Chegou a hora da verdade. Depois de muitos jogos, idas e vindas da tabela e um playoff disputado, as duas maiores equipes do CBLoL 2021 iriam se enfrentar. De um lado, a famosa paiN Gaming, uma das equipes mais antigas do cenário e com jogadores muito experientes na line-up. A equipe havia tido um início complicado no campeonato, mas aos poucos se reergueram. Com isso, o time passou a funcionar bem em equipe e, um jogo de cada vez, alcançou importantes vitórias até a final. Do outro lado, tínhamos a estreante no cenário Vorax. A equipe iniciante no CBLoL se mostrou apagada no início e gerou dúvidas. Contudo, o salto foi gigantesco e, quando finalmente tiveram destaque, eles destruíram. Tiraram times fortes, venceram muitos adversários e chegaram na disputa pelo troféu. Ambos demonstraram uma campanha impecável e agora iriam provar quem era o melhor. Quem seria o grande campeão? Confira!
JOGO 1: O PRIMEIRO PASSO PARA A VITÓRIA
Diferentemente do que vimos nas séries anteriores destes playoffs, desde o nível 1 já se faziam jogadas. Antes dos minions chegarem, Wos gasta seu flash para tentar abater tinowns, forçando o flash dele cedo. Posteriormente, foi a vez da paiN tentar criar algo aos 3 minutos. CarioK tentou um dive e parecia que daria certo, mas a Vorax respondeu e, mesmo abatendo Wos, a paiN acaba cedendo abates em Luci e no próprio CarioK. Contudo, a paiN não se deixou abalar e tentou outro dive no top, desta vez conseguindo abater fNb. A partida mal havia começado e as coisas já esquentavam na final do campeonato.
As coisas corriam equilibradas até o momento de a Vorax disputar o segundo dragão com a paiN. Antes do objetivo ser realizado, a equipe da Vorax conseguiu abater dois adversários e conseguiu o dragão, garantindo espaço. Alguns minutos depois, os vorazes encontraram outra oportunidade no bot e conquistaram mais 3 abates, com double kill de fNb. Os abates foram conquistado aos poucos e a Vorax foi solidificando a sua vantagem, levando torres e objetivos. A paiN sentia cada vez mais o jogo escorregar através de seus dedos.
Enquanto a paiN era lentamente sufocada, a Vorax era em cada jogada abria o mapa do adversário. Depois de algum tempo, Yampi encontrou um engage perfeito e abateram 3 jogadores, com triple kill de Matsukaze. Com isso, eles garantem o Barão para derrubar de vez as torres da paiN e rasgava as rotas inimigas. Com calma, eles abriram todos os inibidores da paiN, abriram as torres do Nexus e ainda foram conseguindo mais abates. Por fim, depois de toda a pressão conquistada, a Vorax conseguiu derrubar o Nexus e garantir a primeira vitória nesta final do 1º split CBLoL 2021.
JOGO 2: EM BUSCA DO TROFÉU
Não diferente do primeiro jogo, a Vorax trouxe estratégias desde o level 1. Desta vez miraram o Robo no top, que acabou sendo abatido pelo Krastyel e garantiram a vantagem inicial. Posteriormente, a Vorax tentou garantir pressão nas lanes enquanto Yampi focava no topo, mas a situação complicou. A Vorax tenta divar Robo e não consegue, mas CarioK aparece com seu level 6 e garante um double kill impressionante. Nisto, a paiN aparece melhor no jogo e abre bem o segundo jogo desta final do CBLoL.
O jogo ficou rodando em torno dos objetivos para a paiN, como dragões e arautos. A equipe jogava em torno dessas rotações e, mesmo quando acabavam sendo engajados, absorviam pressão e garantiam sua vantagem. Com isso, enquanto Robo garantia pressão contra fNb e abria a rota, CarioK jogava em torno dos objetivos e tentava abrir sua vantagem para o resto do time. Apesar disso, a Vorax tentava segurar e tinha o Krastyel crescendo bem, a ponto de conseguir solar o Robo na rota lateral. O jogo era pegado mas mesmo assim, a paiN lentamente pressionava, pegando torres, dragões, abates e tinham tudo para levar o jogo.
Depois de tanta pressão, as equipes começaram a rodar em torno do Barão até o momento em que uma luta explode, sendo um abate para cada lado. A paiN acaba não fazendo o objetivo e a Vorax segura o game. Contudo, depois que Krastyel sofre pickoff, a paiN faz o objetivo e ainda conseguem 3 abates. A situação da Vorax ficou muito delicada, com todas as torres fora da base derrubadas. Desta forma, a paiN abriu inibidor do topo e vão lutar pela alma. Quando a Vorax dá as caras no rio, a paiN deleta os adversários em um ACE e empata a série nesta final do campeonato.
