Bienal do Livro | Feira em SP tem edição virtual

A primeira edição online da Bienal do Livro trás novidades com grandes nomes do mundo literário

Num ano muito incomum, eventos onlines se tornaram bastante comuns. Em 2020 era para acontecer a 26º Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Mas, em junho, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Reed Exhibitions, cancelaram o evento, adiando para 2022.

O maior evento literário da América Latina versão online

Com a notícia do cancelamento, os fãs de livros ficaram tristes. Porém, em setembro foi divulgado a notícia da primeira edição online, marcada para acontecer de 7 a 13 de dezembro. “Conectando Pessoas e Livros” é o “tema” da edição.

A ideia de fazer 100% online, tornou o evento mais democrático. Desta vez, não só quem vive em São Paulo terá a chance de participar. Pessoas de outros Estados, e até de outros países, poderão assistir a Bienal do Livro.

“Pela primeira vez, pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo poderão participar dessa grande festa, conhecendo as novidades, fazendo bons negócios e aproveitando as palestras que jamais estariam disponíveis de outra forma”, destacou Vitor Tavares, presidente da CBL.

Bienal do Livro
Divulgação: Bienal do Livro.

As pessoas podem acompanhar toda a programação através da plataforma da Bienal do Livro. Nela, há várias opções de entretenimento assim como ocorre na presencial. Assim, o internauta encontra três salas onde acontecem as palestras e bate-papos.

Primeiramente tem a sala “Arena Virtual”, onde estão os principais painéis. Em seguida, o “Salão de Ideias”, trazendo bate-papos e seguida da sala “Papo de Mercado”, voltada para o mundo editorial.

Além disso, há uma sala infantil, “Conexão Turma da Mônica”, onde tem contação de histórias e outras atividades ao vivo. Dessa forma, as crianças de todas as idades podem participar.

Bienal do Livro
Divulgação: Bienal do Livro.

Conexão, interação e representatividade

Não é de hoje que a bienal do livro é sinônimo de representatividade. Na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2019, uma revista em quadrinho foi censurada pelo prefeito, Marcelo Crivella.

Bienal do Livro 2019
Divulgação: Google Imagens.
“Vingadores, a cruzada das crianças” (Salvat)

Foi determinado que recolhessem a HQ que tem a imagem de um beijo entre dois personagens masculinos. Dessa forma, a própria Bienal se pronunciou dizendo que não iria retirar livros. Ao mesmo tempo que disse dar “voz a todos os públicos”. Em seguida, vários escritores e artistas se pronunciaram e assinaram um protesto. 

“Foi bem assustador. Estávamos eu, o Laurentino e o Pedro Bandeira, e a gente falou: ‘A gente precisa fazer alguma coisa’. Nós, autores, não podemos nos calar agora”, disse Thalita Rebouças, presença marcada em várias edições, numa matéria para o portal G1 .

Assim, esta edição online não deixa de lado a representatividade. Uma das mediadoras do evento será Lady Agatha, Drag Queen booktuber e performista. A palestra será sobre os 100 anos da publicação do primeiro livro da Agatha Christie, na Arena Virtual, no dia 09 de dezembro, terceiro dia de “feira”.

Da mesma forma, o evento conta com tradução simultânea em Libras. No espaço dedicado a Turma da Mônica, há também audiodescrição. Assim, permite o acesso de todos ao evento.

Os visitantes também participam através de bate-papos, podendo fazer perguntas aos convidados. Tem também as editoras e lojas para comprar livros e quadrinhos no espaço “Expositores” e a “Travessa Literária” com escritores e editoras independentes. Ainda é possível também solicitar um certificado online de participação que será recebido no final do evento. Lembrando que todo o evento é gratuito.

Como participar da 1ª Bienal Virtual do Livro.

Para participar (e matar um pouco da saudade da Bienal do Livro enquanto espera 2022) basta acessar o portal da 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo e navegar pelas salas. Não é preciso se inscrever.

Bienal do Livro
Divulgação: Google Imagens.

Por último, é possível conferir toda a programação do evento, que ocorre entre os dias 7 a 13 de dezembro. Grandes nomes estarão presentes: Mauricio de Sousa, Thalita Rebouças, Raphael Montes. É importante também acompanhar o Instagram da Bienal do Livro para se manter por dentro.

E para saber quais livros são bons e fazer uma lista de compras na Bienal do Livro, acesse nossas resenhas literárias na aba Leitura do Kolmeia.

Bom evento para todos,

Karine F. Brito.

More Stories
Como o TikTok está impactando a indústria de esportes eletrônicos?
Como o TikTok está impactando a indústria de esportes eletrônicos?