AINDA ESTOU AQUI VENCENDO. O filme de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”, conquistou o prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano do Prêmio Platino. Depois se consagrar o Melhor Filme Internacional do Óscar 2025, a história de Eunice e Rubens Paiva venceu também a principal categoria da premiação.
Filme venceu produções europeias na disputa
Indicado junto a produções da Espanha, Portugal, Argentina e México, o filme brasileiro, que também é uma coprodução Globoplay, levou a melhor. Walter Salles levou o prêmio de Melhor Direção pelo longa-metragem, e Fernanda Torres repetiu o Globo de Ouro 2025, e levou a estatueta de Melhor atriz, repetindo as vitórias de Carol Duarte, em 2020, por “A Vida Invisível” e Sônia Braga, em 2017, por “Aquarius”.
Já Salles, venceu ninguém menos que Pedro Almodóvar, pelo elogiado “O Quarto ao Lado”, com Tilda Swinton e Julianne Moore. Os outros concorrentes eram Arantxa Echevarría, por “A Infiltrada” e Luis Ortega, por “El Jockey”.

O Brasil concorreu em 11 categorias, um recorde de indicações.
Além de “Ainda Estou Aqui“, outra produção brasileira premiada o foi a minissérie “Senna”, que venceu na categoria Melhor Criador de Série, com os roteiristas e diretores Vicente Amorim, Fernando Coimbra, Luiz Bolognesi e Patricia Andrade. A série, que narra a trajetória do piloto Ayrton Senna (morto durante o GP de San Marino, no dia 1º de maio de 1994), reforça a qualidade e a potência do audiovisual brasileiro também no formato de séries.
Leia também: Ainda Estou Aqui | Um Sonho Brasileiro que Conquistou o Oscar
O Brasil ainda concorreu com “Cidade de Deus: A Luta não para”, junto de “Senna” à Melhor Série ou Minissérie Ibero-Americano. A vencedora foi a colombiana “Cem Anos de Solidão”, sucesso na Netflix. Andréia Horta (“Cidade de Deus: A Luta não para”), Gabriel Leone (“Senna”) e “Arca de Noé”, Melhor Atriz e Ator, em Série e Minissérie e Melhor Animação, foram outras produções brasileiras que não foram premiadas.
A Premiação
O Prêmio Platino de Cinema Ibero-Americano é uma iniciativa criada em 2014 para celebrar as melhores produções cinematográficas e audiovisuais da Ibero-América, fortalecendo os laços culturais entre os países de língua espanhola e portuguesa.