Filme de Tom Hanks é um dos mais emblemáticos do cinema contemporâneo
Náufrago, que completa 20 anos, foi sucesso de bilheteria. Além disso, teve duas indicações ao Oscar. A saber, nas categorias de Melhor Ator e Melhor Mixagem de Som. Garantiu, ainda, ao ator Tom Hanks um Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator – Drama. Assim, a história de um engenheiro de sistemas que caiu em uma ilha deserta no meio do Oceano Pacífico e sua luta pela sobrevivência ao lado de um amigo pouco convencional, conquistou o público e a crítica.
Vivenciando uma experiência digna de um episódio de Largados & Pelados (série televisiva com temática de sobrevivencialismo), Chuck Noland se encontra isolado e com poucos recursos, sem qualquer comunicação com a civilização. Por isso, com o passar do tempo, a tarefa de manter a saúde física e mental torna-se cada vez mais difícil.
Wilson: De uma simples bola de vôlei a ícone
Nesse contexto de solidão, surge aquele que viria a ser um dos personagens inanimados mais queridos das telinhas: Wilson!
A bola de vôlei “ganha vida” durante um acesso de raiva de Chuck que, insatisfeito com a situação na qual se encontra e com um ferimento na mão, começa a arremessar os objetos que estavam ao seu lado. No entanto, a marca do sangue desse ferimento permanece na bola, que nos dias seguintes recebe retoques mais humanizados do protagonista.
Wilson “ajuda” Chuck a enfrentar a solidão do isolamento e a lidar com as preocupações sobre sua família, amigos e trabalho, que não via há 4 anos. Contudo, mal sabia ele que todos o consideravam morto.
Apesar da bela amizade criada entre eles, a relação não teve um final feliz. Isso porque, Após uma tentativa de fuga da ilha, Chuck adormece. Como resultado, não percebe a bola sendo arrastada pela correnteza para longe de sua jangada. Quando acordou e se deu conta do ocorrido, tentou sem sucesso resgatar seu companheiro. A cena foi eternizada pelo grito: “Wilsooooon”
Mesmo após décadas, os dois personagens permanecem na memória dos cinéfilos e costumam ser mencionados nas redes sociais e fóruns sobre a sétima arte. Além disso, Náufrago é frequentemente apontado como um dos melhores filmes da carreira de Tom Hanks.