O filme ainda não estreou no Brasil, mas “O Agente Secreto” parece ser mais um filme brasileiro que vai manter o país em destaque nas maiores premiações do cinema mundial. E a confirmação disso é o nome de Wagner Moura figurando entre um dos possíveis indicados ao Oscar de Melhor Ator, em 2026, por seu desempenho em “O Agente Secreto”. O filme do pernambucano Kléber Mendonça Filho também é lembrado na categoria de Melhor Filme Internacional. Na cerimônia de 2025, pela primeira vez na história, o Brasil venceu a categoria com “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, e estrelado por Fernanda Torres (também indicada ao Oscar de Melhor Atriz, em 2025) como Euníce Paiva e Selton Mello, interpretando Rubens Paiva.

Moura vem de um ótimo desempenho em Cannes
Para quem é supersticioso, o primeiro prêmio de atuação masculina brasileira em Cannes, saiu justamente para Wagner Moura, em Maio desse ano. O ator foi festejado no Festival de Cinema de Cannes, e terminou a competição levando para casa uma vitória inédita para o Brasil, a de melhor ator. “Ele não é apenas um ótimo ator, mas também uma ótima pessoa. Eu o amo muito. Eu espero que o ‘O Agente Secreto’ traga muitas coisas a eles”, afirmou o diretor ao receber a premiação. Moura não pode estar presente. Mendonça também venceu como melhor diretor na ocasião.

Não só Cannes, na França, aclamou “O Agente Secreto“. Veículos de Comunicação como o jornal The Guardian, o portal Hollywood Reporter e o site The Playlist, fizeram comentários como “visual e dramaticamente soberbo”, “ambicioso, complexo e elusivo”, “magistral” e chamando atenção para Moura com “retorno maravilhoso de Wagner Moura ao cinema brasileiro”.
Ator figura ao lado de forte concorrência para a premiação
Além de Moura, outros nomes fortes do cinema mundial foram lembrados pela revista “Variety”, responsável pela divulgação da lista. São eles: George Clooney, Dwayne Johnson, Michael B. Jordan e Jesse Plemons. Moura, consta na lista justamente pela análise dos críticos e por ter vencido em Cannes. O filme “O Agente Secreto” foi lembrado na categoria de Melhor Filme Internacional ao lado de “It Was Just an Accident” (Luxemburgo), “Nouvelle Vague” (França), “Sirât” (Espanha) e “Sentimental Value” (Noruega).
Leia também: Homenagem a Wagner Moura na CCXP24: Um Show de Talentos e Emoções
A lista oficial de indicados para o Oscar 2026 no entanto vai demorar um pouco mais do que parece para ser divulgada. Apenas em Janeiro de 2026 saberemos se a previsão da revista vai se confirmar. Já o filme de Kléber Mendonça Filho, chega ao circuito comercial nos cinemas apenas em 6 de Novembro de 2025. Ambientado nos anos 1970, “O Agente Secreto” conta a história de um professor universitário, interpretado por Moura, que volta para Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar. Veja o trailer abaixo: