na época.

Ainda neste ano, o já citado Street Fighter III: 3rd Strike dava as caras! Logo um episódio importantíssimo dos eSports surgiria, o EVO Moment 37. Aqui temos dois ícones em cena, Justin Wong e Daigo Umehara.

Além de vencer a semifinal, Daigo Umehara marcou para sempre a indústria dos eSports! Naturalmente tornou famoso também o movimento de bloqueio chamado “parry” utilizado contra Justin Wong. Tal movimento “abre a guarda” do inimigo após ter seu ataque bloqueado.

Sem dúvidas, esse ocorrido se tornou um dos mais icônicos para os amantes de jogos de luta. Obviamente, estamos só no começo dessa porradaria e logo tem mais por vir! Então #KolaNoKolmeia e nos vemos em EVO | Como Street Fighter IV elevou o nível de competições nos eSports!

Até o encontro do mais forte!

More Stories
Riot Games anuncia parceria entre Spotify e League of Legends
Riot Games anuncia parceria entre Spotify e League of Legends