O Brasil segue em festa! Depois de uma semana única com as indicações do Brasil ao Oscar 2025, os holofotes agora viajam de Los Angeles, no EUA, para o coração do Centro da Cidade Maravilhosa, onde mora o carnaval carioca: A Marquês de Sapucaí. No último sábado, 25, se iniciaram os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial, o principal grupo no Desfiles de Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
UPM abriu a noite no Sambódromo
O pontapé inicial da noite foi às 19h, é com uma escola que esteve 52 anos sem frequentar o Grupo Especial, mas voltou com garra, canto e vontade para ficar! A Unidos de Padre Miguel traz o seu enredo sobre o Iyá Nassô, fundadora do Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, conhecido como o mais antigo templo afro-brasileiro ainda ainda em atividade no Brasil. A escola da Vila Vintém jogou a energia da Marquês de Sapucaí lá pra cima, e empolgou a arquibancada do início ao fim.
Já a Unidos da Tijuca, contando um pouco da história de Logun Edé, fez um ensaio correto, onde se destacam alguns quesitos como a bateria do Mestre Casagrande e a comissão de frente preparada para o ensaio. A Mocidade Independente de Padre Miguel fechou o ensaio de sábado, com o seu enredo sobre uma viagem intergaláctica até a sua estrela. Com um samba que não parecia que empolgaria, a verde e branca de Padre Miguel, Zona Oeste do Rio, teve um canto forte, e parece vir com uma estética que rememora períodos áureos, tanto da escola, como de seu carnavalesco, Renato Lage. A escola, inclusive, fez uma bela homenagem à carnavalesca Márcia Lage, falecida no último dia 19.

Leia também: Carnaval | Liesa divulga datas dos ensaios técnicos na Marquês de Sapucaí

A Série Ouro iniciou seus ensaios no Domingo
Já o segundo grupo, agora Série Ouro, iniciou o seus ensaios na Sapucaí, no Domingo, 26 de Janeiro, trazendo as escolas Parque Acari, Em Cima da Hora, Inocentes de Belford Roxo e União da Ilha do Governador. Todas tentando o seu retorno ao grupo especial do Rio. Amanhã, os ensaios começam às 18h, aberto pela escola do bairro do Acari, Zona Norte da cidade.
Confira os horários do ensaios técnicos na Sapucaí:

Cobertura do Carnaval feita pelo Kolmeia.net
Aqui no portal Kolmeia, nós estamos fazendo uma série de reportagens. Falamos um pouco sobre os enredos das Escolas de Samba do Grupo Especial, e até agora, lançamos as matérias sobre a UPM e a Unidos da Tijuca. Na segunda, 27 de Janeiro, a Mocidade Independente é a escola da vez. Acompanhem com a gente!
Leia também: UPM – Carnaval 2025 | Com “Egbé Iya Nassô”, UPM conta história do terreiro afro-brasileiro mais antigo do Brasil
Leia também: Unidos da Tijuca – Carnaval 2025 | Tijuca canta “Logun Edé”, o Orixá menino, em samba composto por Anitta
Carnaval acontece entre fevereiro e março em 2025
O Carnaval do Rio ainda não teve sua abertura oficial, ainda que as escolas de samba, suas quadras e bairros, nunca parem de respeitar o samba.

Os Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, acontecem no Sambódromo, entre 28 de Fevereiro e 3 de Março. Esse ano, a novidade ficou por conta do Grupo Especial, que agora tem 3 dias de desfiles, ao invés dos tradicionais domingo e segunda-feira de carnaval.