Definitivamente, 2023 está sendo o ano em que os estúdios estão adaptando os jogos de videogame. Em Janeiro tivemos a adaptação de The Last of Us, em Março foi a vez do Mário e agora chegou a vez do Gran Turismo ganhar sua adaptação. Então, aperte os cintos que agora vamos pegar a grande reta das críticas.
Apesar de Gran Turismo nunca ter tido um modo história, inspirou muitas histórias
Antes de começar a falar do filme em si, vale lembrar que diferente das últimas adaptações de games, apesar de ser o jogo exclusivo da PlayStation mais vendido de todos os tempos, Gran Turismo nunca teve um modo história. Na verdade, a proposta dele sempre foi ser um simulador de corrida com várias missões a serem executadas e, claro, além das diversas competições offline e online, a sensação é que o produtor do game Kazunori Yamauchi ou tio kas quer que você aprenda o máximo possível sobre carros, pistas e peças de carro.
Na verdade, as histórias do jogo estavam mais ligadas aos pro players e jogadores casuais do que ao jogo em si.Aliás, um exemplo disso é que o enredo do filme se baseia numa história real. Em outras palavras, mesmo o longa tendo o nome de um jogo e o mesmo aparecendo diversas e diversas durante a sua duração, não sei se o termo adaptação de game se aplica aqui, mas enfim!
O diretor Neil Bloomkamp trouxe sua bagagem publicitária e de curtas metragens inspiradas no mundo automobilistico
Gran Turismo, o Filme é dirigido por ninguém menos que Neil Blomkamp, responsável tanto pelo brilhante Distrito 9 quanto pelo desastroso Na Mente do Demônio. Mas posso adiantar que há mais acertos do que erros. Ao observar o histórico de produções de Neil, há alguns filmes publicitários para a indústria automotiva, alguns curtas metragens de perseguições de carro, talvez isso explique o motivo das cenas de corridas e detalhes dos carros serem uns dos pontos altos desse filme. Algumas cenas de corridas te fazem apertar o braço da poltrona do cinema ou geram uma nostalgia/vontade de jogar Gran Turismo de novo.
Outro ponto alto do filme é, sem dúvidas, a participação do ator David Harbour. Apesar de não ser o personagem principal, sua atuação de ex-piloto/mecânico de uma equipe de gente escrota/instrutor casca grossa faz com que a audiência se conecte ainda mais com a história em si. Quanto aos demais atores, apesar de ter um roteiro que funciona pra um filme desse gênero, eles não se sobressaem tanto quanto Harbour, incluindo Orlando Bloom.
Um filme para quem é fã da franquia ou de filmes de corrida
Em suma, Gran Turismo será um excelente entretenimento para os fãs da Franquia, mostrando que a marca PlayStation Studios está levando cada vez mais a sério as adaptações das obras dos videogames para as telas. Para quem ainda não conhece o jogo, mas é apaixonado por corridas, também terá uma bela experiência cinematográfica com carros, pistas e ultrapassagens.