UMA CURADORIA DE FILMES NÃO TÃO POPULAR - PARTE 2

UMA CURADORIA NÃO TÃO POPULAR: ALÉM DOS FILMES DE HERÓIS – PARTE 1

100 7
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Movies.png

Uma seleção de filmes ainda meio nerd mas que não deixa de lado o cult

É bem comum que nós tenhamos aqueles filmes que gostamos desde sempre. Isto é,  são aqueles que fizeram parte da nossa infância e montaram não apenas nossos gostos, mas também nossa personalidade. Eles moldaram nossos medos, nossos desejos e chegaram até mesmo a influenciar o pensamento de gerações. A conexão emocional que a grande maioria de nós cria com os filmes, desenhos, séries e outros elementos cinematográfico que nos acompanharam durante a nossa vida é muito forte.

Um único filme pode mudar a vida de alguém, mudar a visão de mundo das pessoas e criar um sentimento de apreço pelo artístico até naqueles que menos se importam com a arte. Afinal, muitos de nós não curtem muito ficar minutos frente uma pintura, mas quase todos nós já ficamos horas no cinema assistindo algum filme.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cinema-foto-pandini_0-1024x683.jpg

Desde as animações da Disney, que carregam multidões para o cinema, até os filmes mais esquecidos pelo grande público mas que possuem fãs fiéis. Contudo, o cinema como 7ª arte foi bem além da crítica e do lucro para alcançar as emoções de todos nós.

Eu mesmo cresci assistindo Rei Leão e Pinóquio em fita cassete, adorava os desenhos do Bom Dia & Cia. e da Cartoon Network, adorava os clássicos da Sessão da Tarde como E.T. e Tubarão. Me lembro que não perdia uma sessão de cinema com a minha avó vendo os filmes que ela mais gostava. Com frequência, pegava os filmes de terror e de Harry Potter escondido do meu tio. Foram tantas experiências que eu poderia passar o dia listando.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 15753397665de5c6f6714bc_1575339766_3x2_xl-1024x683.jpg
Cena icônica de E.T. – O Extraterrestre, dirigido por Steven Spielberg

O Ministério da Saúde adverte: assistir a esse filme pode explodir a mente

Sabe aquela sensação de ter visto um filme sensacional, com um plot twist inimaginável e ficar horas – talvez dias – pensando naquilo e, igualmente, observando aquilo a nossa volta? Esses são os filmes que mais vi na época. Afinal, são filmes assim que a gente debate até hoje numa roda de amigos ou numa mesa de bar e sempre rendem muita ideia trocada.

Comecei a assistir vários clássicos e a ir na estreia de vários outros filmes e até mesmo de sagas. Passei por Titanic, Exterminador do Futuro, Cantando na Chuva, O Iluminado, Curtindo a Vida Adoidado, Matrix, Jurassic Park, Star Wars, Indiana Jones, Cidade de Deus, Forrest Gump… Mano, realmente são muitos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Indiana-Jones-e-a-Última-Cruzada-1024x576.jpg
Indiana Jones e a Última Cruzada, o terceiro filme da franquia

Essa relação que boa parte de nós acaba criando com o cinema tem é fundamental no impacto que os filmes possuem na nossa vida. Portanto, ampliar nosso portfólio cinematográfico é vital para nos enriquecer e nos divertir.

O cinema e a cultura pop

Sendo assim, como a cultura pop e do que hoje é chamado de “geek” influenciou muito o nosso desenvolvimento, deixaremos aqui alguns filmes que podem te acrescentar muito. Entretanto, não estamos dizendo que eles são os mais importantes, muito menos uma espécie de lista como um “o que você precisa conhecer para se chamar de geek” (pesquisa isso no Google que você acha milhões de listas praticamente idênticas). De certo, estes são apenas alguns filmes que talvez você deveria conhecer selecionados com cuidado por nós.

