FOLCLORE | Conheça algumas obras da literatura nacional

FOLCLORE | Conheça algumas obras da literatura nacional

Conheça dois livros nacionais sobre o folclore presentes na Amazon

Nem só de Monteiro Lobato vive o folclore. Há diversos escritores que abordam o tema. E de forma até mais “pesada”. Assim, vamos conhecer dois livros nacionais disponíveis na Amazon. É o folclore na literatura nacional.

Desde que lançou “Cidade Invisível” na Netflix, folclore entrou em alta. A série aborda o folclore de forma mais sombria. Se Monteiro Lobato atenuou a figura da Cuca, por exemplo, “Cidade Invisível” não polpa o público. Mas o que as pessoas não sabem é que a série não foi a primeira a mudar a visão do público quanto ao folclore.

Folclore, Literatura e Estudos

O folclore é objeto de estudo de muitos estudiosos. Afinal, é a história de um povo, de uma sociedade. Nada mais justo do que estudá-la. A primeira vez que o termo surgiu foi na revista na revista The Athenaeum, 1846, num artigo do arqueólogo inglês William John Thoms.

No Brasil o que não falta são núcleos de estudos nas universidades. Eles ajudam a entender sobre as lendas e crenças que se popularizaram com Monteiro Lobato.

Uma pesquisada rápida na plataforma Scielo mostra a quantidade de estudos sobre o folclore nacional. Usando o verbete “folclore brasileiro” foram achados 15 artigos. Isto somente na plataforma de pesquisa acadêmica mencionada. É bastante pesquisa sobre o folclore e a literatura nacional.

FOLCLORE | Conheça algumas obras da literatura nacional
Divulgação: Unicamp Cartaz de um congresso sobre folclore promovido pela Unicamp em 2002.

Folclore em livros na Amazon

Conforme dito anteriormente, muitos escritores nacionais se arriscam no tema “folclore”. Seus contos e histórias são inspirados tanto no folclore nacional quanto no internacional. Este é o caso do livro “SEGADOR – Volume 1” da DRAK.

FOLCLORE | Conheça algumas obras da literatura nacional
Divulgação: DRAK

A obra nacional apresenta Theo, um ser mítico que possui um passado difícil e misterioso. Tentando se adaptar a sua nova vida, ele se depara com a violência e as injustiças de uma metrópole. A partir disso, o Ser resolve fazer justiça com as próprias mãos.

O grande mistério é sua aparência. Cada pessoa o vê de uma forma. Esta parte me lembro muito de Harry Potter. O bicho-papão de J. K. Rowling também assume a aparência do que a pessoa tem mais medo. Seria Theo um (ou uma) bicho-papão?

Outra obra literária inspirada no folclore é “O Medo do Brasileiro” de Vanessa Amaral. O livro trás 12 contos sobre o folclore.

FOLCLORE | Conheça algumas obras da literatura nacional
Divulgação: Amazon

Uma jovem é atormentada por espíritos na grande São Paulo. Uma família de gaúchos que foi morar em uma casa próximo uma lagoa amaldiçoada. Jailtom foi trabalhar no coração do Brasil, caçando filhotes de animais selvagens, é atormentado por espírito que protege as floresta. Passando por diferentes estados brasileiros e apresentando seres desconhecidos e conhecidos do nosso imaginário popular.

Sinopse disponível na Amazon .

O folclore nacional e as autoras

O que fica claro nas duas obras é como as autoras se aprofundaram. Todos entendem a importância de Monteiro Lobato. O autor divulgou o nosso folclore através da literatura nacional. Porém, é nítido o quanto as pessoas acham que o folclore brasileiro é infantilizado e “bobo”. Eis a surpresa delas ao verem obras como “Cidade Invisível”, “Segador” e “O Medo do Brasileiro”.

As duas autoras realmente mostram os seres míticos de forma madura, causando medo no leitor. Ao ler os textos, o leitor sente o mistério e o ar de medo. E ainda colocam os personagens dentro de um contexto atual.

Não é à toa que Vanessa Amaral, autora de ficção folclórica, ganhou um prêmio. Foi o Prêmio Internacional Mulheres das Letras com o conto “A Ilha” (meu favorito do livro). A autora diz que escreve “sobre o povo brasileiro vivendo sua vida junto com os seres fantásticos do nosso folclore nacional.”

FOLCLORE | Conheça algumas obras da literatura nacional
Divulgação: Twitter Vanessa Amaral

A escritora DRAK também estudou a fundo o folclore nacional. As inspirações para a criação de “Segador” foram as histórias de vampiros. DRAK queria nosso folclore, mas com a “intensidade e sensualidade de histórias estrangeiras de vampiros e lobisomens”.

FOLCLORE | Conheça algumas obras da literatura nacional
Divulgação: Instagram @darkgirlkenia

Assim, fica claro a importância dessas autoras na divulgação do folclore através da literatura nacional. Os dois livros estão disponíveis na Amazon por preços estão incríveis.

E quem for assinante do Kindle Unlimited pode ler os dois livros de graça.

Veja também: Lendas do folclore brasileiro aparecem em Cidade Invisível

More Stories
Mortal Kombat 11 Aftermath | Warner Games divulga trailer oficial do jogo
Mortal Kombat 11 Aftermath | Warner Games divulga trailer oficial do jogo