iRacing | Porsche eSports Carrera Cup Brasil - Etapa de Interlagos

iRacing | Porsche eSports Carrera Cup Brasil – Etapa de Interlagos

463 4

Na última quarta-feira (24/06) aconteceu a primeira etapa do Porsche eSports Carreira Cup Brasil. Dessa forma, a partir do simulador iRacing, a prova foi sediada no circuito virtual de Interlagos, pista bem conhecida entre os pilotos brasileiros. Porém, para entender essa história um pouco melhor, vamos dividi-la em duas partes que coincide com a primeira e segunda bateria dessa etapa. No entanto, essa divisão vai um pouco mais além das duas tomadas de 30 min a bordo do Porsche 911 GT3 Cup II .

Nesse artigo, a equipe Kolmeia dará uma prova de como o automobilismo virtual é um dos eSports mais emocionantes e até agora muito subestimado. Dessa forma, para provar o que estamos falando, nos inspiramos em um trecho do trailer de O Senhor dos Anéis O Retorno do Rei para desenvolver as duas partes a seguir, afinal como disse Gandalf:

O tabuleiro foi posto e as peças estão se movendo

Parte I – O Tabuleiro da Porsche eSports foi colocado na mesa

Geralmente nos episódios de séries ou animes que são divididos em duas partes, a primeira costuma ser algo mais estratégico onde todos os fatos são colocados na trama. Dessa forma, tudo aconteceu mais ou menos assim:

Já na largada o piloto Erick Goldner, vencedor da Corrida das Estrelas e piloto da Shell eSports, pulou para a segunda colocação ficando à 1″ do líder Jeff Giassi, atual campeão do campeonato e piloto oficial da Porsche eSports. Confira alguns trechos dos depoimentos dos pilotos.

Logo no início consegui acertar bem a largada e assumi a segunda posição (P2). Então, passei a acompanhar o Jeff. Embora tenha cometido dois erros nas voltas iniciais, na freada do S do Senna, aumentando a distância para quase 2 segundos. Ainda sim, consegui imprimir meu ritmo e diminui a diferença para perto dos 0,7 s. Isso também foi uma surpresa muito boa e inesperada, pois acompanhar o Jeff considerando toda a experiência e prática específica com esse carro, não era algo que já cogitávamos para a 1ª etapa.

Erick Goldner – Piloto Shell eSports
iRacing | Porsche eSports Carrera Cup Brasil - Etapa de Interlagos
Erick Goldner – Piloto Shell eSports – vencedor da Corrida das Estrela ( Divulgação/Arquivo Pessoal)

Então, a corrida foi muito boa, a primeira bateria, eu consegui fazer a Pole e assim já me garantiu um ponto no campeonato. Logo em seguida, eu fiz a melhor volta na corrida, com isso eu já comecei com dois pontos do campeonato, isso é importantíssimo numa competição tão disputada.

Jeff Giassi – Piloto Porsche eSports
iRacing | Porsche eSports Carrera Cup Brasil - Etapa de Interlagos
Jeff Giassi – Piloto Porsche eSports – Campeão da Porsche eSports Carrera eSports 2019 (Divulgação/Arquivo Pessoal)

Entre a calmaria e a tempestade

Dentre os dez primeiros, durante a primeira bateria, o clima foi um tanto pacífico, afinal para quem não sabe, esse grupo tem o grid invertido na segunda bateria, ou seja, quem chega em 10° larga em 1°. Sem contar que arriscar muito logo de cara pode causar um acidente, prejudicar não só a corrida, mas estragar o campeonato. Desse modo, garantir o máximo de pontos pareceu ser uma estratégia comum.

Já no restante do grid a história foi outra. Para quem se classificou abaixo da 10° colocação, além de batalhar por posições e pontos, o objetivo era chegar no mínimo em 10° e assim ter mais chances de vitória na segunda bateria, graças a inversão de Grid. Por conta disso, geralmente há mais disputas nesse pelotão. Um exemplo disso foi a disputa pela 15° posição que resultou em acidente envolvendo os pilotos Rafael Silva, Rafael Bervanger e Edson Coelho.

iRacing | Porsche eSports Carrera Cup Brasil - Etapa de Interlagos
(Divulgação/Transmissão IRB)

Confira um o depoimento do Luciano Falkowski, piloto da Bamaq Motorsport que presenciou o acidente em tempo real.

Eu basicamente atuei como Moisés, pois os mares se abriram na minha frente! Infelizmente houve muitos acidentes tanto no S do Senna, quanto na Curva de Sol. Eu consegui ganhar na primeira volta cerca de dezesseis, dezessete posições, eu nem sei número de posições, tá? Eu não tinha um ritmo muito bom, estava brigando com o carro, mas consegui me manter bem posicionado. Com isso, finalizei a primeira bateria na décima oitava colocação! Foi uma excelente evolução, considerando que larguei lá da junção, em trigésimo oitavo!

