Hacking.Rio

Hacking.Rio | Maior hackathon da América Latina reunirá líderes globais em edição online

Hacking.Rio Talks ocorre de 17 a 21 de agosto, com programação totalmente gratuita

Falta pouco! Um dos eventos de tecnologia e inovação mais aguardados do ano está prestes a começar em uma edição especial.

Em decorrência da pandemia do Covid-19, o Hacking.Rio anunciou o HR Talks, evento de palestras que reunirá 130 speakers de 15 países e 5 continentes, e que terá como tema principal o conceito “Humanicity”.

Hacking.Rio

Como será o HR Talks

O evento abordará assuntos como inovação, tecnologia, empreendedorismo, soluções geradas para combate aos efeitos da pandemia do covid-19 e o cenário atual da Nova Economia. O HR Talks ocorrerá de forma 100% online do dia 17 a 21 de agosto, das 14h às 21h.

De acordo com Lindalia Junqueira, CEO e fundadora do Hacking.Rio e da Íons Innovation, é preciso olhar também para o ser humano nesse processo de desenvolvimento tecnológico que vivemos.

Não adianta falar somente de Smart Cities e formar Smart People se não tivermos o olhar voltado para o humano, dos impactos sociais, ambientais, de saúde e das novas organizações de trabalho. Por isso, o tema principal do Hacking.Rio Talks é Humanicity.

Fórum Internacional de Tecnologia e Informação (FITI)

Antes de tudo, para discutir todos os temas o evento será dividido em duas partes.

A primeira, que ocorrerá todos os dias das 14 às 16 horas, é o Fórum Internacional de Tecnologia e Informação (FITI), que reunirá os speakers internacionais.

Entre eles a cientista da NASA, Dalia Kirschbaum, o Cônsul Americano Kevin Brosnahan, o maior futurista do mundo Gerd Leonhard, entre outros.

Rio Summit

A Rio Summit, segunda parte do evento, ocorrerá das 16 às 21 horas e contará com palestrantes brasileiros como Fernanda Estrella, Diretora de Marketing do Rock in Rio, Pedro Brito, Presidente de Furnas, o ex-sócio de Donald Trump e fundador da School of Life Ricardo Bellino.

Da mesma forma, durante o evento, também acontecerão várias ativações nos intervalo painéis com sorteios de cursos e livros.

Além disso, uma viagem para o Web Summit, que acontecerá em dezembro em Portugal, também será sorteada.

Quarta das mulheres

A programação de quarta-feira, 19 de agosto é reservada apenas para speakers mulheres.

“No Brasil, apenas 25% dos cargos de TI são ocupados por mulheres, queremos incentivá-las cada vez mais a aprender a programar. No Hacking.Rio 2020 pretendemos criar um cluster exclusivo para elas criarem soluções de mulher para mulher e, assim, gerar visibilidade à esses talentos”, afirma Lindalia.

O dia iniciará com a palestra da  Dalia Kirschbaum da NASA que terá dois painéis no evento e neste contará um pouco da sua trajetória profissional a fim de inspirar outras mulheres.

Hacking.Rio
Dalia Kirschbaum será uma das palestrantes no HR Talks. (Foto: Reprodução)

Nomes como Priscila Siqueira, CEO da Gympass no Brasil, Suzana Pires, fundadora do instituto Dona de Si, a economista Solange Srour, Ayumi Moore Aoki, fundadora do Women in Tech e diversas outras mulheres inspiradoras como Karina Tronkos, estudante brasileira que venceu 4 vezes concurso global da Apple, compõem o evento.

Nesse sentido, o dia terá um painel só de mulheres negras, como:

  • Ana Caroline da Hora, Data Scientist;
  • Vânia Neves, CIO da GSK;
  • Cris dos Prazeres, cofundadora do Vai na Web, que oferece aulas gratuitas de programação para jovens pobres do Complexo do Alemão e do Morro dos Prazeres.

Hacking.Rio 2020

O maior hackathon da América Latina acontecerá de forma online este ano do dia 9 a 11 de outubro com mais de 20 clusters, como: saúde, educação, empregabilidade, assistência social e logística.

Em outras palavras, serão 42 horas de evento em que os participantes terão acesso a mentorias e conteúdos educacionais exclusivos para aperfeiçoar as iniciativas até a entrega de um Mínimo Produto Viável (MVP).

Os vencedores receberão premiações em dinheiro e terão a oportunidade de suas iniciativas aceleradas após o evento.

A edição 2020 terá diversos hackathons inéditos, como o da Longevidade que receberá inscrições apenas de participantes acima de 40 anos que nunca participaram de um evento semelhante.

Terão a primeira edição este ano:

  • O Cervathon, voltado para produtores de cerveja;
  • O Carnaval 4.0;
  • O Cannabis Tech, cluster voltado para o desenvolvimento de tecnologias da área de saúde e produção agrícola;
  • O Hackathon de Masters, para hackers experientes que já participaram e venceram maratonas de programação.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: https://hackingrio.com/

Sobre o Hacking.Rio 

O Hacking.Rio é o maior Hackathon da América Latina e festival de cultura digital, onde reúne especialistas em negócios para pensar, debater e gerar soluções de alto impacto para problemas reais enfrentados pela sociedade.

São pelo menos 15 clusters setoriais, áreas como educação, mobilidade, saúde, turismo, energia, economia criativa, sustentabilidade entre outros.

Em outras palavras, mais de mil desenvolvedores, programadores, designers, especialistas em marketing digital e empreendedores se inscrevem anualmente para participar de 42 horas de maratona e desenvolvimento de novas tecnologias. 

A segunda edição em 2019 do evento teve mais de 3500 participantes entre hackers, bizdevs, mentores, palestrantes, pesquisadores, expositores, voluntários, apoiadores, comunidades de tecnologias.

Além disso, foram mais de mil inscrições para participar dos Hackathons. Então, #KolanoKolmeia e fique por dentro do mundo da tecnologia.

More Stories
Hogwarts Legacy | Novo jogo de Harry Potter é adiado