O Fim É O Início | Por que a série Dark é tão boa?

O Fim É O Início | Por que a série Dark é tão boa?

Cena da abertura da 1ª temporada de Dark

“ A diferença entre passado, presente e futuro é somente uma persistente ilusão.

A nossa querida Netflix está prestes a trazer a terceira e última temporada de Dark, uma de suas obras originais mais assistidas e cultuadas atualmente. A série alemã é considerada por uma parte da crítica e pelo público como uma das melhores séries dos últimos tempos. Esta é o tipo de série que é facilmente lembrada pela sua qualidade e suas inovações. Portanto, como estamos prestes a saber o desfecho (se é que existem desfechos em Winden, não é mesmo?), que tal falarmos sobre alguns méritos desta história de mistério que amamos?

Certamente, Dark não é o tipo de série comum que você esbarra pelo catálogo da Netflix vez ou outra e passa um tempo assistindo. A série original possui o tipo de enredo que gradualmente vai instigando você com uma história que cresce no ritmo certo. Acima de tudo, o melhor nesta obra é que o roteiro não é apenas bem escrito. Ela consegue se complexar bastante em um emaranhado de eventos e, ainda assim, possuir uma explicação verossímil para convencer o que está se passando. Diferentemente de algumas obras realizadas anteriormente, Dark tem um cuidado enorme com sua história. A série da Netflix não dá “ponto sem nó” durante todo o seu decorrer, o que só nos incentiva ainda mais a assistir, criar teorias e gerar muitas expectativas pela próxima resolução.

Em Dark, é tudo uma questão de tempo

Além disso, Dark também consegue montar toda sua trama de forma bem criativa e inovadora. A série é muito elogiada pelo público por ter a capacidade de trazer a viagem no tempo, muito utilizada na ficção científica, e ainda assim reinventar nesse conceito. Diferentemente de obras que seus personagens bagunçam a linha do tempo como De Volta Para o Futuro, a forma que Dark enxerga o tempo é diferente. Na visão dos autores, os moradores de Winden precisam encarar as consequências de um tempo que é cíclico e determinista. Todos os fatos continuam exatamente da mesma forma e, quanto mais se tenta interferir, mais se reafirma o que já havia acontecido. Todas as peças do tabuleiro precisam estar no seu devido lugar, fazendo sempre os mesmos movimentos.

Entretanto, nada disso torna a história previsível ou repetitiva. Muito pelo contrário, cada capítulo feito tem toda uma novidade, um fato que acrescenta para o entendimento do todo, alguma informação relevante ou acontecimento surpreendente. E isso se dá pelo fato de que: nós não sabemos o que está para acontecer; os personagens não sabem muito dos fatos que ocorreram; os que sabem algo, normalmente se esforçam para manter as coisas seguindo seu curso ou não sabem o suficiente para conseguir mudar. Desta forma, a trama de Dark lentamente encaixa as peças de seu quebra-cabeça num plano tão grande e bem construído que qualquer um fica boquiaberto. Agora, pensa que tem algo acontecendo com várias pessoas de diferentes linhas do tempo e a série, ainda assim, consegue deixar tudo bem amarrado e compreendido para todos.

O mural dos roteiristas deveria ficar mais ou menos assim

As várias faces de Winden

Um outro ponto a se comentar é que existiu um cuidado enorme com a seleção dos atores para os papéis de cada personagem nos tempos diferentes. A preocupação em se escolher atores semelhantes para interpretar os mesmos personagens em Dark ajudou muito na compreensão da trama, além de entregar uma composição visualmente interessante. Logicamente, os atores escalados não apenas são parecidos uns com os outros como também muito bons em interpretar (na verdade, são ótimos!), o que ajuda muito na execução desse ótimo roteiro.

Por fim, só citamos parte das qualidades que a série possui, mas acreditamos ser o suficiente para despertar interesse em você. Estamos super ansiosos para a última temporada que será lançada dia 27/06, então não deixem de garantir sua maratona com uma pipoquinha. Fiquem conectados com o Kolmeia para mais informações sobre as suas séries e filmes favoritos da Netflix e de outras plataformas, inclusive sobre Dark!

More Stories
Telecine dedica programação da semana ao Dia do Livro
Telecine dedica programação da semana ao Dia do Livro