CUJO | Clássico de King é muito mais do que uma história de terror

CUJO | Clássico de Stephen King é muito mais do que uma história de terror

Depois de ler “Cujo” duvido suas estruturas ficarem de pé.

Quem nunca ouviu falar da famosa história do São Bernardo que pega raiva, não é mesmo? “Cujo” era o nome desse cachorro e é também uma das obras de maior sucesso de King. É aquele livro que você precisa ler pra saber. Apesar disso, tentarei falar o máximo possível sobre ele, claro, sem spoiler! 😉

Quem é Cujo e enredo principal

O livro gira em torno de duas histórias principais, sobre duas famílias que moram na famosa Castle Rock. Uma é a família Tranton, composta por Vic, Donna e Tad; a outra, formada por Joe Camber, Charity e Brett – donos de Cujo. Obviamente as histórias se entrelaçam, mas de uma forma que você nunca imaginaria.

Cujo é um cão enorme porém super amoroso, incapaz de fazer qualquer mal. Certo dia ele é mordido por um morcego e pega raiva. É aí que tudo muda… King, de forma genial, descreve muitas cenas do ponto de vista do cachorro, que não entende o que está acontecendo.

Tudo isso proporciona um processo de imersão absurdo, mas também parte o coração e você não sabe de que lado fica às vezes.

CUJO | Clássico de King é muito mais do que uma história de terror
(Distribuição: Clã dos Livros)

Tramas familiares e peculiaridades da história

Ambas as famílias enfrentam suas dificuldades. Há traição, violência doméstica e abusos envolvidos. Apesar de serem temas fortes, são extremamente necessários, nos fazem refletir muito.

Até certa parte do livro alguns trechos se arrastam, mas de repente pega um ritmo alucinante e é simplesmente impossível largar o livro nas últimas cem páginas! Me peguei sem ar e enfrentando uma tensão deliciosa até acabar de ler.

Outra peculiaridade é que o livro não tem capítulos! Isso mesmo, é diretão. Mas isso não deixa a história de forma alguma massante ou confusa, pode confiar. A história envolve terror mas também muito drama, e acabou comigo de um jeito totalmente inesperado. Tive uma experiência muito diferente lendo Cujo! Por isso, recomendo demais!

CUJO | Clássico de King é muito mais do que uma história de terror
(Pinterest)

Cujo foi adaptado para o cinema!

O filme estreou em 14 de agosto de 1983 e foi sucesso de bilheteria. Inclusive, foi nomeado ao Prêmio Saturno como melhor filme de terror, em 1984.

O elenco principal era composto por Dee Wallace Stone (Donna), Danny Pintauro (Tad), Daniel Kelly (Vic), Christopher Stone (Steve Kemp), Ed Lauter (Joe Camber), Kaiulani Lee (Charity) e Billy Jayne (Brett). A direção foi de Lewis Teague, a produção foi feita por Robert Singer e, por fim, o roteiro ficou por conta de Lauren Currier.

CUJO | Clássico de King é muito mais do que uma história de terror
(Distribuição: Papo de Cinema)

Algumas curiosidades sobre o livro

Quanto ao livro, King contou em uma entrevista que tirou a inspiração para a história com base em uma experiência pessoal. Ele contou que precisou ir a uma casa antiga de fazenda para consertar sua moto e, chegando lá, a moto não funcionou mais. Após, de dentro da oficina saiu um enorme São Bernardo, que começou a rosnar para ele com um barulho que vinha do fundo da garganta.

O autor conta que sentiu medo, pois se precisasse correr não teria para onde ir e certamente não conseguiria ganhar do cachorro na corrida. Então ele começou a pensar no terror que seria de repente ficar preso lá, com o cachorro à espreita…

Quando questionado pelo repórter sobre ter planejado se o livro teria um só capítulo mesmo, desde o início, a resposta do mestre do terror foi:

Não, Cujo era um livro normal em capítulos quando foi concebido. Mas eu me lembro de pensar que queria que o livro atingisse o leitor como se fosse um tijolo jogado pela janela.

Eu diria mais: que o tijolo parece que atinge o leitor na cabeça!

CUJO | Clássico de King é muito mais do que uma história de terror
(Stephen King | Distribuição: TAG livros)

E vocês, gostam do King? Qual seu livro preferido do autor? Conta pra gente aqui nos comentários e não deixe de nos acompanhar nas redes sociais! Até breve 😉

Veja também: 7 Histórias que podem se tornar enredo da série de Harry Potter

More Stories
KINDLE | Contos no Kindle com histórias para se divertir
KINDLE | Contos no Kindle com histórias para se divertir