Quando se fala de Fernanda Montenegro, tudo que reluz é ouro. E é ouro mesmo. “Vitória”, novo longa da dama da atuação, com seus 95 anos recém completados, ganhou trailer e data de estreia nos cinemas. O filme que estreia no dia 13 de Março e 2025, em um período pós-carnaval, conta a história de uma idosa responsável por denunciar um esquema de tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, à partir de filmagens feitas da janela de sua casa. O longa é mais um Original Globoplay. Confira o trailer abaixo.
Longa é adaptado de livro de jornalista que conta a história de Vitória
A produção é baseada no livro “Dona Vitória da Paz”, do jornalista Fábio Gusmão, que narra toda a história de Joana Zeferino da Paz, o nome verdadeiro de Dona Vitória, personagem central do longa. O nome verdadeiro da idosa, só foi revelado após a sua morte, em fevereiro de 2023, em Salvador, na Bahia, mesma época em que a produção foi anunciada pela Conspiração Filmes, que também produz o filme. Além de Fernanda Montenegro (“Central do Brasil”, “Ainda estou Aqui”), Linn da Quebrada também está no filme, que conta com o co-protagonismo de Alan Rocha (“Mussum, O Filmis”), em papel criado para o longa, baseado no próprio autor do livro, Fábio Gusmão, hoje, editor executivo do Jornal Extra.
Leia também: 95 anos | Fernanda Montenegro brilha de Luchaire a Beauvoir
História saiu no jornal em 2005
Joana, ou Vitória, o nome que assumiu graças ao Serviço de Proteção à Testemunha, acabou se tornando uma heroína após uma reportagem sobre seus atos ser publicada jornal Extra, em 2005. As suas filmagens acabaram levando cerca de trinta pessoas à prisão, incluindo traficantes e policiais, que recebiam propina para fazer vista grossa para a situação. Dirigido por Andrucha Waddington (“Sob Pressão”) — que assumiu após o diretor Breno Silveira (“Dom”) falecer durante as filmagens, em maio de 2022, de um ataque cardíaco —, a partir do roteiro de Paula Fiúza (“Sobral: O Homem Que Não Tinha Preço”), viúva de Silveira.
Outro longa Original Globoplay, que também tem a presença ilustre de Fernanda Montenegro, é “Ainda Estou Aqui”, forte concorrente brasileiro a indicação de Mellhor Filme Internacional no maior prêmio de cinema mundial, o Oscar. A crítica, inclusive, também avalia bem o desempenho de Fernanda Torres, para a categoria de Melhor Atriz, na premiação. Será, Brasil?