A arte como um todo na sua história teve os elementos do estético para impressionar e do crítico para nos provocar mesmo. Pinturas, esculturas, livros, peças de teatro, todas essas artes atingiram o público de forma tão importante que hoje nós estudamos artistas nas aulas de história em sala, por exemplo. Entretanto, com o cinema, podemos falar que somos nós agora estamos realmente vivendo a arte no nosso próprio cotidiano e na nossa realidade. Os filmes acontecem agora.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é como-funciona-o-processo-de-producao-de-um-video-entenda-melhor-1920x900-1-1024x480.jpg

A ideia aqui é buscar algo novo dentro daquilo que conhecemos e gostamos, ir um pouco adiante de apenas filmes de heróis e olhar para filmes que talvez não sejam tão desconhecidos, mas que deixam passar batido. Ou seja, são filmes que mesmo dentro do contexto de cultura pop, ainda vai um pouco além e nos fazem refletir um pouco. No final das contas, é uma lista de gosto pessoal que vocês deveriam conhecer. Fiquem agora com a nossa seleção. Esperamos que gostem dos filmes!

1. A Chegada

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é HKvMQUA5W_mh4vt0IlyPBhtCWTqOLEZgnDSIAZlQ00paiBZWhdUbU6J8JE6kU8bIH3wKnp3GBiUzQHmteHyA7fx_KT9c_MCHrgxpO164HmKKHb5o9_pKbQtROVVjCYsBxwz9YH8x

Neste filme SURREAL de ficção científica, a Dra. Louise Banks, uma baita linguista que deve ter um currículo Lattes maior que um livro do Tolkien, é chamada pelo governo dos EUA para fazer contato e aprender a se comunicar com visitantes do espaço. O que é mais legal desse filme é que, dispensando aquela coisa de ETs vilões e invasões alienígenas, o filme aborda um contexto que preza pela verossimilhança na dificuldade de comunicação entre duas espécies totalmente diferentes. Afinal, como você fala com uma criatura que se comunica de uma forma que nunca se viu antes? É um daqueles filmes que pra quem gosta de uma reviravolta meio blowing mind, é muito bom.

2. A Bruxa de Blair

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1a18pqu2NNcH8kv73P4WBLIP_ph9QumaxE2Q-S6eRz8Qq7nJ6spLcS52wLwyiFs73maPnapkLmtXyRBekHoKwZ285JaHQ1wVhZU6mguCNyma852DsnH0STuospp38HXOMriftyN2

Esse aqui vem do fundo do meu amor por terror. Se acha que Atividade Paranormal foi o primeiro filme found footage onde uma câmera amadora filma várias bizarrices, talvez você não conheça essa obra prima. Na época de lançamento dele (1999), teve uma conversa bem mais intensa do que em Atividade Paranormal sobre se aquilo que estava sendo passado era real ou ficção e tem gente até hoje que não consegue assistir. Vale MUITO A PENA!

3. A Viagem de Chihiro

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é aaa.png

Tem muita gente que conhece o estúdio Ghibli e essa animação maravilhosa do Hayao Miazaki, principalmente a galera já ligada em cultura oriental. Entretanto, pra você que curte uns animes mas não conhece tanto ou que não acompanha mas gosta de um filme bonito, fica a dica. Esse aqui tá na lista de filmes que eu tinha fita cassete e assisti mais de 100 vezes (e assistiria outras 100).

4. Blade Runner – O Caçador de Andróides

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é TTRv3Vher5w4EbZGGnrsHU_VPYQa84PnXcCJuafsYzht9DfZz6cX4MPkCtiCkmAwmbzGMALapnCRa2rCVrcjhIBYPWU2iUx7kYvgJlco9TOAfzeN0CcVxBQFFrMFdnaFUrVA89mI

Sim, eu gosto de ficção científica. Os cinéfilos das paletas de cores já devem conhecer esse clássico do cyberpunk faz um bom tempo. Entretanto, acho que sempre vale a pena recomendar ele para caso alguém ainda não conheça. Uma vez que é bastante comum um desconhecimento dele para quem não é tão ligado em filmes desse gênero e talvez só conheça Star Wars e Exterminador do Futuro mesmo, vale a pena indicar. Esse filme aqui é quase um marco do gênero e conseguiu em 1982 ter uma técnica impressionante para a época. Dá gosto de ver. Um conselho meu é que assista a versão do diretor, por ser a melhor (lógica parecida com a de filmes como Batman vs Superman, se é que você me entende).

