Jogos mobile, produção de conteúdo e campeonatos regionais estão nessa lista

A agência Newzoo, pela análises de esports, lançou um relatório sobre alguns caminhos em 2021 nesse setor. O documento aponta cinco tendências a serem observadas nesse ano na indústria dos esportes eletrônicos. Além disso, analisou as mudanças causadas pela pandemia e como o ecossistema irá se comportar daqui para frente.
Jogos mobile com maior protagonismo dentro cenário de esports
A princípio, a Newzoo aponta um crescimento dos esports mobile, rumo ao “primeiro escalão”. Aliás, há uma expectativa de um pico de espectadores, principalmente para PUBG Mobile e Garena Free Fire. Portanto, com crescimento na China, no Sul e Sudeste Asiático e América Latina, os jogos podem estar entre os cinco títulos principais.
Produção de conteúdo será uma arma poderosa
Outro ponto observado foi que as equipes de eSports diversificarão suas operações, afastando-se ainda mais das estruturas esportivas tradicionais. Um exemplo disso foi a equipe 100 Thieves, que promoveu sua marca, através das competições, roupas e estilo de vida. Com isso, a criação de conteúdo e marketing de influência serão peças fundamentais.
Em particular, o relatório observa as várias vantagens de contratar criadores de conteúdo. Afinal, para uma equipe de eSports, ter ativos para ativações de patrocinadores, poder de negociação com plataformas e os recursos adicionais fornecidos ao criador de conteúdo.
Dando um empurrãozinho nos esportes
Paradoxalmente, à medida que os esports se afastam do modelo tradicional de esportes, os mesmos buscarão os esports para avançar. Afinal, após ter sofrido um impacto significativo com a pandemia COVID-19, as organizações esportivas tradicionais buscarão inovar e expandir suas atividades no espaço de esportes eletrônicos.
Competições regionais em alta nos jogos eletrônicos
Com as viagens ainda limitadas no futuro previsível, 2021 provavelmente será outro ano com um foco maior no jogo baseado nas ligas e em competições regionais. Finalmente, Newzoo observou que as plataformas de streaming continuarão a aumentar suas categorias de conteúdo não relacionado a jogos. No ano passado, Just Chatting se tornou o líder esmagador entre todas as categorias do Twitch, e essa tendência continuará, dado o aumento significativo na audiência que o Twitch e o YouTube viram durante a pandemia.