Rafael Martins e Raphael Silva vencem em Spa-Francorchamps pelo Porsche Esports Carrera Cup

68 0

Etapa foi marcada pela disputa intensa entre Jeff Giassi, que amplia a liderança na competição, e Gustavo Ariel, o vice-líder

A quarta etapa do Porsche Esports Carrera Cup, em Spa-Francorchamps, trouxe ao público a prova mais emocionante da temporada, Jeff Giassi e Gustavo Ariel protagonizaram a melhor disputa do ano enquanto Rafael Martins e Raphael Silva triunfaram na etapa.

Na primeira prova da programação Rafael Martins se aproveitou da batalha entre Giassi e Ariel para realizar uma ultrapassagem dupla e vencer pela primeira vez no ano.

Nos treinos classificatórios, a pole position ficou com Luiz Felipe Tavares, enquanto Gustavo Ariel e Rafael Martins completavam o top-3. Mas na prática Gustavo Ariel foi o pole, já que o piloto da Bengutan Racing teve que largar dos boxes como punição pelo múltiplo acidente causado em Road Atlanta.

Na largada Ariel e Martins mantiveram as duas primeiras posições – o piloto da P1 Speed Team até tentou mergulhar na curva 1 mas não conseguiu a ultrapassagem. Enquanto isso, Bruno do Carmo, Felipe Baptista e mais quatro pilotos escapavam na saída da Eau Rouge.

Nas primeiras voltas Victor Miranda saltou do sexto para o quarto lugar enquanto Jeff Giassi superava Rafael Martins e já era o segundo na corrida.

Não demorou muito para que Giassi atacasse Ariel e com isso Martins e Miranda encostaram nos ponteiros.

A batalha seguia. Na saída da Raidillon, Giassi pegou o vácuo do líder e no final da reta colocou por fora. Na curva Les Combes houve o toque, Giassi levou a melhor sobre Ariel mas Rafa Martins passou os dois e assumiu a liderança.

No pelotão intermediário Luiz Felipe Tavares mostrava uma recuperação espetacular e, após largar dos boxes, já havia ganhado 21 posições e ocupava o 16º lugar.

Enquanto Rafael Martins ampliava a liderança, Giassi, Ariel, Miranda e Caique Oliveira vinham colados.

Faltando 6 minutos para o fim, Erick Goldner escapou na saída da curva 1 quando ocupava o sétimo lugar, o piloto da Energy Simsport ainda retornou para a prova.

Logo na sequência Gustavo Ariel tentou por dentro a ultrapassagem sobre Jeff Giassi na entrada da Les Combes. O piloto da Full Time E-sports by TK ficou por fora na segunda perna da curva, escapou da pista e foi superado por Victor Miranda, caindo para quarto.

Enquanto isso Rafa Martins abria vantagem para cruzar a linha de chegada na primeira colocação, Jeff Giassi foi o segundo enquanto Ariel completava o top-3 após um erro de Miranda na última volta.

Com o grid invertido entre os 10 primeiros, Raphael Silva e Adaildo Vieira formaram a primeira fila. Na largada ambos mantiveram a ponta, seguidos por Bruno Risseto e Victor Miranda.

Ainda na primeira volta um “Big One” com mais dez carros fez nomes importantes como Dudu Barrichello e Luiz Felipe Tavares abandonarem.

Com cinco minutos de prova Gustavo Ariel tentava ganhar a sexta posição de Jeff Giassi, os pilotos trocaram tinta mas o atual campeão do certame manteve a posição.

Na volta seguinte, César Froener assumiu o quarto lugar de Risseto. Giassi, Ariel e Caique Oliveira também se aproveitaram para superar o piloto do Corinthians que caiu para o sétimo lugar.

Na sequência Giassi e Ariel contornaram as curvas 11, 12,13 e 14 lado a lado, os rivais se tocaram duas vezes e o piloto da Full Time E-Sports by TK levou a melhor. Caíque Oliveira assistiu a briga de camarote ao ser superado pela dupla. O piloto do Corinthians ainda tentou se aproveitar da disputa para recuperar a posição de Giassi, mas sem sucesso.

Na sequência Jeff tentou colocar por dentro de Ariel na chicane que leva à reta dos boxes e houve o contato com Ariel. A batalha continuou e na La Source Giassi mergulhou novamente para assumir o quarto lugar, Ariel contornou a Eau Rouge colado no carro do piloto da Team Redline, fez o mergulho no fim da reta e após mais um contato ambos escaparam da pista, com Giassi caindo para 8º e Ariel para o 10º lugar.

Raphael Silva seguia liderando com o carro do Corinthians, enquanto Rafael Martins mostrava disposição e já buscava o sexto lugar, pressionando Risseto.

Faltando seis minutos para o fim, Victor Mirada encostou no líder Raphael Silva. O piloto do Porsche #71 se defendia de todas as maneiras. Neste momento Gustavo Ariel superou Gabriel Silva com uma manobra por fora na chicane que leva à reta dos boxes.

Miranda seguia a pressão sobre Silva enquanto Gustavo Ariel atacava Jeff Giassi sem sucesso na Les Combes.

