Por meio de programa de TV, Disney apresentou seus principais desenhos animados
Um dos maiores sucessos da TV e que passava alguns dos melhores desenhos animados: o “Disney Cruj” está no imaginário de muitos como uma boa recordação da infância. Dentre as incríveis atrações que ele transmitia, podemos citar “Timão e Pumba” que está no catálogo da Disney para alegria dos fãs.
Ontem, entrou no Disney Plus a série da dupla de amigos mais engraçada dos clássicos Disney. Que presente para os nostálgicos! O acontecimento gerou saudade do antigo programa “clandestino” que passava no SBT.
Os melhores anos, os melhores desenhos.
Quem nasceu na década de 1990 (já estou me entregando) lembra de programas de TV que viam naqueles tempos. Uns muito bons, outros bem questionáveis, principalmente se você era criança. Os desenhos, claro, têm forte influência nesses momentos mágicos. Se for Disney, então…
Quem não lembra de almoçar assistindo “Chaves”? Ou ficar ansioso para a chegada do horário do “Disney Cruj” querendo assistir a todos os desenhos animados da Disney? Sem mencionar, os animes como “Os Cavaleiros do Zodíaco”.
A TV era o principal entretenimento das crianças
Pode parecer estranho, mas numa época que [praticamente] não existia Internet, as emissoras de televisão eram as responsáveis por proporcionar esse tipo de entretenimento. Muitos desses programas eram trazidos de fora e demoravam a chegar por aqui. Inclusive, até meados dos anos 2000, esse era um problema recorrente. Há vários exemplos de séries que passaram no SBT após o término da mesma nos EUA. “Eu, a Patroa e as Crianças” é um exemplo.
Com os desenhos animados não era diferente. E um dos principais programas era o “Disney Cruj” que passava no SBT à noite e tinha uma linguagem bem jovem (para os jovens da época, claro).
O programa de TV Disney Cruj
O “Disney Cruj” foi um programa que a geração 90 assistiu no SBT. Ele passou de 2001 até 2003. Porém, sua estreia foi em 1997, mas com o nome de Disney Club. O programa era uma parceria direta com a Disney e supervisionado por Cao Hamburger, responsável pelo “Castelo Rá-Tim-Bum”, da TV Cultura. Esse fato já explica o sucesso.
“A atração mesclava crianças e adolescentes como apresentadores, que chamavam desenhos da empresa americana na TV paga e na aberta, no SBT, até 2003.” (VEJA SÃO PAULO)
Uma curiosidade é que parece que a ideia de Cao Hamburger saiu de uma obra de Carlos Drumond de Andrade, “O Poder Ultra-Jovem”.
O significado de CRUJ
Cruj não era só uma palavra aleatória. A premissa do programa eram jovens que criaram uma tv pirata e “invadia” a programação dos adultos para passar desenhos.
Logo, o significado é bem propício: Comitê Revolucionário Ultra-Jovem.
Todo dia, os personagens Caju, Chiclé e Macaco interceptavam a programação e exibiam vários desenhos para os jovens. Mais tarde, entra uma personagem feminina forte: Malu, cujo codinome era Maluca.
Mesmo não sendo a real intenção do programa, ele passava a mensagem que os jovens precisavam ser ouvidos ter seu espaço.
Os melhores desenhos da Disney
Como mencionado anteriormente, o programa era uma parceria com a Disney. Assim, passavam somente desenhos animados da companhia. Hoje, o Disney Plus possui vários desenhos e séries que passaram naquela época.
No último dia 15 estreou no streaming a série “As Aventuras de Timão e Pumba”, temporadas 1, 2 e 3. Timão e Pumba fizeram tanto sucesso no filme “O Rei Leão” que em 1995, os dois ganharam um programa só deles.
No desenho, os amigos suricato e javali se envolvem em diversas aventuras e desventuras na savana e até em outros países como Canadá. O show teve cinco temporadas. Porém, no D+ só tem três temporadas.
Interessante que por ser uma série antiga, tem representações negativas de culturas, mas vale o aviso antes de iniciar o conteúdo. Na cultura extrema do cancelamento, é arriscado colocar no catálogo.
“Hércules” (1999)
“Hércules” foi outra derivada de um longa da Disney de 1997. No Brasil, passou entre 1999 e 2006. O desenho, assim como o filme, era baseado na mitologia grega.
“A Turma do Pateta” (1992)
O desenho animado foi estrelado pelo personagem Pateta em 1992 e teve o total de 79 episódios. No Brasil, foi exibido no SBT pelo Disney Cruj (entre 1997 e 2000). Os episódios giravam, basicamente, em torno da relação do Pateta com seu filho Max, de 11 anos.
Nesta matéria, foi possível retornar aos velhos tempos e relembrar alguns clássicos dos desenhos animados. Ainda faltam muitos neste “lista”. E, infelizmente, nem todos estão no catálogo do D+. Destes, somente “Timão e Pumba” se encontra no streaming do Rato, assim como o filme do Pateta.
Bem que uma espécie de “Disney Cruj” poderia voltar, não é mesmo?
“Cruj, Cruj, Cruj, Tchau!”
Karine F. Brito
Veja também: 4 filmes baseados em games para assistir em 2021