Google I/O | Novo Android e Smart Canvas são destaques no primeiro dia

Hoje começou a edição 2021 do I/O , a conferência anual do Google que reúne as principais novidades de inovação nos produtos da empresa. Neste ano, o evento está sendo 100% virtual por conta da pandemia. Inclusive, já nos primeiros minutos de live o apresentador mandou uma mensagem especial tanto para Índia, quanto para o Brasil graças as condições difíceis no enfrentamento da Covid-19. A seguir, separamos alguns dos pontos altos da apresentação.

ANDROID



Android 12 Beta



• A primeira versão beta do sistema operacional do Google mostrou que o Android 12 virá com as maiores mudanças de design da história do Android. Toda a experiência foi repensada, das cores às formas, passando pela iluminação e até movimentos, para proporcionar uma experiência mais personalizada. O Android 12 também aprimorou os recursos de segurança e privacidade. Será possível ver quais dados do dispositivo estão sendo acessados e com qual frequência por aplicativos e foi anunciada a nova permissão de “localização aproximada”, que vai permitir que os apps fiquem limitados a ver apenas esse local, e não o ponto exato em que a pessoa está. O Google também anunciou que, em 2021, o Android alcançou a marca de 3 bilhões de dispositivos ativos no mundo. Mais informações em Google Brasil .



Better Together



• Foi falado sobre trabalho para que os smartphones Android – e todos os outros aparelhos conectados a ele – funcionem cada vez melhor, juntos.

• TV: Para facilitar a tarefa de navegar pela TV, o smartphone Android vai ter recursos de controle remoto no próprio aparelho. Na hora de digitar na tela o nome comprido de um filme ou uma senha, o usuário não gasta tempo: é só usar o teclado do celular para preencher o texto.

• Carro: O Google anunciou que está trabalhando junto com as montadoras para desenvolver no Android 12 uma nova chave digital para carros. Esse recurso vai permitir trancar e destrancar o carro – e até ligar a ignição – pelo celular. No caso de veículos compatíveis com a tecnologia NFC, basta encostar o celular na porta do carro e pronto. Até o final deste ano as chaves digitais para carros estarão disponíveis em modelos selecionados de celulares Pixel e Samsung Galaxy. Estamos trabalhando com a BMW e outras montadoras para que esse recurso esteja disponível nos veículos novos. Mais informações em inglês, aqui.


BUSCA


Inovação em Inteligência Artificial



• Hoje, no I/O, foi compartilhada as pesquisas mais recentes relacionadas à compreensão de linguagem natural: o LaMDA, um modelo de linguagem para aplicativos de diálogo. É de domínio aberto, o que significa que foi projetado para conversar sobre qualquer assunto. Como muitos modelos de compreensão de linguagem recentes, o LaMDA funciona por meio do Transformer, uma arquitetura de rede neural que o Google Research criou e abriu o código em 2017. Essa arquitetura produz um modelo que pode ser treinado para ler muitas palavras (uma frase ou parágrafo, por exemplo), prestar atenção em como essas palavras se relacionam entre si e, em seguida, prever quais palavras ele pensa que virão a seguir. Mais informação aqui (em inglês).

• Em 2019 o Google lançou o BERT na Busca, um modelo de Inteligência Artificial que entende melhor a intenção por trás dos termos que os usuários digitam na caixa do Google. Agora, conquistamos outro marco importante nas inovações de IA: o MUM (Multitask Unified Model). Treinado em mais de 75 línguas diferentes, ele não apenas entende, mas também gera linguagem. Tem a capacidade de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, aprimorando ainda mais o uso das informações. Veja mais no nosso blog do Google Brasil.


Atletas em Realidade Aumentada



• Já é possível ver animais, o corpo humano e muito mais em 3D via realidade aumentada na Busca do Google. Agora estamos trazendo performances de atletas direto para o seu quintal ou sala de estar. Basta pesquisar alguns de seus atletas favoritos no Google e você pode ver seus movimentos característicos em RA, como a famosa rotina de trave de equilíbrio de Simone Biles ou as manobras radicais da skatista brasileira Leticia Bufoni. Leticia é a primeira brasileira a ter seus movimentos apresentados em RA na Busca. Outros atletas anunciados no I/O: Naomi Osaka, Simone Biles, Megan Rapinoe e Caleb Dressler. Mais informações aqui .


