Imagine César Augusto comandando um exército de guerreiros mongóis ou Ben Franklin construindo a Grande Muralha da China? Em “Sid Meier’s Civilization 7”, tais fantasias históricas podem se tornar fatos históricos. O jogo traz novas eras para experimentar, novas civilizações para desenvolver, novos líderes para guiá-las e — pela primeira vez na história da franquia — a capacidade de misturar e combinar líderes e civilizações para construir o império dos seus sonhos mais extravagantes. O portal The Verge teve a oportunidade de testar o jogo e conversar com seus desenvolvedores na Firaxis Games. A breve demonstração de três horas não foi suficiente para sentir como os líderes e as diferentes civilizações trabalham juntos, mas saí empolgado com todas as maneiras como “Civilization 7” pretende mudar o curso da história.
Nos jogos anteriores da série Civilization, as civilizações sempre estavam vinculadas a um líder específico, que geralmente, mas nem sempre, era um chefe de estado notável. Iterações posteriores do jogo ofereceram múltiplos líderes para as civilizações e, em algumas ocasiões em que fazia sentido histórico, um líder poderia estar associado a múltiplas civilizações, como a França e a Inglaterra, ambas tendo acesso a Eleanor da Aquitânia, que, durante sua vida incomumente longa para a época, foi rainha dos dois países.
Em “Civilization 7”, os líderes não estão mais vinculados a países específicos, dando aos jogadores a oportunidade de combinar as habilidades especiais e bônus dos líderes com os atributos e unidades únicas de diferentes civilizações.
O necessidade de equilíbrio da história foi o que trouxe a novidade
“Sabíamos há muito tempo que nossa comunidade queria uma ferramenta para ‘criar sua própria civilização’”, diz Ed Beach, diretor criativo do “Civilization 7”. Beach explicou que questões de equilíbrio tornaram essa funcionalidade inviável para os jogos anteriores, mas era uma prioridade para o Civ 7, como o jogo também é chamado. “Se fizermos todos os líderes equilibrados entre si e todas as civilizações equilibradas entre si, então misturar e combinar funcionará.”
Antes de começar um jogo de Civ 7, os jogadores escolherão seu líder e, em seguida, sua civilização. O jogo fará recomendações sobre qual civilização se adequará melhor a um líder específico, de acordo com as forças e “estilos” de cada um. “Eu escolhi Amina, a rainha guerreira de Zazzau, como minha líder. Ela é uma líder econômica e militar, adequada para civilizações que gostam de lutar ou ganhar muito dinheiro. Eu não gosto de lutar, mas o dinheiro governa tudo ao meu redor, então decidi buscar uma vitória econômica. E embora seus atributos a tornem bem adequada para civilizações como o Egito ou Roma, escolhi-a para liderar sua civilização natal de Aksum” – Comentou Ashley Parrish, do portal “The Verge” e que jogou a versão demonstrativa de “Civilization 7”.
De acordo com Beach, os jogos da série Civilization são desenvolvidos de acordo com uma equação simples onde um terço do jogo é novo, outro terço é atualizado e o último terço permanece o mesmo.
“Embora Civilization seja uma das minhas séries de jogos “essencialmente eu”, eu pulei completamente o Civ 6. Mas, enquanto jogava a demonstração do Civ 7, percebi que o jogo no momento a momento caiu na categoria de “permanecendo o mesmo”. Apesar de ter perdido um jogo inteiro, consegui entender a nova interface do usuário. E o que eu não compreendi completamente, como a funcionalidade que permite aos jogadores desenvolver distritos especializados dentro de uma cidade, o tutorial do jogo fez um ótimo trabalho em me atualizar.” – completo, Ash.
Confira um pouco da personagem escolhida por Ashley “Ash” Parrish, do portal “The Verge”:
“Uma funcionalidade que fez parte da fatia de “atualização” do desenvolvimento de Civilization foi o sistema de eras históricas. Antes, a passagem do tempo era marcada por uma civilização progredindo da era antiga para a era clássica. A Firaxis simplificou as muitas eras históricas em apenas três capítulos — antiguidade, exploração e moderna. Dentro de cada capítulo, há caminhos ou metas legados que o jogador persegue, com cada caminho organizado em uma das quatro categorias que serão familiares para os fãs de Civilization como eu — economia, militar, cultural e ciência. Como eu estava visando a vitória econômica, seu caminho legado correspondente exigia que eu fizesse coisas como estabelecer várias rotas comerciais ou acumular uma ampla variedade de recursos que outros líderes mundiais pagariam caro para obter.”
“No coração de Civilization 7 está a ideia de que a história é construída em camadas. Beach usou a evolução da cidade de Londres como exemplo, explicando como diferentes impérios mudaram dramaticamente o rosto da cidade. Os romanos construíram as muralhas da cidade que os saxões mais tarde melhorariam antes que os normandos viessem e as atualizassem ainda mais.”
“A capacidade de misturar e combinar civilizações vem desse conceito de história “em camadas”, e não termina quando um jogador escolhe seu líder e civilização pela primeira vez. Pela primeira vez na história da série, os jogadores poderão mudar sua civilização em diferentes pontos ao longo do jogo. O jogo acompanha as decisões que os jogadores tomaram e os caminhos legados que perseguiram, e então, quando um jogador avança para o próximo capítulo da história, ele receberá uma nova civilização para liderar com base em suas escolhas.”
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Jogo é divertido e traz diversos elementos que contribuem com a jogabilidade
“Por exemplo, no início da Era da Exploração, eu poderia ter tido a opção de mudar de Aksum para outra civilização focada na economia, como os holandeses. Ou, se eu tivesse explorado suas capacidades militarísticas, poderia ter obtido o império espanhol em vez disso.”
“E embora a ideia de Ben Franklin liderando os chineses possa desagradar alguns amantes da história, a ideia de civilizações evoluindo para algo novo com base nos caminhos que elas seguem e nas tecnologias que desenvolvem é uma história sólida. As várias evoluções de Londres, de uma capital romana regional para a joia da coroa do império britânico, são apenas um exemplo.”
“Temos um sistema que está ouvindo eventos que estão acontecendo no mundo do jogo”, diz Beach. “E ele tem milhares de pequenas histórias que podem surgir do jogo porque algo foi acionado.”
“Esses eventos não precisam ser de escala monumental para a civilização. Meus cientistas haviam desenvolvido uma nova técnica de tratamento de alimentos, mas precisavam saber como aplicá-la: deveriam usá-la em algumas bagas amargas para torná-las mais palatáveis ou usá-la para mergulhar carne de hiena? Como a ideia de comer hiena grelhada não parecia muito atraente, escolhi as bagas, o que levou à descoberta de como cultivar azeitonas.”
“Lamento amargamente que a demonstração não me deixou avançar para a próxima era para ver o impacto que a humilde azeitona teria na história da minha civilização ou nas novas civilizações que Aksum poderia ter evoluído. Esse tipo de narrativa dinástica tem faltado nos jogos Civilization, então estou ansioso para ver todas as novas histórias que Civilization 7 me permitirá escrever.”
O jogo “Civilization 7” teve através da gamescom 2024, a confirmação de sua data de lançamento: 11 de fevereiro de 2025.