5. O Farol

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é GD3Pw2X_hyq7DpxdvdfludKelyi5nxwKQdElX7MyD3bwovc7fNLmB-kVKojdYqUPH7gDlcN26JA-wzzhh-NALM9F3cDisTF7xbkMOxlTnxILnBhY15T99u_xhcWvSPWMBxiwG1Za

Outro dos filmes de terror muito bons, onde vestiram o Duende Verde e o próximo Batman de marinheiros para então fazer aqueles tipos de terror que você não entende muita e fica se borrando. Brincadeiras à parte, o Robert Pattinson mostra nesse filme que ele realmente não é só um cara que fez Crepúsculo e, com apenas dois caras na tela dentro desse farol sinistro, você não consegue parar de olhar para a tela. Afinal, que diabos tá acontecendo? É alguma coisa sobrenatural? Um espírito do mar, talvez? Alguma assombração está presa ao farol? Ou eles só beberam demais? Depois falem o que vocês acharam.

6. Her

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é pEK5aGJNzoc4Eu-0z00-cSN1-PqM90wIJ5JhxXGEREUsBt2euRPkSEtBv9GqA0F3uToTqFF7mzwl6J8DFmMRIkMxs3fZJHV3GB6_JubbMz43_fvmfpRTBIZCAaUGEMv1Vp3Nv8cv

Tá aí um filme que poderia muito bem ser um episódio perfeito de Black Mirror. Em suma, um cara meio solitário compra uma I.A. para ser sua secretária e para lhe fazer companhia – e esse foi um dos melhores romances já feitos. É sério. – Quando você começa a se envolver na história, é muito difícil se perguntar se isso poderia acontecer com a gente (afinal, não é tanto um filme de “ficção”, pelo visto). De fato, esse é o tipo de filme que faz você ficar comparando a nossa realidade com a do filme enquanto te faz rir e chorar muito. É um dos melhores dessa lista.

7. 12 Homens e Uma Sentença

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é bmx1gR0RtiCxlcYX8jt_RIM2EpchAjOXtR5pBhkGXBWqflF50jrSpXakc1rSN4IEJcDthEiKrzGNhzYYWsdgnIs26CvtCYBnT2w_q-K6YJypm9SDAd5qPU0kOEABDNuurO8Nuitf

Tem uma galera que adora séries de advogados no estilo Suits e How To Get Away With a Murder, essas séries são sensacionais e nunca deixam de ensinar sobre o Direito. Sendo assim, eu deixo essa recomendação pra vocês terem uma ideia de como funciona uma das partes mais simbólicas nesse ambiente: o juri. Desta forma,, esses caras ficam trancados em uma sala discutindo se um garoto é culpado ou não de assassinar o pai e eles só saem de lá quando a decisão for unânime. Inclusive, eu queria que meu professor de filosofia tivesse passado esse filme quando falasse de hermenêutica. Vale a pena conferir demais, tu não para de pensar com eles por sequer um segundo. Por vezes, cada argumento, cada frase, a personalidade e caráter daqueles caras transparecendo nas falas, uma vez que era para decidir a vida de alguém… Enfim, espero que gostem desse clássico.

Voltaremos em breve com a continuação desta curadoria de filmes espetaculares para você conferir naquela noite de sábado com uma pipoquinha e um refrigerante bem gelado. Portanto, aguardem pela segunda parte da seleção. Até breve!

Related Post