Gran Turismo Sport | ApexGt eSports quinta etapa da Divisão Pro 1

Gran Turismo Sport | ApexGt eSports quinta etapa da Divisão Pro 1

31 0

A ApexGt eSports dá sequencia ao seu campenato de Gran Turismo Sport em semana de novidades

Na semana que a ApexGt eSports anuncia parceria com a Motul Brasil, seu campeonato de Gran Turismo Sport desembarca em Spa-Francorchamps. A pista é uma lenda e foi uma das mais pedidas pelos fãs da franquia. Além disso, uma trinca um pouco usual foi escolhida: prova com sessão de classificação e carros do Grupo 2 que correm na Super GT. Apesar de nunca terem corrido no mundo real no terreno, o Nissan GT-R, Honda NSX-Concept e Lexus RC-F 2016 dividem as regras do antigo campeonato de turismo alemão (DTM). Este apesar de ser um campeonato alemão, disputa provas no lendário traçado belga.

Fator Kemmel – a ajudinha para ganhar uns km/h a mais e o risco de se tornar um problema

Gran Turismo Sport | ApexGt eSports quinta etapa da Divisão Pro 1
Rafael Fonteles foi um dos que optaram por não utilizar vácuo na reta Kemmel

Os carros de Super GT tem tanta aerodinâmica que se comportam quase como carros de formula. Desse modo, a dificuldade de andar próximo também ocorre. Existe um trecho extremamente seletivo no segundo setor da pista que tende a separar os carros. Por conta disso, muitos pilotos optaram por não trocarem vácuo durante a sessão de classificação. Caso do líder do campeonato Rafael Fonteles (Scorpion), Roberto “Amarok” Sternberg (Vortex) e de Angel “Loyrot” Inostroza (YasHeat). Por outro lado, Adriano “Didico” Carrazza (Kings of Asphalt) e João “Sof” Pessoal (Sem equipe) conseguiram ter sucesso nesta estratégia e garantiram os dois primeiros lugares.

Em todas as etapas da ApexGT, sem exceção, a largada se dá em movimento. Apesar de ser uma das pistas mais requisitadas pela comunidade do Gran Turismo, Spa-Francorchamps tem um problema. Como a largada em movimento é muito espaçada, alguns carros começam a corrida no meio da curva. Em acréscimo, a recente atualização aumentou muito o tempo de parada nos boxes para todas as pistas fazendo com que o tempo seja muito maior. Aumentando ainda a importância de se poupar equipamento. Aproveitando esse espaço, Adriano Carrazza dispara na frente, abrindo quatro segundos de vantagem para o segundo colocado.

Gran Turismo Sport | ApexGt eSports quinta etapa da Divisão Pro 1
Adriano “Didico” Carrazza dispara na frente na primeira fase da prova.

The Demon Inostroza – O overcut que mantem a disputa pelo título ainda viva

Com um tempo de boxes tão alto, os ases ficaram limitados a seguir a estratégia de realizar apenas uma parada. Além disso, apesar da baixa expectativa, a luta pelo pódio foi intensa entre Inostroza, Fonteles e Pessoa enquanto Didico seguia liderando. Entretanto, tal tranquilidade durou até a metade da corrida. Depois da parada nos boxes, Angel Inostroza impôs um ritmo fortíssimo e chegou no piloto da KoA. Uma releitura de disputas pregressas no Gran Turismo Sport, tanto na ApexGT quanto na FIA. Em um movimento preciso na ultima chicane, Loyrot assumiu a ponta na abertura da ultima volta para não perder mais. Com uma volta a mais de pneus, Carrazza não teve condições de contra golpear.

Gran Turismo Sport | ApexGt eSports quinta etapa da Divisão Pro 1
“Pega” na abertura da última volta entre Inostroza e Carrazza reedita inúmeras disputas anteriores
PosiçãoPilotoEquipeCarro
1Angel InostrozaYasHeatMotul Autech GT-R ’16
2Adriano CarrazzaKoAMotul Autech GT-R ’16
3Rafael FontelesScorpionMotul Autech GT-R ’16
4João PessoaSem equipeMotul Autech GT-R ’16
5Roberto SternbergVortexMotul Autech GT-R ’16
6Douglas SoaresScorpionMotul Autech GT-R ’16
7Arthur NunesPilotechMotul Autech GT-R ’16
8Ruben CardenasSVVMotul Autech GT-R ’16
9Rafael MariotVortexMotul Autech GT-R ’16
10Everson LomarKoAMotul Autech GT-R ’16
11Rodrigo LorenzoKoAMotul Autech GT-R ’16
12Marcos LimaUpshiftMotul Autech GT-R ’16

A ApexGT chega a sua parte final

Com os dois primeiros lugares, Angel Inostroza e Adriano Carrazza se mantém vivos na disputa. Entretanto, com o terceiro lugar, Rafael Fonteles mantem vantagem de 27 pontos sobre o vice-líder. Este cenário faz com que o piloto da Scorpion chegue com condições de ser campeão na próxima etapa da ApexGT que vai acontecer na Catalunya. O carro da vez será o Mazda Atenza Gr.3 para todos pilotos e com grid Invertido.

Glaucio Souza

Part simracer, part writer, all Nerd

Related Post

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *