O breaking explodiu no Rio de Janeiro!
A 21ª edição da Final Mundial do Red Bull BC One, realizada na Farmasi Arena, transformou a cidade maravilhosa em um verdadeiro ringue de dança. Os melhores B-Boys e B-Girls do planeta se enfrentaram em uma noite épica, coroando os holandeses Menno e India como os novos reis e rainhas do breaking.
Menno: O tetracampeão invencível
Com um arsenal de movimentos impecáveis, mesmo não contando com energia da torcida brasileira, mordida com a eliminação do Samuka, Menno conquistou seu quarto título mundial, um feito inédito na história do torneio. O holandês, que já havia sido campeão em 2014, 2017 e 2019, demonstrou mais uma vez por que é considerado um dos maiores B-Boys de todos os tempos. Na grande final, ele superou o norte-americano Icey Ives, que saiu do Last Chance Cypher para fazer história.
“A cada ano fica cada vez mais irreal”, afirmou Menno, revelando o segredo de seu sucesso: “Eu danço breaking todo dia. É isso”.
India: A jovem rainha do breaking
A compatriota de Menno, India, também fez história ao conquistar seu segundo título mundial. Com apenas 18 anos, ela se tornou a B-Girl mais jovem a vencer o Red Bull BC One duas vezes. Em uma final emocionante, India superou a campeã mundial e prata olímpica Nicka por 3 a 2.
“Estou emocionada. Estou feliz, estou chorando. Agradeço muito à minha mãe, meu pai, minha irmã, meu crew, meus avós que estão me assistindo, meu técnico. Estou muito grata por todas essas pessoas que estão comigo”, disse India.
Brasileiros brilham em casa
Os brasileiros também deixaram sua marca na competição. Toquinha, Mini Japa, Samuka e Leony representaram o país com muita garra e talento, levando o público à loucura. Toquinha chegou à semifinal, enquanto Mini Japa e Samuka avançaram até as quartas de final.
Red Bull BC One 2024 – Uma noite inesquecível
O Red Bull BC One 2024 foi muito mais do que uma simples competição. Foi uma celebração da cultura hip hop, com shows exclusivos, workshops e batalhas que movimentaram a cidade. A final, apresentada por Magá Moura e Amjad, contou com a participação especial de Marcelo D2, que colocou todo mundo para dançar.
Assim como os Jogos Olimpicos, o breaking viajará do Rio pra Tókio
Com a coroação de Menno e India, o futuro do breaking parece mais brilhante do que nunca. O esporte, que já é uma modalidade olímpica, continua crescendo em popularidade e conquistando novos adeptos ao redor do mundo. A próxima edição do Red Bull BC One será realizada em Tóquio, no Japão, em 9 de novembro de 2025.