Novos Mutantes | Depois de todo esse tempo, será que vale a pena?

Novos Mutantes | Depois de todo esse tempo, será que vale à pena?

Após anos aguardando Novos Mutantes, último filme da franquia X-Men produzida pela Fox, finalmente tivemos a chance de assistir o longa.

O filme teve um caminho infeliz até seu lançamento, pois esteve programado para estrear em 2018, porém por conta de regravações e a compra da Fox pela Disney, foi adiado diversas vezes. Quando tudo estava certo para seu lançamento, veio a pandemia e mais uma vez sua estreia foi atrasada.

Por conta de todos os atrasos e a situação em que o mundo está, a pergunta que rondava na cabeça de todos era: Será que esse filme não poderia estrear direto no serviço de streaming da Disney?  Essa pergunta eu já te respondo.

Enredo de Novos Mutantes

O filme se inicia com um ataque a uma tribo Cheyenne, onde vemos a personagem Daniele Moonstar(Blu Hunt) fugindo. Ela acaba desmaiando, e quando acorda se encontra em uma instalação médica, descobrindo também que era a única sobrevivente do misterioso ataque.

Ela conhece a Dra. Cecília Reyes(Alice Braga) que explica que aquela instalação é parte de um experimento para ajudar mutantes mais perigosos a controlar seus poderes. Durante as sessões ela conhece os jovens llyana Rasputin/Magia (Anya Taylor-Joy), Roberto da Costa/Mancha Solar (Henry Zaga), Rahne Sinclair/Lupina (Maisie Williams) e Sam Guthrie/Míssil (Charlie Heaton).

Com a chegada de Dani, visões e traumas do passado começam a surgir na realidade, sendo assim eles precisam superar as diferenças para encarar seus medos e vencer não somente o confinamento, como a ameaça do Urso Místico.

Mas o filme é bom?

Quando o primeiro trailer de os Novos Mutantes foi divulgado o hype em cima do filme foi grande, afinal um filme de terror baseado em quadrinhos de super herói é algo que chama atenção. Até porque a ideia de que o gênero dos heróis no cinema cansaria já vem acontecendo na mídia há um bom tempo. Portanto, adaptar esses quadrinhos para o cinema colocando outras visões seria algo inovador. De certa forma, seria como um gênero dentro de outro gênero.    

Na teoria, o conceito seria incrível, na pratica é outra história. Novos Mutantes sofre, infelizmente, por não saber para onde quer levar o filme. Eles tentam criar um clima de mistério sobre o que pode estar causando as visões dos personagens, mas isso é deixado de cara logo no inicio da trama.

O clima de terror que passa no trailer lamentavelmente no filme não convence. Além disso, as tentativas de jump scare acabam sendo frustrantes. Ainda mais que esse conceito é esquecido do nada. Por causa disso, em um momento é um filme de suspense/terror, um segundo depois se torna um filme de ação de super heróis. Eles não conseguem fundir os dois de uma maneira coesa, acaba se tornando realmente dois gêneros em um único filme. E pior: destoando um do outro.

Após diversos adiamentos, finalmente tivemos a chance de assistir Novos Mutantes o último filme da franquia X-Men produzida pela Fox, confira o que achamos!

Como os personagens estão presos em uma instalação, durante a maior parte do filme, o tédio que eles sentem é transportado para os expectadores. O ritmo do filme acaba se tornando muito lento e não leva os personagens a local nenhum. Não vemos um amadurecimento. No final eles apenas soltam o que estava sendo aprisionado.

Considerações Finais sobre os Novos Mutantes

O que agrada no filme é a relação dos personagens, que é muito bem construída. O relacionamento de Rahne e Dani é o foco e coração do filme, mas podemos ver cenas bem legais da rápida amizade entre Sam e Roberto.

Enquanto as cenas de ação, bem, todas envolvendo Ilyanna são muito bem feitas. Seus poderes foram bem utilizados e este é o ponto alto do filme. Se alguém assim como eu estava ansioso para poder ver a mutante em ação, vai sair satisfeito com a adaptação dela. Porém somente nas cenas de ação, já que a tentativa de fazer a personagem ter diálogos racistas e um sotaque forçado a tornam mais irritante.

Já os outros, todos tem seus momentos na ação, mas nada impressionante. E sendo sincero, assistir um dos maiores personagens brasileiros de quadrinhos se escondendo no meio da batalha, e quando entra em ação… bem vou deixar vocês assistirem o filme. Contudo preciso dizer, que para mim, foi frustrante.

Após diversos adiamentos, finalmente tivemos a chance de assistir Novos Mutantes o último filme da franquia X-Men produzida pela Fox, confira o que achamos!

Conclusão

A necessidade de lançar o filme da Fox no cinema é inexplicável. Afinal, claramente seria mais confortável de assistir em casa. O diretor Josh Boone mais de uma vez declarou que esse era um filme para ser visto nos cinemas, porém mesmo com o final megalomaníaco a maior parte do filme é intimista. sim era muito mais fácil ter sido lançado em streaming e talvez a audiência tivesse sido bem maior.

Novos Mutantes peca por não saber para onde vai e acaba não se encontrando em nenhum gênero. O que poderia ter sido uma inovação para o gênero de herói, foi, sinceramente, bem frustrante. Não é tudo do filme que desagrada, afinal o filme consegue ser bem melhor que o péssimo Fênix Negra. Mas, ainda assim, é um final triste para uma história que foi fundamental para os filmes de heróis. 

Veja também: Stranger Things – Teorias mais lógicas da quarta temporada

More Stories
Street Fighter 2 | Capcom quase deu a luz a Street Fighter '89
Street Fighter 2 | Capcom quase deu a luz a Street Fighter ’89