PERIFACON COMEMORA 2 ANOS DE ENTRETENIMENTO NERD PARA A QUEBRADA

Produtora lança “PerifaCon, Brotando nas Redes: É papo de futuro!”, reforçando a missão de democratizar o entretenimento nerd e criar novas pontes entre artistas periféricos e grandes marcas

A PerifaCon, produtora cultural de entretenimento nerd, geek e pop, estreia na próxima sexta-feira, 26 de março, uma programação inédita e 100% digital chamada PerifaCon, Brotando nas Redes: É papo de futuro que reunirá painéis temáticos, ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores e um concurso de cosplay dedicado à comunidade negra. Confira a programação completa do festival aqui .

“Estamos comemorando dois anos de existência e queremos continuar oferecendo conteúdos inéditos de forma democrática, tendo como ponto de partida o olhar da periferia mesmo neste cenário atípico que estamos vivendo”, diz Gabrielly Oliveira, uma das criadoras da PerifaCon.

Desde que levou mais de sete mil pessoas à primeira edição do evento PerifaCon, em março de 2019, na Fábrica de Cultura no Capão Redondo, zona sul paulistana, a produtora, conhecida como a “primeira comic con das favelas”, vem promovendo o cenário geek na periferia, derrubando muros e criando pontes entre grandes marcas e artistas periféricos.

Em 2020, num cenário de pandemia mundial desafiador para os mega eventos, a produtora reforçou suas ações de branded content e se posicionou como um elo de ligação das grandes marcas com a periferia.

Três ações marcaram esse posicionamento da PerifaCon: uma campanha com o McDonald’s, em março, o lançamento da série “Cursed – A Lenda do Lago” na Netflix, em julho, e o programa mensal Na Boca do Povo, projeto em co-criação com a Netflix que foi exibido no canal oficial da Netflix Brasil no YouTube, no segundo semestre de 2020.



MÉQUI



A PerifaCon realizou a curadoria dos artistas que ilustraram para a lâmina do Méqui, os papéis que protegem as bandejas do McDonald’s e que foram feitas para melhorar a experiência do cliente. As lâminas da campanha “Os artistas da PerifaCon agora na bandeja mais famosa do mundo” ganharam ilustrações geek de quatro artistas da quebrada:

Douglas Lopes, autor de “Existe Outro Caminho”, HQ sobre a história do rap nacional; Gillian Rosa, indicado no troféu HQ mix como melhor publicação de tira; Amanda Trindade, diretora da animação “Céu da Boca” e autora da HQ “Brisa Errada”; Marília Marz, ilustradora e quadrinista independente.

Ilustração de Marília Marz em resolução, clique aqui . Crédito: Reprodução @perifacon



NETFLIX



Na Boca do Povo

Em “Na Boca do Povo”, os criadores da PerifaCon comentavam os assuntos mais badalados do momento sobre o catálogo da Netflix: O que está na boca do povo!

Imagem em resolução, clique aqui. Crédito: Reprodução @perifacon



Cursed: a lenda do Lago



O convite a duas artistas, Lya Nazura e Marília Marz, para criar ilustrações para o lançamento da série da Netflix “Cursed: a Lenda do Lago”, foi outro trabalho de curadoria da PerifaCon. Lya e Marília tinham que apresentar a versão delas para Nimue, a heroína da série.

Ilustração de Lya Nazura em resolução, clique aqui . Crédito: Reprodução @perifacon

“O trabalho de curadoria da PerifaCon visa criar oportunidades para os artistas periféricos independentes exporem seus trabalhos, já que muitas vezes eles são invisibilizados pela mídia e empresas de entretenimento que possuem parceria com artistas consolidados”, comenta Andreza Delgado, uma das quatro criadoras da PerifaCon.

Além da curadoria para marcas, a produtora PerifaCon realiza o “PerifaCon, o Podcast”, canal de comunicação com o público que aborda novidades e reflexões da cultura geek, nerd e pop. Em 2020 o podcast teve quase 7 mil plays em mais de sete cidades brasileiras. O principal negócio da empresa, no entanto, é o evento presencial PerifaCon que reúne atrações como oficinas, exposições e jogos. O evento PerifaCon é sempre 100% gratuito, acontece em espaço público e itinera entre as diversas periferias do Brasil.

More Stories
Harry Potter ganhará série produzida pela HBO Max
Harry Potter ganhará série produzida pela HBO Max