Traduzindo com o Google Lens



• São mais de 3 bilhões de pesquisas com o Lens todos os meses, e uma das situações mais populares para uso desse recurso é o ensino. Com o filtro Traduzir do Lens, fica mais fácil copiar, ouvir e pesquisar textos traduzidos, o que ajuda os estudantes a ter acesso a conteúdo educativo em mais de 100 línguas. Mais informações aqui .

’Sobre este resultado’



• A Busca do Google ganhará o recurso ‘Sobre este resultado’ que permitirá que, antes de visitar um site, as pessoas tenham detalhes sobre a página, como descrição, quando foi indexado pela primeira vez e se a conexão com o endereço é segura. O recurso, por enquanto, está disponível para as consultas em inglês. Mais informações aqui .

GOOGLE MAPS


Rotas mais seguras e mapas customizados



• O Google Maps vai usar Inteligência Artificial para atualizar rotas com o objetivo de evitar que motoristas precisem frear bruscamente durante o percurso. Acreditamos que essa mudança poderá eliminar mais de 100 milhões de freadas bruscas por ano em caminhos percorridos com a ajuda do Google Maps. Também começaremos em breve a mostrar lugares no mapa adaptados às necessidades dos usuários, a partir de interesses e contexto. Por exemplo, se você estiver viajando, vamos destacar pontos turísticos populares. Se for hora do brunch, mostraremos restaurantes nas proximidades. Veja mais no nosso blog do Google Brasil e aqui (em inglês).

GOOGLE WORKSPACE


Mais colaboração com Smart Canvas



O Smart Canvas é a novidade do Google Workspace para proporcionar uma experiência de colaboração ainda mais evoluída, criando novos recursos de interação, por meio de smart chips, templates e checklists que conectam as pessoas, conteúdos e eventos em uma experiência integrada. O @, usado para mencionar alguém nos documentos, é um exemplo. Confira ainda:

• Novo Checklists para acompanhamento dos to-do’s

• Apresentações mais simples: apresente, facilmente, no Meet a partir do Docs, Sheets e Slides

• Reações com emojis: Adicione emoji reactions ao intervalo destacado do texto no Docs. Veja mais no nosso blogpost (em inglês)

GOOGLE FOTOS



Memórias e momentos Cinematic



• Foi Anunciado hoje novos recursos para lembrar momentos significativos no Google Fotos e ainda ter mais controle sobre essas lembranças. Usando aprendizado de máquina, será possível recapitular imagens a partir de padrões visuais menos evidentes em suas fotos. Ao encontrar um conjunto de três ou mais imagens que compartilham formas ou cores semelhantes, o app vai destacar esses pequenos padrões em suas ‘Memórias’. Outras novidades: ‘melhores fotos do mês’ e ‘destaques de viagem’. Veja mais no blog post (em inglês).

GOOGLE SHOPPING



Comprando com o Lens e o Google Fotos



• O Google apresenta uma nova forma de pesquisar produtos que você gostaria de comprar. Agora, sempre que você tira uma foto da tela, o Google Fotos oferece a possibilidade de pesquisar aquela imagem usando o Lens. Com isso, é possível comprar imediatamente aquela peça que você fotografou, se quiser. Veja mais no nosso blog post .



GOOGLE HEALTH



Usando IA para ajudar a encontrar respostas sobre problemas de pele



• Maio é o mês mundial da prevenção contra o câncer de pele. Com 1 em 4 pessoas sofrendo de uma doença de pele – mais de 2 bilhões de pessoas por ano em todo o mundo – esse tema nunca foi tão relevante como agora. Hoje, no I/O, o Google apresentou uma prévia dessa nova ferramenta que pode ajudar as pessoas a buscarem respostas quando se trata de questões de pele. Semelhante às técnicas que detectam doenças oculares diabéticas ou câncer de pulmão em tomografias computadorizadas , o recurso usa o aprendizado de máquina para ajudar a identificar mais informações sobre uma lesão de pele, problema de cabelo ou unha usando a câmera do seu telefone. A ferramenta começará a ser lançada como piloto em alguns mercados ainda este ano. Atualmente não está disponível no Brasil. Mais informaçõe s aqui , em inglês.


