“Mania de Você” estreou ontem, 9, na Rede Globo. A novela que trouxe de volta a contemporaneidade de tramas urbanas para o horário nobre da Globo, o de maior audiência e visibilidade da TV Brasileira, traz também de volta a agilidade e o talento de João Emanuel Carneiro.
Autor de “A Favorita” e “Avenida Brasil”, sucessos na TV aberta, e de “Todas as Flores”, que fez sucesso tanto no streaming quanto na TV aberta, João prometeu uma trama eletrizante, e para isso, tem uma peça chave de sua trama de maior êxito: Adriana Esteves. Eternizada por personagens antológicos, como a Catarina, da versão folhetinesca de “A Megera Domada”, de William Shakespeare, em “O Cravo e a Rosa” (de Walcyr Carrasco), ou como a Sandrinha de “Torre de Babel” (escrita por Silvio de Abreu), foi Carmem Lúcia, a Carminha, que foi um dos seus maiores papéis com JEC. E ele não estava de brincadeira.

Críticos reagiram negativamente ao capítulo de estreia
Alguns críticos chamaram os primeiros minutos de inverossímeis, mas não podemos deixar de lado que estamos falando de uma novela, onde existem algumas liberdades criativas que podem ser tomadas. Como toda a sequência de Molina e Mércia, vividos por Rodrigo Lombardi e Adriana Esteves, no hospital. Em tempo: o papel de Lombardi seria de Murilo Benício, mas o veterano declinou da oferta, talvez por uma proposta que valha mais a pena. Talvez até “Vale Tudo”, quem sabe…
A inserção das duplas de protagonistas também foi muito bem executada. Agatha Moreira está segura, angelical e decidida como Luma, assim como Nicolas Prattes, aparentemente em seu papel mais maduro, tem o tom certo para o seu Rudá. Um personagem que parece querer bem mais do que demonstra da filha de Molina. Ana Beatriz Nogueira nos deu um vislumbre do quanto a sua personagem pode ser decisiva e importante para o núcleo, com sua previsão sobre o verdadeiro amor do filho (Rudá).
Chay Suede e Gabz, e seus Mavi e Viola, são encantadores. Seja pelo talento dos dois, ou pelas nuances de seus personagens, testados e colocados à prova durante boa parte do capítulo de pouco mais de uma hora, de “Mania de Você”. Inclusive a interação dos personagens de Esteves e Suede promete ser um ponto alto da produção, assim como foi em “Segundo Sol”, do mesmo autor. Agora, é esperar o que o texto de João pode fazer pelo horário nobre, já que segundo os números prévios, “Mania de Você” conseguiu modestos 22 pontos de média no ibope, a pior média de um primeiro capítulo de uma “novela das oito”.
Leia também: Os Contrastes Beneditos e Luperis da Teledramaturgia Brasileira | Artigo
Trama promete ganchos e envolve mistérios
Mas as tramas de João tem isso. Vão conquistando o público aos poucos. A história tem potencial, e como o próprio slogan de “Mania de Você” dizia durante o seu período de lançamento: “O jogo vira o tempo todo”. Então, é fato que a tendência da novela seja de caminhar para o sucesso no horário. O público gosta de tramas com reviravoltas, de ser surpreendido. Apesar de ser contemporânea, João parece gostar do folhetim clássico, e sabe adicionar a agilidade necessária para fazer as suas tramas funcionarem.
“Mania de Você” é escrita por João Emanuel Carneiro, com colaboração de Eliane Garcia, Marcia Prates, Marina Luisa e Zé Dassilva. A novela conta com direção geral de Noa Bressane, e artística de Carlos Araújo (retomando a parceria de “Todas as Flores”, trama Original Globoplay). A trama é estrelada por Adriana Esteves, Rodrigo Lombardi, Agatha Moreira, Gabz, Chay Suede, Mariana Ximenes e Nicolas Prattes.

O mote principal gira em torno de duas mulheres nascidas no mesmo dia, que tem seus destinos entrelaçados em tramas de amor, traição e muitas reviravoltas.