BTS Pro Sim Series Estreia na Beyond the Summit Brasil
BTS Pro Sim Series Estreia na Beyond the Summit Brasil na categoria Gran Turismo Sport

BTS Pro Sim Series estréia na categoria Gran Turismo Sport

A Beyond the Summit Brasil realiza a estreia da categoria Gran Turismo Sport

A BTS Pro Sim Series estreia na categoria Gran Turismo. O campeonato é o novo evento da Beyond the Summit Brasil voltado para times profissionais. Além disso, o campeonato conta com quatro categorias: Formula 1 (PC Steam), Forza MotorSports (Xbox), Formula 1 (Playstation) e Gran Turismo Sport (Playstation). Cada uma das categorias terá 10 etapas entre os meses de Janeiro e Outubro.

O início de uma nova temporada e grandes novidades

Mesmo antes da primeira sessão havia muita expectativa pelo começo da BTS Pro Sim Series. Este marca uma mudança de patamar para a Beyond the Summit Brasil. Adriano Carrazza e Everson Lomar (Kings of Asphalt) e Roberto Sternberg (Voxtex) realizaram sua estreia nesse final de semana. Em acréscimo, equipes conhecidas de outras plataformas realizavam sua estreia na plataforma. Caso da Costa Racing e Raxa eSports, conhecidas na Formula 1 e Forza Motorsports respectivamente. Tal marco também se dá para o simracing nacional. O fato se dá pois as equipes tem obrigações profissionais como CNPJ e participação na divulgação do certame.

Três dias e disputas acirradas pela ponta na BTS Pro Sim Series

Nos treinos, Sternberg, Lomar e Cazzarra mostravam-se fortes candidatos para a pole na etapa de estreia: o Autódromo de Interlagos onde o Porsche 911 RSR seria disponível para todos os pilotos. Gustavo Corrêa (Vortex) os acompanhava de perto junto com um jovem estreante: Angel Emanuel que, depois de deixar a UDI, realizou sua estreia pela equipe Raxa eSports. Para a definição do grid de largada, a sessão de classificação seguiu os moldes da Fórmula 1, ou seja, dividida em três sessões. Em cada uma dessas sessões os pilotos mais rápidos passam para a próxima. 

Na sessão decisiva, os pilotos estavam trocando vácuo entre si quando em algum momento Corrêa danifica seu carro e se separa de Roberto Sternberg, seu companheiro de equipe. Aproveitando o fato, Adriano Carrazza e Everson Lomar garantiram os dois primeiros lugares. Em acréscimo, Angel aproveita a quebra de vácuo dos dois pilotos da Vortex e rouba o terceiro lugar de Sternberg. Desse modo a equipe estreante na plataforma consegue um lugar entre os três mais rápidos.

Treino é treino, jogo é jogo – A Vortex mostra sua força logo na largada

Para o início da prova, a regra escolhida foi largada parada com queima. Nessa modalidade, tracionar seu carro é fundamental, foi o que Sternberg e Corrêa fizeram: logo na saída do S do Senna, assumiram a terceira e quarta posições. Nas primeiras voltas, os três primeiros colocados seguiram em fila sem se atacar evitando perda de tempo. Fato que não aconteceu entre Angel e Corrêa, ambos travaram uma disputa pelo quarto posto. A disputa ocorreu até o piloto da Raxa optar por trocar a ordem de suas paradas nos boxes, o que fez com que este andasse em algumas voltas na primeira posição.

BTS Pro Sim Series - Carrazza, Lomar e Sternberg dominam amplamente a prova.
BTS Pro Sim Series – Carrazza, Lomar e Sternberg dominam amplamente a prova.

A calmaria entre os três pilotos da frente foi quebrada no final do primeiro stint. Uma intensa batalha entre Everson Lomar e Roberto Sternberg deram um brilho para a luta pela vitória. A disputa teve direito a ambos andarem lado a lado em boa parte do miolo onde Sternberg levou a vantagem. Lomar dá o troco na curva do lago e rechaçando as ações do piloto da Vortex por enquanto, este opta por começar a poupar combustível. Enquanto isso, Adriano Carrazza começava a controlar o ritmo da corrida, a partir da metade da prova não era mais ameaçado e caminhava para a vitória.

Uma prova disputada até o final por todos os lados – Mas Carrazza domina na sua estréia na BTS Pro Sim Series

No pelotão intermediário, destaque para a disputa entre San Oliveira e Leu Mautes pela oitava posição. Enquanto no quarto lugar, Angel e Corrêa disputavam a quarta posição. O piloto da Vortex levou a melhor numa manobra no S do Senna assumindo de vez o quarto lugar. Mais a frente, Sternberg poupa combustível e supera Everson Lomar na última parada nos boxes. Quanto a vitória, esta seguiu incontestável para Adriano Carrazza que cruzou a linha de chegada com 10 segundos de vantagem para o P2. Sternberg ficou em segundo e Everson Lomar completou o pódio.

Os pilotos do Gran Turismo Sport voltam no próximo mês em Barcelona. Para a próxima etapa, o carro escolhido será o Peugeot RCZ. Quanto a BTS Pro Sim Series, na próxima semana vai receber os pilotos da Fórmula 1 para Playstation.

More Stories
CCXP Worlds | Paramount marca presença no evento