Após muita expectativa, o Hacking.Rio Talks teve início nesta segunda-feira.
Englobando dois eventos distintos (o Fórum Internacional de Tecnologia e Inovação e o Rio Summit), o Hacking.Rio Talks trouxe neste primeiro dia, de forma gratuita e totalmente online, personalidades relevantes a fim de discutir o rumo da sociedade e das novas tecnologias e os desafios a serem superados no período pós-pandemia.
Em primeiro lugar, a apresentação do evento é realizada por Lindália Junqueira (CEO Ions e Hacking.Rio), que dá as boas-vindas antes de iniciar os painéis.

A partir de agora, você verá um resumo deste primeiro dia de Hacking.Rio Talks:
FITI (Fórum Internacional de Tecnologia e Inovação)
Painel França
O painel França contou com a presença de Xavier Leclerc (fundador da MOX Digital e Rio Futuro) e Paul Duan (fundador da Ong Bayes Impact).
Durante o bate-papo, discutiram sobre os impactos da pandemia na França e como as empresas e instituições lidaram com a situação para amenizar o impacto.
Além disso, também foi falado sobre o aplicativo desenvolvido por Duan, através da Bayes Impact, que auxilia na luta contra o Covid-19 chamado Conotify.org , uma espécie de sistema de notificação criado para pessoas que tiveram contato com outras pessoas possivelmente contaminadas.
Painel Portugal
Com a presença de Eduardo Migliorelli (Co-Founder e CEO Atlantic Hub), Pedro Pires de Miranda (Presidente Siemens Portugal) e Nuno Rebelo de Sousa (Presidente da Fed. das Câmaras de Comércio do Brasil).
Em pauta, a retomada da economia em Portugal após a pandemia e a otimização do tempo como nova tendência no mercado.
Do mesmo modo, Pedro Pires afirma em sua fala que o B2B foi bem menos afetado que o B2C, pois os serviços às empresas nacionais precisam ser mantidos, citando o caso da Siemens.
Painel Canadá
O Painel Canadá contou com a presença de Regina Noppe (CEO Dream 2B), Carolina Albernaz (Câmara de Comércio Brasil-Canadá), Shafin Tejani (Victory Square Labs) e Sherry Colbourne (Spark Centre).
Na pauta, foram discutidas as soluções que geraram impacto positivo no país.
Nesse sentido, o país foi destacado como um dos maiores ecossistemas de inovação do mundo, lidando com IA, e-commerce, healthtech, e startups, que auxiliam no desenvolvimento e que estão rendendo frutos para amenizar a situação na retomada da economia.
Por fim, segundo Carolina, a forma como a retomada acontecerá é influenciada por diversos fatores, como as eleições nos EUA, pois isso afeta diretamente o comércio entre os países.
RIO SUMMIT
[Re]Tomada Já!
Primeiramente, Antônio Florêncio (Presidente da Fecomércio-RJ) fala sobre as ações do SENAC RJ na área da educação e da parceria com o Sebrae Rio para o fomento do setor varejista visando os micro e pequenos empresários.
Além disso, cita também o desenvolvimento de workshops de bio-segurança e práticas de prevenção à Covid-19 voltados para os segmentos de gastronomia, turismo, hotelaria, beleza e estética.
Antônio Alvarenga (Diretor Superintendente SEBRAE-RJ) destaca a criação de um portal para orientar os micro e pequenos empresários sobre crédito e gestão de negócios.
HUMANICITY
Apresentado por Gerd Leonhard (CEO The Futures Agency).
Em sua fala, Gerd cita a necessidade de adaptação e reinvenção no período de pandemia, visando o coletivo.
Nesse sentido, ele destaca as mudanças no cotidiano, como shows de forma online, (lives), e competições esportivas ocorrendo de forma virtual.
Devemos parar de perguntar “o que o futuro nos trará?”, como se ele fosse determinado, decidido ou inventado por outra pessoa. A verdadeira pergunta é: “Que futuro nós queremos?”.
Gerd Leonhard
Future Work Or No Work
O quadro contou com a participação de Juan Pablo Correa (EXEC Partner & Head da Latam Desk), Luiz Felipe Massad (Diretor de Gestão de Pessoas – Magazine Luiza) e Andrea Schwarz (LinkedIn Top Voices 2019).
Neste quadro, o debate girou em torno da mudança do trabalho e questões de adaptação ao ambiente, onde houve uma disrupção do trabalho causada pela pandemia.
Além disso, foram abordados temas sobre inclusão e acessibilidade e o que as empresas devem fazer para promover essa mudança.
Sem diversidade não há inovação.
Andrea Schwarz
EXO’s: Organizações Exponenciais
Sendo apresentado por Francisco Milagres (Fundador Mirach Ventures), que contou sobre suas experiências em corporações e negócios.
Francisco explicou sobre a Singularity e a criação de organizações exponenciais, buscando implementar a metodologia em instituições para trazer inspiração.
Além disso, durante sua fala abordou o tema “Como Liderar a Transformação Nesse Cenário?”, falando sobre a necessidade de adaptação em meio a cenários como o atual.
Criatividade Para +Humanidade
O quadro contou com a participação de Lincoln Seragini (Founder Casa Seragini) e Lucas Foster (idealizador do Prêmio Brasil Criativo).
Sob o mesmo ponto de vista, os participantes discutiram sobre suas experiências criativas e falaram de suas impressões sobre o mercado de startups.
A Falácia da Inovação Corporativa
Participaram do quadro Marcela Gonçalves (CDO Multiledgers Women In Blockchain BR), Valéria Brandini (antropóloga empresarial), Valéria Queiroz (Co-founder My HealthData), Courtnay Guimarães (Founder Brazilian Blockchain) e Dreyson Queiroz (designer/programador).
Neste quadro foi abordada a origem da inovação no ecossistema corporativo, que não se restringe a apenas um departamento específico, e destacando a necessidade de integração de todos os setores para alcançar a inovação.
Os Meiras: Edutech Family
Contou com a presença de Pedro Meira, Sílvio Meira e Luciano Meira.
Neste quadro, os participantes discutiram sobre sistema de educação e métodos de ensino e sobre a tecnologia ser fundamental, destacando também as vagas na área da tecnologia no mercado nacional.
Sexy Canvas
Quadro apresentado por André Diamand (Sexy Canvas Academy ).
André realizou uma análise sobre a metodologia e explicou o passo-a-passo de sua aplicabilidade visando projetos.

Top Hackers
Por fim, no último painel do Rio Summit, Yu Yi Wamg Xia, Vinicius Kenzo, Vinicius Moraes, Mayara Ribeiro Mendonça, Leka Hattori e Gabriella Bonelli Rangel debatem sobre suas participações em hackathons e sobre a importância desse tipo de evento para o desenvolvimento de novas ideias, projetos e tecnologia.
E aí, ficou com gostinho de quero mais? Não se preocupe!
A Kolmeia fará a cobertura de todos os dias do evento e em breve teremos matérias especiais sobre cada painel apresentado no Hacking.Rio Talks!
Ainda não se inscreveu? Corre que dá tempo! Acesse https://hackingrio.com/ e fique por dentro de tudo o que rola no evento. Curte Tecnologia? Então conheça nossa sessão clicando aqui.