Preparem o seu coração! O carnaval do Grupo Especial acaba de aterrisar na Passarela do Samba. O Sambódromo do Rio, a Avenida Marquês de Sapucaí, vai começar a respirar o ar das principais escolas do grupo de elite do Rio de Janeiro. Começam hoje, 30, os ensaios técnicos das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval 2026. Quatro escolas ensaiam nesse primeiro dia, das 21h à 0h. Os ingressos são gratuitos.

Polêmica dos ingressos volta à tona com a 1ª noite do Especial

A abertura dos portões está prevista para as 19h. Os ingressos devem ser emitidos no aplicativo oficial do Rio Carnaval. O mesmo aplicativo, apresentou incoscistências assim que foi liberado para o público na semana passada. A LIESA alega que o problema tenha sido resolvido, e o próprio presidente da organização, Gabriel David, disse que no Sambódromo também haverá distribuição de ingressos.
A retirada de ingressos começou na sexta-feira (23), a partir das 12h. Quem já tiver o aplicativo do Rio Carnaval instalado, basta clicar no banner que estará disponível e seguir os passos. Quem ainda não tiver, pode baixar gratuitamente nas lojas para iOS ou Android. Será possível emitir um ingresso por CPF para cada dia de ensaio, para arquibancada ou frisa.
Leia também: Carnaval 2026 | Série Ouro abre a temporada de ensaios técnicos nessa Sexta, 23
Zona Norte e Zona Oeste presente na Sapucaí esta noite
As 4 escolas presentes na Sapucaí essa noite vem de realidades bem diferentes. Enquanto a Acadêmicos de Niterói debuta no grupo especial, a Mocidade Independente de Padre Miguel tenta mudar a história que tem se repetido nos últimos anos na sua trajetória carnavalesca: A sombra do rebaixamento. A escola, foi a 11ª colocada do Grupo Especial de 2025, que rebaixou a injustiçada Unidos de Padre Miguel (ou UPM).
Já a Mangueira, que tem os ensaios técnicos mas esperados do Rio de Janeiro, parece fadada a cumprir a promessa de que “em todo ensaio da Mangueira, chove”. Com um ciclone extratropical se aproximando da cidade, nessa sexta-feira, é certo que seus componentes vão ser benzidos pela tradicional chuva dos ensaios da Estação Primeira. A Unidos da Tijuca fecha o ensaios dessa sexta, com um dos enredos mais fortes do ano, e mostrando que está na briga pelo campeonato em 2026.

Metrô, Supervia e Barcas tem esquema diferenciado para o período
Durante os ensaios técnicos, o metrô vai operar em esquema especial, com funcionamento estendido em datas específicas: Sextas-feiras (23 e 30/01 e 6/02): das 5h até 4h, Sábados (24 e 31/01 e 7/02): das 5h até 2h30 e Domingos (25/01 e 1 e 8/02): das 7h até 2h30. A transferência entre as linhas 1 e 2 também terá ajustes. Às sextas-feiras, a integração será feita entre as estações Central do Brasil e Botafogo. Aos sábados e domingos, a transferência acontece entre Central do Brasil e General Osório.

A Supervia também prepara forte esquema para atender as demandas do público. Estão previstas 77 viagens extras durante os ensaios técnicos, distribuídas entre os ramais Santa Cruz, Japeri, Saracuruna e Belford Roxo. A estação Central do Brasil permanecerá aberta para embarque e desembarque ao fim dos ensaios no Sambódromo. As barcas vão operar com ajustes principalmente na linha Arariboia–Praça XV, com intervalos menores nos horários de pico dos eventos. Nos dias 31 de janeiro, e 1, 7 e 8 de fevereiro, haverá reforço nas viagens, com intervalos reduzidos para 20 ou 15 minutos, especialmente entre 7h e 10h e 12h e 15h, nos dois sentidos.
Confira todo o cronograma de ensaios nesse e no próximo fim de semana
Sextas (30/1 e 6/2), ensaiam as seguintes escolas:
21h: Acadêmicos de Niterói
22h: Mocidade Independente de Padre Miguel
23h: Estação Primeira de Mangueira
0h: Unidos da Tijuca
Sábados (31/1 e 7/2):
20h – Unidos de Vila Isabel
21h – Acadêmicos do Salgueiro
22h – Paraíso do Tuiuti
23h – Portela
Domingo (1º e 8/2):
18h: Unidos do Viradouro
19h: Imperatriz Leopoldinense
20h: Acadêmicos do Grande Rio
21h: Beija-Flor de Nilópolis