JOGO 3: HORA DO DESEMPATE
Desta vez, a Vorax não criou nada nada no nível 1 já que não teriam o elemento surpresa. A partir disso, a disputa girou em torno dos caçadores, com disputas acirradas por objetivos. Neste ritmo, com CarioK tentando pressionar Yampi, acaba acontecendo um invade que dá muito errado. Com a entrada do caçador, a Vorax responde e acaba garantindo um double kill para fNb. Não garantem o arauto para os vorazes, mas diminuem o ritmo da paiN neste terceiro jogo desta série final do CBLoL.
Entretanto, a paiN mais uma vez não se deixava acanhar com a guinada do seu adversário e tentava avançar na partida de outras formas. Eles conquistaram espaço de mapa levando torres e objetivos. Chegou um momento em que a Vorax leva o terceiro dragão e a paiN cobra isso em team fight. Quando as coisas explodem, Luci segura todo o dano da Vorax enquanto a paiN derrete os inimigos, garantindo triple kill para brTT. Por consequência disso, eles abriram até a T2 do bot.
A Vorax, mesmo contra a parede, também achou oportunidades. Após um arauto que levou a T2 do top, os vorazes abateram Robo e iniciaram o Barão. A paiN tentou contestar com menos um e, surpreendentemente, abateram 3 e levaram o objetivo. De resposta, a Vorax encontra um engage sensacional, tira o buff de todos e mantém o equilíbrio. As coisas seguiam proporcionais e, nesse vai e vem, a paiN conquistou a alma e tentou o Barão. Entretanto, a Vorax cobrou vários abates e levou o buff. Por fim, enquanto empurravam as rotas, um engage ruim da Vorax acabou gastando tudo no Robo, que virou tudo de volta e, com seu time, levou 4 abates. Com um erro, a paiN vence a partida e vira a série com 2 a 1!
JOGO 4: SERIA A GRANDE DECISÃO DO CAMPEONATO?
Depois de uma virada na série para a paiN com 2 a 1 no placar, a equipe veio com todo o conforto e moral para, quem sabe, fechar a série. Entretanto, era óbvio que esta não seria uma tarefa fácil, já que os vorazes estavam longe de desistir agora. A disputa não era acirrada apenas nas partidas, mas na própria série em si. Já no jogo, o que vimos dessa vez foi uma grande rotação dos caçadores não para disputarem entre si, mas para conseguirem ganks sempre que pudessem. Com isso, uma jogada de cada vez, ambas as equipes encontravam espaço mas não rolavam abates.
Ambos os caçadores buscavam oportunidades paralelamente, mas o primeiro a encontrar algo efetivo foi CarioK com gank mid, que gerou first blood nas mãos de tinowns. Depois disso, o placar da paiN disparou, e em todas as vezes o tinowns levava o abate. Com 15 minutos, tin já estava 5/0 (todos os abates da paiN) e com ítem mítico fechado. A situação ficava cada vez pior e a Zoe, aos poucos, se tornava o pesadelo da Vorax.
A Vorax tentava ganhar espaço de mapa empurrando as rotas laterais, além de alguns poucos pickoffs no decorrer do jogo. Entretanto, a pressão e o ritmo ainda estavam com a paiN. Eles fizeram dragão, além de levarem T2 do mid e T3 do bot de uma vez só. Com o abate no Wos, a paiN tenta fazer Barão com um a mais, porém uma entrada maravilhosa do fNb consegue parar o objetivo com 3 abates para cada lado. Mesmo assim, a paiN estava imparável. Eles cercaram a T3 do mid. abateram 4 jogadores e finalizaram a partida. Estávamos presenciando o último jogo do 1º split CBLoL 2021. A paiN Gaming era a grande vencedora deste campeonato!
A GRANDE CAMPEÃ DO 1º SPLIT CBLOL 2021: PAIN GAMING
Depois de todo o caminho percorrido, das adversidades e de cada partida jogada, a paiN atravessou todo o split e conseguiu o troféu. A equipe havia chegado na final do split passado contra a INTZ e acabou perdendo a série, ficando com o segundo lugar. Já neste split a equipe veio com tudo que tinha, evoluiu muito durante o campeonato e garantiu uma vitória incontestável. GG paiN Gaming!
Com isso, a equipe da paiN encontrou o troféu após 6 anos e garantiu sua vaga para o MSI. O MSI vai rolar entre os dias 6 e 27 de maio na Islândia e, neste ano, não terá fase de entrada. Ou seja, a paiN vai diretamente para a fase de grupos do campeonato, sem fase de entrada. A partir disso, veremos a paiN disputando a arena contra os mais fortes do mundo de várias ligas regionais (Europa, América do Norte, China, etc). A equipe irá para o grupo B, onde iremos enfrentar MAD Lions (LEC), PSG Taln (PSC) e Istambull Wildcats (TCL).
Portanto, vamos torcer pela equipe brasileira e mostrar todo nosso potencial lá fora. A todos que acompanharam a nossa cobertura deste 1º split do CBLoL 2021, nosso muito obrigado. Não esqueçam de acompanhar a paiN no MSI e fiquem por dentro do Kolmeia para ainda mais informações sobre LoL Esports. Nos vemos no Rift!
Leia também: Final Level e Riot Games lançam o Desafio das Estrelas