A Variety divulgou uma matéria nos últimos dias que trouxe uma série de informações sobre o futuro da Marvel Studios. Parece que Kevin Feige se reuniu com executivos da empresa em Palm Springs no mês de setembro para discutir soluções para os problemas que vem deixando tanto eles quanto os fãs apreensivos. Com isso, nós resumimos os pontos mais importantes debatidos. Confira abaixo!
Leia também: Artigo | Uma breve viagem sobre o Multiverso da Marvel – Parte 1
O elefante na sala chamado Jonathan Majors
Acusado por agressão no início desse ano, Jonathan Majors vem enfrentando uma intensa batalha judicial nos últimos meses que podem culminar em sua prisão definitiva. Recentemente foi divulgado que o ator teria mentido a respeito da índole da vítima, de forma a tentar minimizar seus atos, o que acabou piorando sua situação perante a justiça americana.
Um dos pontos levantados pela Marvel seria de substituir o ator por outro nome, assim como fez com o personagem Máquina de Combate que era interpretado por Terrence Howard em Homem de Ferro (2008) e que foi substituído na sequência por Don Cheadle, que carrega o papel até os dias de hoje.
Outra opção seria substituir Kang como o grande vilão da saga multiversal pelo Doutor Destino, famoso vilão do Quarteto Fantástico que por acaso é o vilão original nos quadrinhos de Guerras Secretas, arco que seria adaptado no quinto e sexto filme dos Vingadores que tem estreia prevista para 2026 e 2027.
Essa possível substituição de personagem vem carregada de muita desconfiança visto todo material que já fora apresentado sobre Kang até então. Não podemos esquecer que o personagem foi protagonista de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e teve grande destaque na primeira temporada de Loki. Além disso, ele tem sido ponto central do desenvolvimento da segunda temporada da série do deus da trapaça.
Uma fonte não revelada que teve acesso a season finale de Loki, disse para a Variety que a “Marvel está ferrada com tudo que fez com Kang”, referindo-se ao fato do personagem ter ainda mais destaque no final da série que vai ao ar na próxima semana. É importante lembrar que a produção não teve tempo de ser reescrita após os acontecimentos envolvendo Majors por conta da greve dos roteiristas.
No entanto, outra fonte diz que a Marvel já estaria considerando fazer mudanças em Kang antes mesmo do processo de agressão vir a tona devido a recepção negativa de Quantumania. O que, honestamente, parece mais uma desculpa para não dizerem com todas as letras que o problema é Jonathan Majors.
Leia também: Marvel Comics anuncia novo título de Feiticeira Escarlate e Mercúrio
O possível fiasco de The Marvels
The Marvels vem preocupando executivos e principalmente os fãs. O filme custou U$ 250 milhões e estima-se que deva arrecadar apenas U$ 75 milhões no seu final de semana de estreia. A título de comparação, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura fez U$ 185 milhões de bilheteria doméstica no primeiro fim de semana.
A questão é que The Marvels vem sofrendo por diversas frentes além do já conhecido boicote pelo público incel que pegou uma implicância sem sentido por Carol Danvers, personagem interpretada por Brie Larson. A greve dos atores está impedindo que o elenco possa divulgar a produção em press tour, o licenciamento da marca é uma verdadeira piada de mau gosto e a divulgação é quase inexistente.
A matéria também revela que o filme teve que passar por quatro semanas de refilmagem para melhorar o roteiro que parecia confuso, incoerente e complicado para o público. Além disso, foi parece que a diretora Nia DaCosta se mudou pra Londres pra trabalhar em outro filme durante a pós-produção de The Marvels, o que levantou a sobrancelha de algumas pessoas. “Se você está dirigindo um filme de 250 milhões de dólares, é meio estranho o diretor sair faltando alguns meses.” disse uma fonte envolvida.
Vale dizer que a citação soa bem sensacionalista, visto que DaCosta só se mudou para Inglaterra após a finalização das gravações e continuou muito envolvida com a produção do filme. Curiosamente, James Gunn também trabalhou em outros projetos (pra concorrência ainda!) durante a pós-produção de Guardiões da Galáxia Vol. 3, mas não vimos ninguém fazer um alarde sobre isso.
Defeitos visuais?
Muito vem sido apontado nos últimos tempos a respeito da queda brusca na qualidade visual das produções da Marvel. Temos sido impactados com CGI inacabados e decisões criativas duvidosas. Segundo a matéria, Quantumania teve parte de suas cenas terminadas às pressas nos 10 dias antes de seu lançamentos. As péssimas condições de trabalho, jornadas extensas, prazos irreais e salários baixos fez com que os trabalhadores votassem numa sindicalização que acabou desencadeando em todo o setor de VFX.
“O salário e as longas jornadas na Marvel foram o motivo pelo qual tivemos que iniciar nosso processo de sindicalização lá. As condições eram completamente insustentáveis.” diz a ex-coordenadora de efeitos visuais da Marvel.
Uma outra fonte também revela algo um tanto quanto preocupante a respeito de uma das produções mais recentes do estúdio. Aparentemente, o roteiro inicial de Mulher-Hulk previa que veríamos Jennifer Walters se transformar na versão feminina do Gigante Esmeralda apenas no último episódio, mas os executivos mudaram de ideia durante a produção e exigiram que o público já visse a transformação desde o início.
“Os chamados efeitos visuais ruins que vemos foram por causa de roteiros incompletos” (…) “A culpada por isso não é Victoria (responsável da época pelos efeitos). O culpado é Kevin. E gente ainda acima de Kevin. Essas questões devem ser abordadas na pré-produção. O cronograma não permite que os executivos da Marvel analisem o material.”
E o que vem por aí?
Com o aumento das críticas e a queda vertiginosa de público e bilheteria, Feige vem cancelando projetos e mudando roteiros. Blade, por exemplo, passou por 5 roteiristas e 2 diretores. É mencionado que um dos roteiros chegou a ter uma narrativa liderada por diversas personagens femininas e lições de vida, o que deixou o protagonista de lado. O que, convenhamos, é um pouco bizarro quando você está escrevendo um filme para um ator 2 vezes vencedor do Oscar.
Fontes mencionam que Mahershala Ali não estava satisfeito com os roteiros e quase saiu do projeto, até que Feige assumiu e contratou Michael Green, o mesmo roteirista indicado ao Oscar por Logan.
Ainda há uma nuvem pairando no ar que diz que há grandes chances da Marvel trazer os Vingadores originais de volta. Isso significaria reviver o Tony Stark e Natasha Romanoff. Mas será que Robert Downey Jr. e Scarlett Johansson voltariam a assumir seus papéis? Vale lembrar que o último projeto de Johansson com a Disney acabou num desentendimento a respeito dos lucros do filme da Viúva Negra.
É esperado que a Marvel aposte todas as suas fichas em Deadpool 3, que tem lançamento previsto para o próximo ano. Além disso, com o fim da greve dos roteiristas, parece que Feige já está em busca de começar a trabalhar no debut dos X-Men no MCU.
Enquanto a gente cruza os dedos e espera o andamento dos próximos capítulos, você pode conferir as opiniões da nossa redação no vídeo abaixo.