HARDWARE



Um novo Wear



• Foi anunciado a criação de uma plataforma unificada com a Samsung, que reúne o melhor do Wear e do Tizen para criar uma experiência com desempenho mais rápido, bateria com vida útil mais longa e muito mais aplicativos para os relógios inteligentes. Essa plataforma unificada vai fazer com que seja mais fácil para os desenvolvedores construírem aplicativos para esses dispositivos. Mais detalhes, aqui (em inglês).


PRIVACIDADE E SEGURANÇA



Você no controle dos seus dados



Uma série de novos recursos reforçará a privacidade e permitir que as pessoas definam as melhores configurações de segurança. Mais informações no blog do Google Brasil.

• Gerenciador de senhas: a nova versão da ferramenta irá facilitar a importação de senhas de outros gerenciadores, e aprimorar a integração com o Chrome e o Android para preencher senhas em sites e aplicativos, esteja você no desktop ou no celular. O recurso também trará alertas que avisam automaticamente se uma de suas senhas salvas foi comprometida por uma violação de terceiros.

• ‘Quick delete’ na Busca: a nova opção permitirá excluir os últimos 15 minutos de seu histórico de pesquisa com um único toque no menu da Conta do Google.

• Proteção de fotos: o Locked Folder (ou Pasta Bloqueada) é um espaço protegido por senha em que as fotos selecionadas poderão ser salvas separadamente. Essas fotos não serão exibidas conforme você navega pelo dispositivo ou em álbuns compartilhados.

• Controle o histórico de localização diretamente na sua linha do tempo no Maps: agora, quando você ver os lugares que visitou em sua linha do tempo, lembraremos que é porque você ativou o Histórico de localização – que pode ser facilmente desativado ali mesmo na sua linha do tempo.


COMPUTAÇÃO QUÂNTICA



Próxima geração e novo campus



• O computador quântico do Google alcançou um feito raro. Um único pod (um grupo de chips TPU que funcionam juntos) do TPU v4 pode fornecer agora mais de um exaflop de potência de computação. Muito mais rápidos e eficientes em termos de energia – quando comparados aos computadores tradicionais -, os TPUs (sigla, em inglês, para Tensor Processing Unit) do Google proporcionam mais agilidade nas experiências de descoberta e aprimoramento de aprendizado de máquina. Com esses atributos, será possível construir a próxima geração de aplicativos de inteligência artificial. Para dar início a essa jornada, estamos anunciando hoje a abertura de um campus dedicado à computação quântica em Santa Barbara, California. Mais detalhes aqui , em inglês.

GOOGLE RESEARCH

Projeto Starline

• Imagine olhar por uma espécie de janela mágica e, por essa janela, você ver outra pessoa, em tamanho real e em três dimensões. Você pode falar naturalmente, gesticular e fazer contato visual. Para tornar essa experiência possível, estamos desenvolvendo o Projeto Starline, que combina avanços em hardware e software para permitir que amigos, famílias e colegas de trabalho se sintam juntos, mesmo quando estão fisicamente separados. O projeto combina pesquisas em visão computacional, aprendizado de máquina, áudio espacial e compressão em tempo real. Também desenvolvemos um sistema inovador de exibição de campo de luz que cria uma sensação de volume e profundidade que pode ser experimentada sem a necessidade de óculos ou fones de ouvido. O efeito é a sensação de uma pessoa sentada bem na sua frente, como se ela estivesse presente. O Projeto Starline já está sendo testado em alguns de nossos escritórios. Mais informações aqui, em inglês.

O Keynote foi transmitido ao vivo no site oficial do evento. Caso você tenha perdido, ele continua disponível neste link . Não deixe de conferir o texto do blog assinado pelo CEO do Google, Sundar Pichai.

Confira Tambem – Roubo do WhatsApp: criminosos acharam forma de burlar a dupla autenticação, alerta Kaspersky

More Stories
HBO conquista 16 indicações ao BAFTA® 2021