Porsche eSports | Vitória de Felipe Baptista e Lule Rhymer nas 3h de Le mans

343 0

A volta dos eventos de Endurance no Porsche Esports Brasil teve uma aula de estratégia da Fyra Simsport. A equipe dinamarquesa colocou os seus três carros no pódio, com Felipe Baptista/Luke Rhymer liderando a trinca, seguidos por Jeff Giassi/Kevin Nielsen e completando o pódio, Caique Oliveira/Jorge García. O TOP5 ainda contou com a dupla Bernardo Faria/Graham Sanders e Gustavo Ariel/Tony Kanaan, da YouRaceBR Esports by Redragon e Texaco Racing by TK respectivamente.

Pole-position ficou com dois carros da Texaco, com Ariel/Kanaan, dividindo a primeira fila com os irmãos Bruno e Fabio do Carmo, mas a corrida mostrou que a estratégia seria fundamental para economizar equipamento ao longo das três horas de prova.

Sempre com os carros próximos, a Fyra Simsport apostou em fazer dois stints com o mesmo jogo de pneu e a aposta foi vencedora. Com mais de 30 voltas no jogo de pneu da largada, os três carros da equipe estreante conseguiram colocar borracha nova no último stint e levar vantagem contra o impressionante carro #35 da Texaco Racing by TK que partiu da 40ª posição com Victor Miranda e começou o último stint liderando com Sergio Sette Câmara, mas a diferença nos pneus tornou o brasileiro titular da Fórmula E uma presa fácil. A dupla terminou o dia como a maior escaladora, com 31 posições conquistadas ao longo das 45 voltas de prova.

Ao final da disputa, os três carros da Fyra protagonizaram uma cena que a Porsche se acostumou a fazer na prova de longa duração mais famosa do mundo e cruzou a linha de chegada com seus três carros juntos.

Após o evento que contou apenas para o campeonato de equipes, os pilotos titulares do campeonato voltam a acelerar no dia 15 de novembro, no mesmo traçado de Le Mans, pelo campeonato regular de etapas sprint.
A Porsche Esports Brasil é o principal campeonato de automobilismo virtual do País, organizado pela Porsche Brasil em conjunto com o parceiro operacional IRB Esports, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Twitch.tv/PorscheEsportsBrasil e Twitch.tv/TonyKanaan.

A corrida:

Ariel largou bem e manteve a primeira posição, com Bruno do Carmo na P2 e Felipe Baptista na P3, largada limpa para a primeira volta da prova. Na entrada da extensa reta Mulsanne, Felipe Baptista assumiu a primeira posição da prova e Jeff Giassi saltou para a segunda posição na freada para a segunda chicane – em uma manobra que ultrapassou três carros de uma só vez.

Com o pelotão estabelecido após a largada, a prova era liderada por dois carros da Fyra Simsport, com Baptista na primeira posição e Giassi na segunda, o poleman Ariel aparecia na quinta posição.

Eduardo Borgert assumiu a liderança na quarta volta, o que deixou os três carros da Fyra juntos, favorecendo o jogo de vácuo entre eles. Borgert tinha vantagem superior a 1s. Bruno do Carmo perdia posições no pelotão após um slow down.

Luiz Felipe Tavares com o #17 da Bengutan Racing PizzaCreck assumiu a segunda posição, 20 minutos adentro da prova.

Enquanto a fila da Fyra Simsport se desfazia, os líderes abriam 9 segundos de vantagem para o pelotão e Tavares abriu disputa pela primeira posição na oitava volta.

A diferença de P3 a P16 era de menos de 5s entre todos eles, a fila se formava pelo vácuo, com Neto Nascimento puxando o bloco.

O grande destaque do primeiro stint da prova foi Victor Miranda. O piloto da Texaco Racing by TK ganhou nada menos do que 34 posições, para saltar da 40ª para a 6ª posição.

As primeiras paradas no box começaram na volta 10. No 11º giro, Tavares assumiu a liderança para a Bengutan Racing. No giro seguinte, Eduardo Borgert (Energy Simsport) reassumiu a ponta e o pelotão começou a diminuir a diferença para os dois primeiros carros da prova.

