Ao observar o cinema brasileiro nos dias atuais, é fácil colocar a comédia como gênero mais popular. Contudo, é igualmente complicado ter uma resposta absoluta do porquê isso acontece, mas vale fazer uma análise das características do consumidor brasileiro para chegar próximo de algo concreto.
O Brasil, como em poucos lugares no mundo, é um país que ri da própria desgraça. Conflitos sociais, políticos e afins não abalam a capacidade do brasileiro de construir sua arma mais poderosa: o meme.
Isso dita uma tendência mercadológica também. Entende-se, portanto, que o consumidor de produtos audiovisuais aqui no Brasil precisa de conteúdos que o façam rir. No entanto, é importante mencionar, que essa tendência não é de agora, ela vem de décadas atrás.
O humor mudou porque o mundo evoluiu. Tempos atrás era comum você encontrar filmes e seriados com propostas machistas, misóginas e com qualquer outro tipo de preconceito. Isso ocorria, principalmente, porque o humor de ataque era o que fazia sucesso por aqui.
Por exemplo, se você assistir novamente “Os Trapalhões” é provável que você se depare com diversas piadas que já não funcionam nos dias de hoje. Isso não tira os méritos dos humoristas, até porque, eles faziam comédia com o contexto e recortes de situações da época e isso, sem dúvidas, era popular.
As histórias de Amácio Mazzaropi então nem se falam. Humor ácido, situacional e que cumpria com o dever de fazer as pessoas rirem. E sim, muitas piadas eram erradas e hoje não funcionariam, mas fazer o exercício de olhar para a comédia analisando o contexto da época é primordial para entender como, até hoje, ela segue sendo o gênero mais popular do cinema brasileiro.
O sucesso dos filmes de comédia no Brasil diz muito sobre o mercado
A Globo Filmes ainda é a principal veia de produções nacionais. A emissora que desde muito tempo investe em novelas e minisséries, hoje também produz conteúdos próprios para o streaming.
Até mesmo a empresa mais tradicional de produção de conteúdos audiovisuais da televisão brasileira, teve que se render à tecnologia de consumo que é tendência entre as principais produtoras do mundo. Hoje, portanto, a Globo produz conteúdos de comédia que vão direto para o Globoplay e também utiliza a plataforma para catalogar o seu acervo de produções nacionais.
Dessa forma, dá para dizer que o gênero comédia faz sucesso aqui no Brasil porque é o que vende e, portanto, será mais produzido pelas grandes empresas. Mas não dá para ignorar que, no passado, esses filmes representavam os anseios de toda uma população que só queria um pouco de entretenimento. Por isso, é importante reforçar que o papel da comédia, independente do contexto da época, sempre será fazer rir.
Dos 10 filmes com maiores bilheterias do cinema nacional, 6 são filmes de comédia. Veja a seguir:
- O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão (1977);
- Se Eu Fosse Você 2 (2009);
- A dama da Lotação (1978);
- Minha Mãe É Uma Peça 2 (2016);
- Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976);
- Minha Mãe É Uma Peça 3 (2019).
Leia também:
Cinema Brasileiro | Curiosidades e momentos moldaram o audiovisual no país