 Luciano Falkowski Bamaq Motorsport. 
iRacing | Porsche eSports Carrera Cup Brasil - Etapa de Interlagos
Luciano Falkowski – Piloto Bamaq Motorsport – Podcaster ( SimRacingNewsBR) – Apresentador do Boteco do Mundial ( Twitch – SimRacingNewsBR). ( Divulgação/Equipe de Marketing Bamaq Motorsports)

Assim, encerramos essa primeira parte com a vitória da primeira de Jeff Giassi, com Erick Goldner em segundo e Luiz Felipe Tavares em terceiro. Aliás, guarde bem esse último nome.

Parte II – As peças se movem no jogo do campeonato

Se na primeira bateria foi marcada pela estratégia, na segunda a ordem era ação.

Na segunda bateria, o Luiz Tavares colocou a faca entre os dentes, saindo da 8° posição e antes da primeira volta terminar já estava em 4° lugar. Já na segunda volta, passou para 3° posição e no momento que Eduardo Borgert, tentou ultrapassar o Neto Nascimento,Tavares subiu para segundo. Para se ter uma ideia, tudo isso aconteceu em menos de 10 minutos de prova. Como se não bastasse algumas voltas depois, Luiz já estava em primeiro lugar.

Ainda que Jeff Giassi tenha aproveitado toda essa confusão pela liderança, saindo de 10° para 4°, sua história foi um pouco diferente. A princípio Jeff disputou posição com Márcio Campos que sofreu um toque (não mostrado na transmissão) caindo para 8°. Logo em seguida, já estava em outra disputa, agora pela liderança contra Eduardo Borgert, Neto Nascimento e Luiz Tavares. Basicamente, a saga do Jeff Giassi durante a segunda bateria lembra muito uma fase do Gandalf, demonstrada nas duas cenas abaixo.

Por conta dessa disputa, Jeff recebeu um toque de Eduardo Borgert no trecho bico do Pato, caindo para 6°, e ainda no prejuízo, recebeu novamente um outro toque, agora por Erick Goldner . Porém dessa vez, o dano acabou ficando com Goldner que caiu para 24°.

Confira trecho dos comentários de Jeff Giassi e Erick Goldner

“… Já na segunda bateria, largando de décimo, consegui escalando pelotão, fui dando o meu melhor e quando eu tava em terceiro, o quarto colocado, infelizmente, me tirou daquela disputa. Eu ainda consegui recuperar, caí várias posições, mas consegui recuperar. Então, fui luta um piloto e esse piloto perdeu o controle do carro, acabou me acertando e me tirando da prova. Então, a segunda prova não foi nada do que a gente esperava, mas o resultado da primeira ter mais a tomada de tempo e mais a melhor volta na primeira, ótimos pontos que que acabou trazendo a gente pra terceiro colocado no campeonato, mesmo sem contar na segunda corrida…”

Jeff Giassi – Porsche eSports
As palavras de Jeff Giassi em forma de filme

…No início da 2° bateria, consegui largar bem novamente, mas dessa vez fiquei preso, já que os 2 carros da frente não largaram tão bem e fecharam a pista. Logo, tive que segurar e ir acompanhando o trenzinho de carros que se formou e tentar ir passado os veículos que se tocavam.

Mas infelizmente aconteceu um toque na freada do S do Senna que acabou me fazendo cair para a 24° posição, e assim tive que fazer uma corrida de recuperação. Mesmo com o carro danificado consegui ir recuperando, graças as batidas de outros carros e algumas ultrapassagens, terminei a prova na 16ª posição.

Erick Goldner – Shell eSports

Como ficou o campeonato

Diante de tudo o que aconteceu, a primeira etapa do campeonato terminou dessa forma:
Luiz Felipe Tavares é o atual líder do campeonato com 66 pontos, seguido por Rodrigo Baronio com 53 e em terceiro, Jeff Giassi com 52 pontos.

A próxima etapa será na Quarta feira ( 8/07), enquanto isso assista mais uma vez a etapa de Interlagos.

O Site Kolmeia espera ter convencido você o quão sensacional o Automobilismo Virtual pode ser, iremos continuar a cobertura do Porsche eSports Carrera Cup Brasil, conte nos comentários o que achou dessa matéria. Nos vemos na próxima e #KolanoKomeia

Fernando Campo Grande

Um Geólogo/Produtor de conteúdo nascido no Rio, apaixonado por filmes, series, videogame. Produtor de stories no instagram e curioso pra caramba. Me juntei com uma galera legal e fiz um site, tem dado certo até agora e creio que assim continuará

Related Post

There are 4 comments

  1. Pingback: Porsche eSports Sprint Challenge começa nesta quarta em Interlagos

  2. Pingback: A próxima etapa do Porsche eSports Carrera Cup será em Le Mans

  3. Pingback: iRacing | Porsche eSports Carrera Cup Brasil – Etapa de Le Mans

  4. Pingback: Beyond The Summit Brasil | Conheça o campeonato virtual de F1 2020

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *