A Rio2C aconteceu entre os dias 11 e 16 de Abril de 2023, na Cidades das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Como era de se esperar, o evento promoveu encontros e lançou as maiores novidades do mercado criativo dos próximos anos. Com diversos painéis sobre negócios, comunicação, TV, música e dezenas de conteúdos, o evento foi um sucesso. E inclusive, já tem data marcada para acontecer no ano que vem: De 8 a 14 de Abril de 2024, com um dia a mais, e provavelmente com mais um mar de novidades. Vamos conferir um pouco do que rolou nos seis dias de Rio2C 2023.
O primeiro dia da Rio2C é marcado por painel de Games e muita Criatividade

No primeiro dia, 11 de Abril, começamos com o painel “Games: Quantas fases faltam para o protagonismo nas verbas das marcas?”. Se há alguns anos a indústria começou a cogitar que o setor de games não era só uma brincadeira, hoje não há mais dúvida do potencial desse segmento para a economia e, também, para a publicidade.
O tema continuará sendo tratado como nicho ou terá lugar no mainstream como prioridade nas verbas das grandes marcas?
Este foi um dos diversos painéis do Summit Conteúdo e Marcas, by Meio & Mensagem.

Já o painel de “C de Criatividades: Os ‘crias’ que criam na periferia”, falando sobre a movimentação da economia que causada ´por consumidores. Atualmente o Brasil abriga mais de 6 mil favelas com mais de 13 milhões de consumidores, que movimentam mais de 120 bilhões na economia.
E dentro desse contexto, os influenciadores vem conquistando um papel fundamental na produção de conteúdos que influenciam o consumo local.
Este foi um dos temas do Summit Creator Economy,
by Play 9.
Já o “Defi or Not Defi: As Oportunidades da Tokenização e os Desafios das Finanças Descentralizadas”, o debate foi sobre a blockchain como estrutura para modernizar o mercado financeiro e de capitais. Quais são os impactos quando se democratiza a tokenização e as mudanças para o mercado financeiro?
Este foi dos grande painéis de impacto do Summit Crypto & Carbon, by Forbes.
Em “Multicampeões e o Caminho para o Sucesso”, grandes campeões do esporte brasileiro compartilharam detalhes importantes sobre as suas trajetórias e quais fatores são essenciais para se alcançar tantas vezes o topo do pódio nos principais campeonatos mundiais e olímpico.
Este foi um dos painéis do Summit Sports Innovation, by NWB grupo SBF.
Leia também: Rio2C | Day Pass e mais dois painéis confirmados
Começa a Conferência

O dia 12/04 abriu com um painel super interativo sobre as artes e o poder de criação de profissionais e até do próprio público. O “Interseccionalidades: Arquitetura, Moda, Arte e Construção de Imaginário”, demostrou como a construção de imagens e estereótipos na sociedade é um processo complexo e multifacetado, e a interseccionalidade entre arquitetura, moda e arte desempenha um papel importante nesse processo. Ao reconhecer e valorizar a diversidade e a inclusão nessas áreas, podemos trabalhar juntos para criar um imaginário mais representativo e inclusivo para todos.
Este foi um dos painéis que fez parte do palco Arts&Crafts neste primeiro dia de Conferência.

Gilberto Gil foi o grande convidado e estrela do painel “Tempo Rei: Uma conversa sobre três décadas de parceria entre Conspiração e Gilberto Gil”, onde o artista falou sobre alguns trabalhos de sua longeva carreira, relembrando muitos momentos. Um reencontro descontraído e emocionante entre o músico e compositor Gilberto Gil e o diretor Andrucha Waddington, mediado por Flora Gil.
Nesta conversa, Gil, Flora e Andrucha revisitaram as histórias e curiosidades sobre os bastidores dos 17 projetos realizados – desde “Tempo Rei” em 1996 ao reencontro dos “Doces Bárbaros” em 2002, passando pelo indicado ao Emmy Internacional “Refavela 40” (dirigido por Mini Kerti) até a série documental “Viajando com os Gil”.
Este foi um dos painéis que fez parte do palco GlobalStage neste primeiro dia de Conferência.
Outro bate papo animado do segundo dia de Rio2C foi sobre Sustentabilidade. O painel “Desenvolvimento Sustentável: Os Ecossistemas para além dos Negócios”, onde Estevan Sartoreli, Cofundador e Co-CEO da Dengo, Thais Ferraz, Diretora no Instituto Arapyaú e com atriz Laila Zaid falaram sobre os limites do desenvolvimento e sobre as oportunidades para criarmos redes transformadoras, capazes de impulsionar soluções sistêmicas e escaláveis, que respondam aos desafios socioambientais de hoje.
Este foi um dos painéis que fez parte do palco Biodom neste primeiro dia de Conferência.
True Crime e Educação são marcas do segundo dia de Rio2C

American Crime Story, Dahmer, Praia dos Ossos… São apenas alguns exemplos de grandes sucessos do gênero true crime. Mas o que está por trás do sucesso desses projetos? Que traços e aspectos psicológicos desses psicoprotagonistas são responsáveis por despertar esse fascínio em tantos espectadores?
Este foi um dos painéis que fez parte do palco Brainspace neste primeiro dia de Conferência.
Outros painéis importantes desse segundo dia de Rio2C foi o “Marcas & Realidades Imersivas: Qual a próxima fronteira?” (House of Brands), sobre a discussão da utilização de realidades imersivas no Brasil e no mundo, abordando o que realmente funciona, como se relacionar com o público-alvo que também quer participar e qual é o melhor momento para a sua Marca se inserir nesse universo imersivo. E para fechar, o “Educação 5.0: Habilidades humanas para a Era Digital” (Future-U), sobre as mudanças do mundo em ritmo acelerado e como a educação tem o desafio constante de acompanhar essas mudanças. Na era digital, os estudantes precisam desenvolver novas habilidades para navegarem pelas águas incertas da vida.
Ludmilla e Dilsinho palestram sobre suas carreiras de sucesso

No terceiro dia de Rio2C, e segundo da Conferência, a cantora, compositora e empresária Ludmilla, vencedora do Grammy Latino 2022 com ‘Numanice’ e 1ª cantora negra latino-americana a atingir 1 bi de streams no Spotify, conversou sobre a sua trajetória na música, desde as favelas cariocas.
O painel “A Braba sou Eu: A Trajetória de Ludmilla da Favela ao sucesso internacional” fez parte do palco GlobalStage neste segundo dia de Conferência.
Segundo a mesma trilha, quando o assunto é música, o Rio2C também teve o painel “Dilsinho, o ‘diferentão’: Collabs em uma Fábrica de Megahits”, e contou como Dilsinho extrapolou as fronteiras do pagode para se tornar um sucesso nacional expressivo. Em 2020, conquistou o prêmio de artista masculino mais ouvido no Brasil pelo Spotify.
Este foi um dos painéis que fez parte do palco Soundbeats neste segundo dia de Conferência.

No terceiro e último dia de Conferência, a Rio2C no seu quarto dia, não saiu da Favela e nem da música, entregando painéis importantes sobre como a criatividade brota em todo lugar. E também é sinônimo de sucesso. Como “O Potencial Criativo da Favela”, Preto Zezé, Regina Casé e Zé Ricardo bateram um papo sobre como a cultura pode ser uma ferramenta poderosa de resiliência e transformação social. No mesmo dia, Seu Jorge também esteve presente no importante painel “Conteúdos Adaptados e os Novos Caminhos da produção no Mundomultiplataforma: Uma conversa com Dario Turovelzky da Paramount feat. Seu Jorge”, e falou sobre pluralidade e diversidade na música.
Os dois painéis que fizeram parte do palco GlobalStage neste último dia de Conferência.
Já no StoryVillage, o assunto foi no painel “Buyout: Sua Música, Seu Futuro”. A proteção do autor é o resultado de conquistas diárias ao longo de muitos anos. Compositores para audiovisual devem conhecer os seus direitos, compreender as opções e tomar decisões conscientes sobre a forma como são remunerados, para que sejam pagos de forma justa. Fora um pouco do eixo da música nesse quarto dia tivemos o painel “Game+ Business Models: A Evolução dos poderes de negócios das Publishers”, que reuniu executivos de duas grandes publishers, Ubisoft e Garena, no palco Game+, para discutir os impactos positivos e negativos na comunidade e traçar uma perspectiva de futuro.
Começa o Festivalia, onde a Rio2C está na sua reta final

Já no Sábado, penúltimo dia de eventos, e o primeiro dia do chamado Festivalia, tivemos na Rio2C o painel “Podcast @Arquicast apresenta: O Pael do Arquiteto e Urbanista na transformação das cidades”, onde os arquitetos e criadores do Arquicast, Adilson Amaral e Raphael Rodrigues, conversaram com Joice Berth, arquiteta e urbanista, psicanalista, escritora, assessora política e colunista de plataformas, e Leonardo Brawl, ativista social, urbanista, arquiteto, designer de processos cívicos, placemaker e músico.
Este foi um dos painéis que fez parte do palco Arts & Crafts neste primeiro dia de Festivalia.
“Duelos Neurais: Criativa Mente X Perigosa Mente” foi uma painel sobre a mente humana é um instrumento poderoso e incrivelmente criativo. É capaz de inventar e inovar, construindo mundos inteiros de ideias e possibilidades, introduzindo a psicanálise no evento.
Este foi um dos temas do painel Brainspace neste primeiro dia de Festivalia.
Fechando o primeiro dia de Festivalia, ainda tivemos o painel “Começou o Pitchingshow”, com as primeiras apresentações do Mercado da Música no palco PitchingShow. Os artistas foram: Julia Svacinna, Karen Francis, Coral e Marília Lopes. E “Podcast Mamilos: Uma conversa com Cris Bartis, Juliana Wallauer, Rafael Silvério e Gabriela Davidson sobre Arte e Moda”.
No seu último dia, os destaques são Games, Shows e Mercado Criativo

No último dia da Rio2C 2023, vimos um pouco de tudo que aconteceu durante o evento, mais descontraído, mas ainda assim, com abordagens sérias sobre diversos temas. Um deles foi o painel “Game+Workshop Twitch: Como um Streamer de Sucesso?”, com Anadege, Diretora de Conteúdo e Parcerias do Twitch, o público-alvo foram jovens profissionais interessados em seguir carreira na indústria de jogos por meio da plataforma de streaming. Ela compartilhou suas percepções e experiências sobre como construir uma carreira de sucesso no Twitch, abordando tópicos como criação de conteúdo, construção de comunidade e networking.
Este foi um dos temas do painel Game+ neste último dia de Festivalia.
Em “Como gerar valor de mercado para profissionais criativos pretos no Brasil”, Kevin Davi falou sobre construir valor dentro do mercado partindo do ponto de vista de que pessoas pretas podem ser protagonistas de suas histórias, pra além do racismo e dos vícios do imaginário popular.
Este foi um dos painéis que fez parte do palco Future-U neste último dia de Festivalia.

Dentre diversos eventos, a Rio2C vai ficgurando como um dos eventos mais importantes não só da América Latina, mas à nível mundial, com o tanto de troca e aprendizado que proporciona, com a presença de grandes marcas e suas novidades para o mercado publicitário.
Aqui, no site Kolmeia, você ainda vai acompanhar muitas das novidades vistas pela nossa equipe na Rio2C e com certeza, vai esperar ainda mais ansioso pela evento no ano que vem.
Sobre a Rio2C
A Rio2C ´é o maior encontro de criatividade da América Latina, o Rio2C é uma plataforma de fomento a Indústria Criativa, mapeamento de novos talentos e geração de oportunidade de negócios.
Reunindo em um mesmo ecossistema profissionais com diferentes habilidades, culturas, ideias e backgrounds, criamos um ambiente de grande multidisciplinaridade e diversidade, fundamentais para os processos de inovação.
São 1 dia de Summit, 3 dias de Conferência | Mercado e 2 dias de Festival que incluem:
Conteúdo: 12 principais temáticas da indústria criativa, abordadas com o recorte transversal da criatividade, distribuídas em 11 palcos, antecipando tendências e refletindo as dinâmicas do mercado.
Business e Networking: oportunidades únicas para profissionais e empreendedores de gerar business através de Rodadas de Negócios, Pitchings e Mentorias, além da ampliação do networking.
Entretenimento: ativações de marcas, shows, gastronomia, realidade virtual e aumentada.
O encontro acontece anualmente no Rio de Janeiro reunindo criadores, empreendedores e profissionais de diversas indústrias em busca de informação, conexão e inspiração.
Para mais informações, visite a página Prazer, Rio2C.