Gran Turismo eSports | Automobilismo gamer chega aos Jogos Olímpicos

Joguinho de videogame? Primeiro jogo eletrônico olímpico, P***A, Respeita!

Cerca de dois anos atrás, eu concluía dois artigos sobre Gran Turismo no portal Trecobox. O primeiro deles lançava a pergunta: Automobilismo Virtual será o primeiro eSport Olímpico? Uma vez que a FIA já havia certificado o primeiro campeonato mundial de Gran Turismo e logo em seguida se reunido com o COI. Já o segundo texto era Automobilismo Virtual rumo aos Jogos Olímpicos. Ele falava sobre a Codemaster ter assinado um acordo com a Motorsport Network. A saber, trata-se de uma empresa sediada em Miami e Londres, proprietária de marcas, websites e um canal de TV. Isso em um momento em que a principal preocupação do COI era audiência. Hoje, a próprio COI divulgou a notícia: o Gran Turismo estará na programação olímpica. Confira!

Seria o FIA Gran Turismo Championship o primeiro capítulo?

(Photo by Hanna Lassen – Gran Turismo/Gran Turismo via Getty Images)

Desde o seu lançamento, o FIA Gran Turismo Championship já havia impressionado a comunidade com a estrutura apresentada. A começar pela transmissão em 7 idiomas, incluindo o português. Certamente, isso facilitou a expansão da audiência e adesão de novos pilotos. Além disso, o formato apresentado era muito similar ao utilizado pela Formula 1, desde os treinos livres, passando pelas qualificações, comissão para avaliar as irregularidades, penalizações. Mas o grande diferencial era o fato da FIA ( Federação Internacional de Automobilismo), ter dado o certificado. Em outras palavras, pela primeira vez um evento de esports tinha o apoio de uma Federação Esportiva. Claro que isso foi fruto de anos de trabalho duro, afinal ainda hoje os jogos eletrônicos são vistos como simples jogos de videogame.

FIA e COI : Problemas e valores semelhantes

Como se não bastasse, essa mesma FIA fez um acordo de cooperação com o COI (Comitê Olímpico Internacional). E vale lembrar que as duas instituições compartilham dos mesmos valores: o Respeito, a Excelência e a Amizade. Do mesmo modo, tanto a FIA, quanto COI temem a baixa audiência em suas transmissões, principalmente entre o público mais jovem que atualmente, lotam as lives e ( antes da pandemia) arenas para assistir partidas de esports.

Embora já tivesse acontecido tentativas de incluir os esports no jogos olímpicos, o COI parecia irredutível graças à violência de certos títulos ou a falta de uma federação que desse uma espécie de credibilidade. Então, juntando os argumentos dos parágrafos acima, parecia um pouco óbvio que um título de corrida pudesse ser um dos primeiros esports em um evento olímpico. O problema era: Nunca havia tido uma competição a motor nas Olimpíadas antes.

O grande ensaio: FIA e Gran Turismo na missão Digital Cup

A questão acima foi solucionada pela própria FIA ao lançar FIA Motorsports Games. A competição aconteceu em Roma em 2019, com diversas modalidades e premiação com medalhas aos três primeiros colocados. Curioso não? Mas quer ouvir outra novidade? Dentre as categorias presentes, havia uma chamada Digital Cup e adivinha qual o jogo foi usado como base? Isso mesmo! O Gran Turismo. E não para por aí! A Digital Cup era quase um espelho da estrutura do FIA Gran Turismo Championship, aliás, os pilotos participantes eram em sua maioria os mesmos. Inclusive o campeão de 2019, Cody Nikola Latkovsky , participou de eventos da organizadora brasileira de corridas online ApexGT Esports.

Joguinho nunca mais, Respeita os esports!

Primeiramente, o reconhecimento dos esports pelo COI é algo para ser celebrado por toda a comunidade de jogos eletrônicos. Agora não há mais argumentos para subestimar ou desmerecer esse seguimento. Quanto aos entusiastas de automobilismo gamer, em especial para a comunidade de Gran Turismo, muda completamente o jogo dentro do cenário. Além de ser mais acessível do que alguns títulos de PC, o interesse da mídia em geral pelo título só tende a crescer. Talvez essa tenha sido a razão pela o qual o Gran Turismo 7 tenha sido adiado para 2022, já que agora, jogar esse título pode ser considerado um possível treinamento olímpico.

Confira Também – Confira o cronograma da fase 1 do FIA Gran Turismo Championships 2021



More Stories
O Último Cruzeiro estreia em 31 de Março na HBO e HBO GO