A 12ª posição tinha disputa acirrada, com cinco carros envolvidos na 13ª volta. Os pilotos Raphael Silva (YouraceBR Esports by RedDragon), Erick Goldner (Energy Simsports), Gustavo Ariel (Texaco Racing by TK), Hélder Vieira pela mesma organização e Matheus Machado representando a Iron Studio Motorsport, com a pintura do carro real de Renan Pizii, eram os envolvidos na disputa.

Os ponteiros da prova completaram 15 voltas no primeiro stint, começando as paradas dos líderes.

Os convidados começavam a assumir o comando dos carros de competição mais produzidos do planeta, a streamer cazaque Lyubov Ozeretskovskaya (mais conhecida pelo apelido LoveFortySix) assumiu a máquina #22 da YouRaceBR Esports by Sensa.

Na abertura da volta 17, as paradas tomaram conta das primeiras posições do grid, a estratégia das duplas seria determinante na prova. Cinco carros ainda não tinham parado: Giassi/Nielsen, Veloso/Lima, Ariel/Kanaan, Baptista/Rhymer e Oliveira/García.

O primeiro piloto a já ter feito o serviço de paradas foi Matheus Machado com o #13 da Iron Studio Motorsport.

No complemento da 18a volta os líderes entraram para o serviço de box.

A estratégia de combustível da Fyra Simsport fez com que os três pilotos voltassem na liderança da prova após o serviço de pits.

Machado encostou nos três primeiros colocados e entrou no trem de vácuo da Fyra Simsport. Luiz Felipe Tavares com a máquina #17 da Bengutan Racing by PizzaCreck completava top5.

Tavares e Borgert encostaram nos quatro primeiros. A diferença que já foi de mais de 17s era de menos de 3s na 26ª volta.

A hora final das 3h de Le Mans começou com o top8 em fila indiana. As paradas nos boxes se aproximavam e a estratégia seria decisiva para o final da prova.

As primeiras paradas do segundo stint começaram na abertura da volta 31. Borgert e Tavares voltavam para a liderança da prova depois de 1h de corrida, os carros que lideraram o primeiro stint assumiram a dianteira, mas o #17 da Bengutan Racing by PizzaCreck trouxe para box junto com o #13 da Iron Studios Motorsport.

Com 50 minutos restantes, os ponteiros entraram para box para o último serviço de paradas. Tony Kanaan assumiu o #12, Giassi voltou para o #7.

Sergio Sette Câmara liderava o bloco dos pilotos que já haviam feito o serviço de box.

Baptista/Rhymer e Oliveira/García, que ainda não tinham parado, entraram para o serviço final na 34ª volta, sendo os últimos a parar nos boxes. Baptista reassumiu o comando do #121 voltando na segunda posição, Câmara era quem pilotava o #35 que partiu da 40ª posição e liderava a prova. O piloto da Fórmula E não tinha pneus novos e teria que segurar o ataque dos dois carros da Fyra Simsport com borracha nova.

Enquanto isso, na disputa pela 15ª posição, três carros disputavam praticamente o mesmo pedaço de asfalto, Arthur Scherer andava com diferença inferior a 0,01s para Edinho Coelho, da AC7 E-Racing Team RKL. Lucas Murno, da Bravo Snow Schatten, era o outro carro envolvido na disputa.

Tony Kanaan e Felipe Mota disputavam a quarta posição, a disputa entre #12 e #1 aproximou o #94 de Caique Oliveira.

Baptista assumiu a liderança na volta 37 e Giassi se aproximava. Após pagar um slow down, Caique Oliveira colocava o terceiro carro da Fyra no top4 da prova.

Nas chicanes Dunlop, Giassi passou por Câmara e assumiu a segunda posição da prova. Caique Oliveira já tinha diferença visual para o #35 e brigava para colocar o terceiro carro da Fyra no pódio.

Com 15 minutos para o fim da prova, Oliveira colocou Câmara em alça de ataque no fim da reta Mulsanne, os dois chegaram a se tocar e o piloto real conseguiu defender a posição. Mas, na entrada das curvas Porsche, Caíque assumiu a terceira posição da prova, deixando a equipe nas três primeiras posições.

