A produção levou 9 estatuetas no total
Finalmente, os ganhadores dos principais prêmios BAFTA® foram anunciados neste final de semana. A saber, o anúncio ocorreu durante uma cerimônia virtual que celebrou o melhor das programações e performances de 2019. Entre os destaques da noite: CHERNOBYL. Afinal, a série da HBO, venceu não só como Melhor Minissérie, mas também como Melhor Ator, pela a performance de Jared Harris. Vale lembrar que essas são duas das categorias mais importantes.
Chernobyl foi o programa mais nomeado na história do BAFTA®
A série original, baseada no desastre nuclear de 1986, de fato, atingiu o recorde de programa mais nomeado na história da premiação. Uma vez que foram 14 indicações em um único ano. No final de julho, durante o primeiro anúncio dos vencedores do BAFTA®, a minissérie, que também venceu o Emmy® de Melhor Série Limitada em 2019, conquistou as estatuetas em várias categorias. A saber, Melhor Figurino, Melhor Direção de Ficção, Melhor Edição de Ficção, Melhor Música Original, Melhor Fotografia e Iluminação de Ficção, Melhor Design de Produção e Melhor Som de Ficção.
HBO foi a mais premiada
A HBO, por sua vez foi a mais premiada nesta 14ª edição dos prêmios BAFTA® entre todos os canais de televisão e plataformas de streaming. Além de CHERNOBYL, também foi reconhecida, ao lado da Amos Pictures e Channel 4, pela produção de DEIXANDO NEVERLAND, premiado como Melhor Documentário. Além disso, outras séries originais previamente anunciadas como vencedoras foram: HIS DARK MATERIALS, baseada nos livros de Philip Pullman, que levou a melhor nas categorias Efeitos Especiais, Visuais & Gráficos e Identidade Gráfica & Títulos. Outra série dramática premiada foi SUCCESSION, que rendeu ao seu criador Jesse Armstrong o BAFTA® de Melhor Roteirista de Drama.
Gosta de séries ambientadas nos anos 80? Então leia: Anos 80 em séries!