O “Festival do Rio”, um dos mais imponentes e fortes eventos de premiação do Cinema Nacional, acontece entre os dias 03 e 13 de Outubro de 2024. 26 longas nacionais concorrem ao troféu Redentor, em diversas categorias do evento. Os destaques de 2024 do evento, a 26ª edição, ficam pelos documentários “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa (a mesma de “Democracia em Vertigem”, indicado ao Oscar, em 2020) e “3 Obás de Xangô”, de Sérgio Machado (“Cidade Baixa”). Já na categoria de longas metragens de ficção, a vez é de Fernando Coimbra e seu “Os Enforcados”. Coimbra é diretor de “O Lobo Atrás da Porta”, que venceu o Festival do Rio, além dos de Havana e San Sebastián, em 2013.
Festival tem diretor que criou série estrelada por Humberto Carrão
Além de nomes já conhecidos, o festival traz também “Avenida Beira-Mar”, estrelado pro Andreia Beltrão e Isabel Teixeira, e dirigido por Maju Paiva e Bernardo Florim e “A Vilã das Nove” de Teodoro Poppovic (que também é criador de “Rota 66 – A Polícia que Mata”, série Globoplay). O evento ainda está anunciando novidades, e promete mobilizar mais uma vez a cidade, com produções cada vez mais diversas, e dando espaço para que jovens diretores talentosos lancem suas obras no festival.
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O “Festival do Rio” tem as mostras competitivas Competição Oficial e Novos Rumos — que concorrem ao Troféu Redentor — e as seleções especiais Hors Concours, Retratos e O Estado das Coisas. Ao todo, o “Festival do Rio” recebeu 752 inscrições em 2024 – 530 curtas e 222 longas. Este ano, a sede do festival será o Armazém da Utopia, no Cais do Porto do Rio de Janeiro, um espaço muito próximo de importantes referências culturais e turísticas, tais como o Museu do Amanhã, o AquaRio e o Museu de Arte do Rio, e atendido pelo serviço do VLT Carioca.
Confira a lista completa de filmes selecionados abaixo.
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Competição Longas de Ficção
Baby, de Marcelo Caetano (SP)
Betânia, de Marcelo Botta (SP)
Enterre seus mortos, de Marco Dutra (SP)
Kasa Branca, de Luciano Vidigal (RJ) — estreia mundial
Lispectorante, de Renata Pinheiro (PE) — estreia mundial
Malu, de Pedro Freire (RJ)
Manas, de Marianna Brennand (RJ)
Os Enforcados, de Fernando Coimbra (SP)
O Silêncio das Ostras, de Marcos Pimentel (MG) — estreia mundial
Retrato de um certo oriente, de Marcelo Gomes (RJ)
Serra das Almas, de Lírio Ferreira (PE) — estreia mundial
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Competição Longas Documentários
3 Obás de Xangô, de Sergio Machado (RJ) — estreia mundial
Alma negra, do quilombo ao baile, de Flavio Frederico (SP) — estreia mundial
Apocalipse nos trópicos, de Petra Costa (SP)
A queda do céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha (SP)
Mambembe, de Fabio Meira (GO) — estreia mundial
Quando vira a esquina, de Chris Alcazar (RJ) — estreia mundial
Salão de Baile, de Juru e Vitã (RJ)
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Competição Novos Rumos Longas
Ainda não é amanhã, de Milena Times (PE) — estreia mundial
A procura de Martina, de Márcia Faria (RJ) — estreia mundial
Avenida Beira-Mar, de Maju de Paiva e Bernardo Florim (RJ)
Centro Ilusão, de Pedro Diógenes (CE) — estreia mundial
Continente, de Davi Pretto (RS)
Incondicional: o mito da maternidade, de Patrícia Fróes (RJ) — estreia mundial
O deserto de Akin, de Bernard Lessa (ES) — estreia mundial
Paradeiros, de Rita Piffer (RJ) — estreia mundial
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Hors Concours
A Vilã das Nove, de Teodoro Poppovic (RJ) — estreia mundial
Câncer com ascendente em virgem, de Rosane Svartman (RJ) — estreia mundial
Filhos do Mangue, de Eliane Caffé (SP)
Kopenawa, de Marco Altberg (RJ) — estreia mundial
Malês, de Antônio Pitanga (RJ) — estreia mundial
Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinícius, de Emílio Domingos (RJ) — estreia mundial
Precisamos falar, de Pedro Waddington e Rebeca Diniz (RJ) — estreia mundial
Virgínia e Adelaide, de Yasmin Thayná e Jorge Furtado (RS)
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Mostra Retratos
Armando Costa: “Televisão pra mim não é bico”, de Victor Vasconcellos (RJ) — estreia mundial
Brizola, anotações para uma história, de Silvio Tendler (RJ) — estreia mundial
Carta a un viejo master, de Paz Encina (RJ)
Janis, amores de carnaval, de Ana Isabel Cunha (SP) — estreia mundial
Moacyr Luz, o embaixador dessa cidade, de Tarsilla Alves (RJ)
Noel Rosa, um espírito circulante, de Joana Nin (PR) — estreia mundial
O nascimento de H. Teixeira, de Roberta Canuto (RJ) — estreia mundial
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O Estado das Coisas
Alarme silencioso, de Ricardo Favilla (RJ) — estreia mundial
Eu sou neta dos antigos, de Adriana Miranda (RJ) — estreia mundial
Sabores, de Claudia Calabi e Fernando Grostein (SP) — estreia mundial
Insubmissas, de Carol Benjamin, Tais Amordivino, Julia Katharine, Luh Maza e Ana do Carmo (RJ) — estreia mundial
Pele de Vidro, de Denise Zmekhol (SP) — estreia mundial
No céu da pátria nesse instante, de Sandra Kogut (RJ)
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Midnight Movies
Abraço de mãe, de Cristian Ponce (RJ) — estreia mundial
A Herança, de João Cândido Zacharias (RJ)
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Coproduções com o Brasil
Dormir de olhos abertos, de Nele Wohlatz (Brasil/Alemanha/Taiwan/Argentina) — integra a mostra Première Latina
Transamazonia, Pia Marais (França/Alemanha/Suiça/Taiwan/Brasil) — integra a mostra Panorama do Cinema Mundial