Os três carros da Fyra ainda tiveram tempo de se aproximar e receber a bandeirada no melhor estilo Porsche em Le Mans, com os carros perfilados para a foto. O britânico Graham Sanders em dupla com Bernardo Faria (YouRaceBR eSports by Redragon) e Gustavo Ariel / Tony Kanaan (Texaco Racing by TK) completaram o top5.

O que eles disseram:

“Foi um evento muito legal, fiquei mal na noite de ontem, não consegui treinar direito e estava preocupado com meu desempenho. Agradeço ao pessoal da Porsche por esse evento. Muito contente com a performance, principalmente depois do Ariel me entregar o carro lá na frente. Como equipe foi muito bom, agradeço ao meu companheiro e nossos patrocinadores. Não posso deixar de parabenizar os vencedores pelo domínio que eles tiveram aqui hoje.”

Tony Kanaan – Texaco Racing by TK

“Muito feliz, não poderia ter uma estreia melhor que essa na equipe. Começamos a trabalhar forte quando confirmamos a entrada na Fyra e trabalhamos em equipe para definir essa estratégia. O começo estava muito bom, até ficar no meio dos carros da Energy Simsport e tomar um dano considerável no top speed do carro, mas conseguimos ficar no pelotão do pessoal. O Jorge fez um stint maravilhoso e me entregou em boas condições de brigar com o Tony e com o Sergio para trazer o carro ao pódio. Feliz pela estreia e ótimo resultado pela equipe.”
Caique Oliveira – Fyra Simsport

“Foi sensacional, essa sincronia com a equipe é incrível. O Caique e o Felipe já me ajudavam muito a treinar nas outras equipes e quando surgiu a oportunidade de nos juntarmos na Fyra, foi uma oportunidade única! Agradeço ao pessoal da equipe antiga por me liberar antes do fim do contrato. Ontem tivemos o fim da Contender Series e todos estavam focados nisso, e hoje a corrida em Le Mans, sem treino e nem nada! Conseguimos pilotos incríveis pela Fyra para correr com a gente e conseguimos esse ótimo resultado. O Matheus Machado deu a dica de esticar os pneus em dois stints e deu certo a estratégia.”
Jeff Giassi – Fyra Simsport

“Muito feliz com a pole em Ímola, consegui uma volta boa lá, mas não deu para vencer. Agradeço ao pessoal da Fyra pela confiança e mostramos resultado, com o pódio completo na estreia. Agradeço a todos que estão sempre comigo, ao Jeff e ao Caique, além do pessoal da equipe que é muito forte. O Luke fez um stint incrível e entregou o carro em boas condições para mim.”

Felipe Baptista – Fyra Simsport

“Foi uma experiência muito boa, treinei pouco com o Felipe, mas conseguimos nos entender bem e fazer uma boa corrida juntos na estreia pela equipe.”
Luke Rhymer – Fyra Simsport

3h de Le Mans – Top5

  1. Felipe Baptista/Luke Rhymer – FYRA SIMSPORT
  2. Jeff Giassi/Kevin Nielsen – FYRA SIMSPORT
  3. Caique Oliveira/Jorge García – FYRA SIMSPORT
  4. Bernardo Faria/Graham Sanders – YOURACEBR ESPORTS BY REDRAGON
  5. Gustavo Ariel/Tony Kanaan – TEXACO RACING BY TK
  6. Raphael Silva/Tom Bazley – YOURACEBR ESPORTS BY REDRAGON
  7. Eduardo Borgert/Felipe Mota – ENERGY SIMSPORT
  8. Erick Goldner/Léo Miranda – ENERGY SIMSPORT
  9. Victor Miranda/Sergio Sette Câmara – TEXACO RACING BY TK
  10. Paulo Godói/Pedro de Oliveira S – DIVENA E-SPORTS

Sugestão de leitura: Gustavo Ariel e Pedro Burger vencem etapa de Ímola do Porsche Esports Brasil

Related Post

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *