Videocamp disponibiliza o documentário BR Acima de Tudo a partir de 11 de novembro

Videocamp disponibiliza o documentário BR Acima de Tudo a partir de 11 de novembro

66 0

Está acontecendo agora a COP 26, Conferência Global do Clima. Para além do compromisso com as emissões de gases poluentes, que aumentam os impactos ligados à mudança climática, esse também é momento de ampliar o debate sobre as queimadas florestais, a política ambiental e a conservação da natureza, em especial no Brasil. Por isso, a plataforma Videocamp disponibiliza, a partir de 11 de novembro, o documentário BR Acima de Tudo . O filme ficará disponível dentro da seção especial “Assista Agora”, para serem assistidos como, onde e quando o usuário quiser.

Videocamp disponibiliza o documentário BR Acima de Tudo, que retrata o projeto que estende a BR-163  a partir de 11 de novembro. Saiba mais!
Foto: Fred Rahal Mauro

Dirigido por Fred Rahal Mauro, o filme é uma produção do ((o))eco (veículo de jornalismo voltado à conservação da natureza, biodiversidade e política ambiental), e trata sobre os impactos da possível expansão da rodovia BR-163, cujo traçado corta a floresta amazônica em direção à fronteira com o Suriname, projeto gestado durante a ditadura civil-militar (1964-1985).

No norte do estado do Pará é onde fica o maior bloco de florestas protegidas do mundo. É uma área de floresta amazônica do tamanho do Reino Unido e que abriga uma infinidade de histórias. No documentário, indígenas, pecuaristas, posseiros, quilombolas, empresários e políticos refletem à sua própria maneira os impactos da possível expansão da rodovia floresta adentro. O projeto foi gestado na época da ditadura militar, e até hoje paira como uma sombra sobre a região.

Mas este não é um filme sobre uma estrada. É um filme sobre os abismos que separam aqueles que compartilham de uma mesma terra. “Receber BR Acima de Tudo no Videocamp neste momento em que a COP 26 está acontecendo e, principalmente, frente a tudo o que estamos vivendo em relação a degradação do Pantanal, da Amazônia, ao extermínio de povos indígenas… É providencial aos mobilizadores da plataforma; uma chance singular de, além de ver um lançamento de 2021, mergulhar nessas temáticas urgentes e impulsionar debates em cima dessas pautas que precisam ser amplamente discutidas e divulgadas”, diz Gabriela Olmos, coordenadora de comunicação do Videocamp.

Sobre o Videocamp:


O Videocamp é uma plataforma online que reúne filmes com potencial de impacto que podem ser exibidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e de forma gratuita. A missão do Videocamp é criar caminhos para democratizar o acesso à cultura e à informação, que são direitos universais. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme.

Sugestão de leitura: Dentro da Minha Pele | Documentário estreia nas plataformas digitais

Related Post

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *