Começamos a nossa série de matérias sobre o Carnaval do Rio de Janeiro, em 2026. Com a sua abertura não-oficial no último final de semana (03 e 04 de Janeiro), o Rio de Janeiro, que se em algum momento deixa de respirar carnaval, decide sempre abraçar a maior festa do planeta, logo após o Reveillón. E nossa primeira agremiação à dar as caras no portal, é a Acadêmicos de Niterói. A caçula do Grupo Especial, faz a sua estreia no 1º grupo de Escolas de Samba do Rio, mas com muito mais que 13 motivos e quesitos para fazer um grande carnaval.

Escola teve sua vaga na Série Ouro cedida pela Sossego
Fundada em 2018, a Escola comandada por Wallace Palhares, teve em 2022 a sua preterida vaga na Série Ouro, cedida pela Acadêmicos do Sossego, e desde então vem demonstrando por que merece estar no Grupo Especial em 2026. E ao invés de tentar agradar a todos no carnaval vindouro, a Escola comandada pelo carnavalesco Tiago Martins, desde 2024 à frente dos carnavais da azul e branco, escolheu um lado. E políticamente falando, Niterói dobrou à esquerda.

Lula é enredo de uma agremiação pela primeira vez
Juntando-se à outras figuras populares que já foram enredos de escolas de samba, como Silvio Santos, Xuxa, Pixinguinha, dentre tantos outras figuras indiscutíveis, à epoca, Luiz Inácio Lula da Silva, é o nome da vez. Com sua história já passada e repassada em diversas reportagens e conteúdos jornalísticos, no cinema, onde teve um longa biográfico que contou com Glória Pires, na Sapucaí, é a primeira vez que uma escola tem a coragem. Ponto para a audácia da Acadêmicos de Niterói.
Em seu terceiro mandato como presidente do país, e deixando legados marcantes para a maior parte da população, principalmente nordestina, Lula é uma sumidade que talvez viva o melhor momento da sua história para ter a sua vida contada na Marquês de Sapucaí. Entre a vida de operário à de Presidente da República, Lula costura uma história que poucas figuras brasileiras de destaque construíram, tornando-o uma personalidade extremamente popular e querida. E é nisso que a Acadêmicos de Niterói aposta.

Samba-enredo é composto por personalidades “lulistas”
Com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a azul e branco de Niterói promete emocionar a Sapucaí, e com a presença do presidente e sua primeira dama Janja Lula, esperada no desfile. Escrito por Paulo César Feital, Tem Tem Jr., André Diniz, Junior Fionda, Lequinho e Thiago Oliveira, o samba ainda tem entre seus compositores, “lulistas” declarados como Teresa Cristina, Arlindinho e Fred Camacho. Confira abaixo, o Vídeo oficial com o samba, que contém versos populares e que remetem a campanha do petista como “OLÊ, OLÊ, OLÊ, OLÁ, LULA! LULA!”.
Confira trecho da Sinopse do Enredo de 2026 da Niterói
“Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil
Pelo rádio, ouve-se Luiz Gonzaga. Apesar dos chiados, Gonzagão era tão presente quanto os sanfoneiros nas festas nordestinas.
“Não há, ó gente, ó não/Luar como esse do sertão”
No agreste pernambucano, dona Lindu e seus oito filhos viviam integrados à natureza. Um deles era Luiz Inácio da Silva, o Lula. Ele e seus irmãos gostavam de brincar no reflexo prateado da lua cheia naquele chão ressecado.
A vida por lá era dura. Mas medo mesmo a família Silva tinha era das coisas do outro mundo. O que os assombrava eram as histórias de alma penada: o Papa-figo, um velho horrendo que adorava comer o fígado dos pequenos que não se comportavam; os mortos que voltavam do além… A cobra que saía escondida à noite para sugar o leite da mulher que amamentava.
Era o mundo fantástico usado para explicar o inevitável, em um lugar onde a mortalidade infantil fazia parte da realidade. Mesmo mortos, esses bebês se mantinham vivos no sentimento dos vivos. “Era preciso lutar para sobreviver ou morrer lutando”. O fato é que Luiz Inácio cresceu no momento de maior pobreza que sua mãe conheceu. Sem o pai, que foi morar em São Paulo, a lida ficou muito pior.
A diversão misturava-se com a necessidade ao brincar com os bichos que apareciam no quintal. Calangos, coelhos, preás, beija-flores e até caramujos. Com seus estilingues, acertavam os animais para assá-los em espetinhos enfileirados. A paisagem do agreste era o parque de diversões daqueles meninos, e o “brinquedo” favorito de Lula era o pé de mulungu dos arredores de sua casa. Do alto dos seus galhos, o futuro presidente do Brasil vislumbrava os dias com esperança. (…)”
Leia a sinopse completa AQUI.
Leia também: Axé Music | 40 Anos do Movimento Que Mudou a Música e o Carnaval
Escola contratou intérprete e dupla de coreógrafos
A Acadêmicos de Niterói ainda investiu na contratação de Emerson Dias, que retorna ao Grupo Especial, após uma passagem pela Botafogo Samba Clube, na Série Ouro. Emerson foi puxador de Escolas como A Acadêmicos do Salgueiro, do morro homônimo, na Tijuca e da Acadêmicos do Grande Rio, de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Da Botafogo também, foi contratado o Mestre de Bateria, Branco Ribeiro, depois da desistência de Mestre Vitinho, que acabou indo para a Portela. Outra novidade é a contratação da dupla de coreógrafos de comissão de frente Handerson Big e Marlon Cruz. Ambos com passagem pelo Império Serrano.
Niterói abre a 1ª noite de desfiles do Rio
O Carnaval do Rio 2026, segue o mesmo modelo do último ano, com 3 noites de desfiles, mudança aprovada por grande parte do público, orquestra pelos organizadores da festa. No domingo de carnaval, 15/02, a Acadêmicos de Niterói abre o desfile, seguida por Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Magueira, fechando o primeiro dia.

ACADÊMICOS DE NITERÓI
Ficha Técnica:
Fundação: 26/03/2018
Cores: Azul e Branco
Presidente: Wallace Palhares
Quadra: R. Xavier de Brito, 22 – Centro, Niterói – RJ
Site: www.instagram.com/academicosdeniteroi/
Email: [email protected]
Imprensa: Alex Sandro Gardel – (21) 98807-0413
Em 2026:
Enredo: “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”
Carnavalesco: Tiago Martins
Diretores de Carnaval: Hamilton Junior, Saulo Tinoco e Ricardo Simpatia
Intérprete: Emerson Dias
Mestre de Bateria: Branco
Rainha de Bateria: Vanessa Rangeli
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Emanuel Lima e Tainara Mathias
Comissão de Frente: Marlon Cruz e Handerson Big








