O Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) realiza a nova edição da maior premiação sobre pauta racial da América Latina, o ‘Prêmio Sim à Igualdade Racial’, que reconhece os principais nomes de pessoas, empresas, instituições e iniciativas que atuam pela aceleração da igualdade racial no Brasil. A transmissão acontece no dia 26 de maio, sexta-feira, a partir das 19h30 no Multishow, e domingo (28) na TV Globo após o Fantástico, além do canal do ID_BR no Youtube.
Com direção artística de Rodrigo Pitta, o Prêmio seguirá a temática ‘Origens e Raízes’, que busca unir ancestralidade, natureza e futuro, ao conectar as culturas indígenas e africanas com foco em suas mitologias. O evento contará com apresentação de Sheron Menezes, Lucy Alves e Paulo Vieira, além de atrações musicais como Carlinhos Brown, Kaê Guajajara, Katu Mirim, Edivan Fulni-ô e Mc Soffia.
Ao total, a premiação possui dez categorias que estão divididas em três pilares: Empregabilidade, Cultura e Educação. Com a Empregabilidade, o objetivo é reconhecer empresas que valorizem e possuam práticas antirracistas, como programas internos direcionados ao tema, grupos de trabalho e posicionamentos perante o público externo.
O pilar de Cultura é dedicado às indicações de cantoras/cantores, produtores culturais, produtores musicais, artistas negros e indígenas que tenham um portfólio com experiência consolidada. Na Educação, o intuito é premiar iniciativas que buscam promover a igualdade racial como formas de acesso, narrativas e métodos de aprendizado.
Os vencedores das categorias receberão a estatueta ornada pela obra ‘Mad World’, do artista plástico Vik Muniz, que retrata um globo terrestre a partir de acontecimentos importantes pelo mundo. O ator e comediante Yuri Marçal comandará junto de Jennifer Nascimento o SIM Carpet do evento, momento de recepção dos participantes. Outras personalidades confirmadas no SIR 2023 são as cantoras Marvilla, Liniker, Kaê Guajajara, Kynnier Williams e Melly; a atriz e modelo Eunice Baía, além dos ex-BBBs, a modelo Tina Calamba e o médico Fred Nicácio.
Ano passado, o Prêmio contou com a participação de artistas como Xamã, Jorge Aragão, Preta Gil, Karol Konká e Ícaro Silva. Alguns vencedores foram o rapper Mano Brown, pelo podcast Mano a Mano; o influenciador e ativista indígena Txai Suruí e empresas como Ambev e Avon.
O Prêmio ‘’Sim à Igualdade Racial” 2023 tem como patrocinador premium e co-apresentador a Gerdau; Mover, Itaipu, Ifood, Coca-Cola e Banco do Brasil como patrocinadores ouro; Pepsico, Yara, Assaí, Magazine Luiza, P&G e Fundação Tide Setubal como patrocinadores prata; apoio de Suzano, Instituto Coca-Cola, L’Oréal, BID — Banco Interamericano; produção de Aventura e parceria com Teatro Riachuelo, canal Multishow e TV Globo.
Leia também: Kolmeia | Não haverá matéria hoje pois o mundo parou pelos negros
“Desde 2020 o prêmio é transmitido pelo Multishow e agora, a transmissão da Globo em TV aberta traz a possibilidade de alcançar ainda mais pessoas. E isso é muito importante, porque podemos mostrar e reconhecer as melhores práticas antirracistas, como uma forma das pessoas enxergarem que há a possibilidade da gente se mobilizar constantemente na luta contra o racismo. Na luta por um mundo melhor. Que essas histórias potentes de pessoas que estão atuantes no seu dia a dia, se propaguem e inspirem outras pessoas“, declara Luana Genot, diretora executiva do Instituto Identidade do Brasil e ID_BR.
Para saber mais sobre o prêmio, basta acessar o site: Link
Sobre o ID_BR
O ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) é uma organização sem fins lucrativos, pioneira no Brasil e 100% comprometida com a aceleração da promoção da igualdade racial. Seu propósito é fomentar conscientização e engajamento no mercado de trabalho e na sociedade em geral, levar educação antirracista e promover igualdade e inclusão para 100 milhões de pessoas, em alinhamento a ODS 10 da Agenda 2030 da ONU. Desde a sua criação, em 2016, o instituto desenvolve ações para capacitar profissionais negros e indígenas e conscientizar e engajar organizações e a sociedade em três pilares: engajamento, empregabilidade e educação. Por meio da jornada do Selo Sim à Igualdade Racial, influencia e auxilia empresas no desenvolvimento de práticas antirracistas, impactando mais de 700 mil pessoas de mais de 50 empresas como Ipiranga, Cargill, Nissan, Heineken, Play9, Yahoo!, Uber, Unilever, Loggi e Disney. É ainda promotor do Prêmio Sim à Igualdade Racial, que se tornou o maior do país no reconhecimento de lideranças e iniciativas em prol da igualdade racial.