Em tempo de Podcast, me admira que as pessoas ainda desconhecem a existência de audiobooks. Muito mais práticos de serem ouvidos, os audiosbooks proporcionam a experiência da leitura de forma mais inclusiva, possibilitando acompanhar a história sem necessidade da leitura. E a Storytel é uma dos principais nomes hoje no mercado.
Vivemos em uma sociedade em que tudo é pra ontem, e a principal queixa das pessoas quanto a livros é: Eu não tenho tempo para ler!
Para alguns eu revelo meu segredo, que me acompanha desde os tempos de faculdade, a leitura no transporte público. Mas sei bem que o peso de livros grandes não é para todos, eu inclusive sofri muito quando embarquei na leitura das Crônicas de Gelo de Fogo. Por isso inclusive achei o E-Reader um excelente investimento. Poder carregar todos os meu livros comigo e sempre que tenho aquele tempo que poderia ser considerado inútil (filas em geral, esperas no transporte, e consultórios médicos) tiro meu E-Reader da bolsa e transformo em um tempo de entretenimento, confesso que às vezes fico até triste quando meu nome ou número é anunciado e ainda não consegui finalizar um capítulo.
Leia também: Crítica | “Elis & Tom – Só tinha de ser com Você” é um DOC nostálgico e satisfatório
Mas o assunto aqui não é sobre o E-reader e suas maravilhas e sim de um novo amante que tem roubado minha atenção. Decidi recentemente baixar o aplicativo do Storytel, só para ver como seria, e fiquei maravilhada em como mudou e incentivou minha vida literária. Às vezes estou cansada e até mesmo focar na leitura é um grande esforço, mas isso não existe com o audiobook, onde o único esforço é colocar os fones de ouvido e dar play.
Minhas leituras começaram a render mais e consegui algo que nunca havia tentado, consumir dois livros ao mesmo tempo, alternando entre um audiobook e um livro físico. Contrariando o fato que achei que era realidade, que o audiobook me deixaria preguiçosa com relação aos livros físicos, pelo contrário, me deu mais gás para desvendar novas histórias, sempre querendo um próximo capítulo. Vou deixar aqui um fato que foi decisivo para abraçar os audiobooks de vez: A possibilidade de poder acompanhar uma história enquanto limpo a casa, lavo a louça ou faço qualquer outra atividade doméstica que não me agrada.
Dentre os livros que já ouvi na plataforma estão: Ao Meu Redor de André Vianco (que é um lançamento exclusivo da plataforma, inclusive o livro que me fez migrar para esse mundo), E Não Sobrou Nenhum de Agatha Christie e Harry Potter e a Pedra Filosofal de J.K. Rowlling, o qual dou um destaque para a narração de Ícaro Silva que está maravilhosa.
Minhas próximas leituras, ou “escutas” serão os livros da série de Jogos Vorazes do qual sou muito fã, e apesar de já ter lido quero experimentar essa nova experiência e me preparar para o lançamento do novo filme da saga A Cantiga de Pássaros e das Serpentes.
Vou deixar também algumas sugestões de livros disponíveis na plataforma como:
A Outra de Mary Kubica, Tudo Por Um Namorado de Thalita Rebouças, e O Paciente de Jasper DeWitt.
Deixo a dica que os primeiro 7 dias são grátis. Então venha embarcar no mundo dos audiobooks também.