Julho é o mês de aniversário da Cinemateca do Museu de Arte Moderna. Certamente, os 65 anos dessa coleção de arte tão amada não passaria em branco. Então, em comemoração, o MAM expandiu suas fronteiras físicas e, ainda esse mês, a coleção da Cinemateca estreia em uma das maiores plataformas de vídeo profissional do mundo, o Vimeo. Essa estreia ocorre num momento em que se debate muito sobre o futuro do cinema. Afinal, a pandemia obstruiu o acesso às salas de cinema tradicionais, empurrando muitas estreias para as plataformas de streaming.

O MAM divulgou que o canal da Cinemateca no Vimeo dará continuidade ao trabalho desenvolvido no auditório Cosme Alves Netto. Portanto, trata-se de uma sala virtual que funcionará como “um espaço de divulgação e valorização do patrimônio audiovisual”. Vale lembrar que se trata de um espaço democrático e aberto aos produtores de conteúdo audiovisual.
O consumo da arte cinematográfica na atualidade
É importante salientar a postura da Cinemateca diante das questões que permeiam o cinema atualmente. Antes da pandemia já havia uma discussão sobre cinema versus plataformas de streaming. No entanto, esse questionamento se acirrou com a impossibilidade de acesso às salas de exibição da sétima arte. Esse debate se desdobrou ainda nas definições do que é cinema, do que pode ser considerado arte e sobre a maneira como o público se relaciona com o consumo dessa arte. (Inclusive, o Kolmeia tem uma texto bem interessante sobre o cinema pós-covid e vale À pena clicar no link para conferir). A postura do MAM diante desse fato, foi a seguinte:
“Vale lembrar que a importância e o alcance possibilitado pela internet e pelas tecnologias digitais não devem obliterar a experiência da sala escura. Esta seguirá sendo o único local onde é possível proporcionar um contato com as obras do passado em seus formatos e condições originais. Neste sentido, o canal virtual não vem substituir, mas expandir o espaço da sala de cinema, em particular neste momento tão delicado de crise sanitária que estamos vivendo”.
Programação inicial da Cinemateca no Vimeo
A programação inicial é voltada principalmente para o público infantil. Porém, adultos curiosos e amantes da sétima arte também podem apreciar o conteúdo. Segue programação no parágrafo abaixo, retirado do próprio site do MAM, no seguinte link. Confira:
A inauguração contará com duas mostras. A saber, a primeira é a Mostra Petrobras de filmes para crianças que vai apresentar um conjunto de 26 produções brasileiras voltadas para a primeira infância selecionadas pela Cinemateca com a colaboração do Dia Internacional da Animação e do CINEAD da Faculdade de Educação da UFRJ. Os filmes estão organizados em três programas que reúnem animações realizadas com diferentes técnicas e por pequenos filmes denominados “Minutos Lumière” criados por crianças em um exercício audiovisual que procura recuperar os gestos iniciais dos cinegrafistas da empresa dos irmãos Lumière.
Será apresentada também a mostra Cinemateca 65 anos. Esta estará dividida em quatro programas, com três longas e cinco curtas.Certamente, será um grande ode ao Cinema brasileiro e grandes nomes do nosso audiovisual estarão em cartaz!
Ansioso para conferir esse lançamento incrível? Nós também! O Kolmeia ama cinema! Você também ama? Então, continue acompanhando nossos textos!