Na última curva Victor Miranda tentou o ataque final mas Raphael Silva mostrou muito sangue frio para cruzar a linha de chegada na primeira colocação, sua primeira vitória no certame.

Cesar Froener foi o terceiro, seguido por Adaildo Vieira e Caique Oliveira, que completaram o top-5. Gustavo Ariel ainda foi tocado na última chicane na última volta, recebeu punição automática do simulador por excesso de incidentes e cruzou a linha de chegada em 18º lugar.

O que eles disseram:

“Foi uma etapa de altos e baixos, foi difícil para nós conseguirmos pontos a mais hoje. Muito satisfeito com meu quali e meu ritmo de corrida, foram bons pontos para o campeonato e vamos chegar em Suzuka muito fortes para disputar o título.”
Gustavo Ariel – Full Time E-Sports by TK

“Parabenizar aos pilotos que foram ao pódio nas duas baterias de hoje, todos andando num ritmo muito forte durante a etapa inteira. Meu setup dificultou muito a bateria 2, o carro estava escorregando bastante. Largando de quarto, consegui um bom resultado, mas preciso trabalhar no quali para melhorar isso, tem sido um ponto negativo na minha temporada.”

César Froener – Bamaq Esports

“Muito contente com o resultado da prova de hoje, me livrei bem das situações, em algumas delas não tive muita pista para me defender, consegui segurar e salvar o carro em todas. Foi uma corrida difícil pelos toques. Abri boa vantagem para quem eu disputo diretamente o campeonato, vou focar em Suzuka e em conquistar o tricampeonato. 37 pontos é uma boa vantagem, mas não é algo que me deixe tão seguro para correr com tranquilidade. Vou treinar muito para Suzuka e bora para cima.”

Jeff Giassi – Team Redline (Giassi Supermercados)

“Foi uma corrida muito difícil, o carro estava bem escorregadio e a pista bem quente, os incidentes, o ar sujo dificultaram muito. Tomei um slowdown na última volta da primeira bateria que me impediu de pontuar melhor. Na segunda batalhei volta a volta com o Rafael para brigar pela vitória, o cenário era caótico, perdi a chance de brigar ainda mais. Estamos vivos na disputa pela terceira posição do campeonato.”

Victor Miranda – Energy Simsport

“Muito feliz mesmo com a vitória, não tinha certeza de que meu ritmo era o suficiente para brigar com eles. Vi que conseguiria acompanhar a disputa e não esperava passar na disputa com eles. Precisei manter um bom ritmo para manter a primeira posição. Quando tomei a liderança consegui andar bem com o ar limpo e deu certo. Muito feliz com o ritmo e com a vitória. Na segunda corrida, largando no meio do pelotão é complicado e viramos vítimas dos toques que acontecem na largada, no fim deu para salvar um P7 também e pontuar bem.”

Rafael Martins – P1 Speed

“Extremamente feliz com o resultado, principalmente pelo meu retrospecto nas duas últimas temporadas. Hoje foi o dia da redenção. Consegui uma boa volta no quali, mas caí um pouco na primeira bateria. Entendi o carro durante a primeira corrida. A pole para a segunda corrida veio depois de um abandono, largar na frente na corrida 2 foi difícil e estressante, andar no vácuo estava difícil, sabia que tinha que fazer boas voltas e dificultar a aproximação dos outros. Abusei um pouco dos pneus tentando abrir distância e fiquei sem pneu nas últimas voltas, a corrida parecia não terminar, foi adrenalina pura.”

Raphael Silva – Corinthians Bread King

Etapa 4 – Spa-Francorchamps

Corrida 1 (Top10)

1Rafael Martins
2Jeff Giassi
3Gustavo Ariel
4Caique Oliveira
5Gabriel Silva
6Victor Miranda
7César Froener
8Bruno Risseto
9Adaildo Vieira
10Raphael Silva

Corrida 2 (Top10)

1Raphael Silva
2Victor Miranda
3César Froener
4Adaildo Vieira
5Caique Oliveira
6Bruno Risseto
7Rafael Martins
8Jeff Giassi
9Neto Nascimento
10Luizinho Gonzaga

Campeonato (Top10)

1Jeff Giassi248 pontos
2Gustavo Ariel 211 pontos
3Rafael Martins 176 pontos
4Victor Miranda 176 pontos
5Caique Oliveira 159 pontos
6César Froener 139 pontos
7Eduardo Barrichello 124 pontos
8Gabriel Silva 114 pontos
9Adaildo Vieira 108 pontos
10Felipe Baptista 106 pontos

A próxima etapa da Porsche Esports acontece no dia 11 de dezembro, no icônico circuito de Hockenheim, na Alemanha, com a categoria Sprint Challenge.

O Porsche Esports Program Brasil é uma iniciativa da Porsche Brasil e Porsche Cup Brasil, com patrocínio da TAG Heuer, Pro Racing Simuladores, P1Speed e parceria técnica com IRB e-Sports.

Fernando Campo Grande

Um Geólogo/Produtor de conteúdo nascido no Rio, apaixonado por filmes, series, videogame. Produtor de stories no instagram e curioso pra caramba. Me juntei com uma galera legal e fiz um site, tem dado certo até agora e creio que assim continuará

Related Post

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *