Segundo um artigo publicado por Graham Ashton no The eSports Observer, as equipes de eSports são marcas globais que no momento encontram-se sem muitos recursos graças à uma multidão em casa. Com isso, as redes sociais se tornam uma ferramenta essencial para atrair novos fãs. Além disso, ajuda a compartilhar os resultados das competições e propaga a voz da marca e de várias personalidades. Dessa forma, tanto o Twitter, quanto o Instagram e YouTube são essenciais para a transmissão desse conteúdo, principalmente quando usam do storytelling para envolver os espectadores. Porém, nesse quesito, o TikTok tem sido imbatível, graças à sua interface de troca de canais, permitindo que um vídeo viral surgisse quase que diariamente.
Já ouviu falar em TikTok ?
Aposto que já deve ter visto um vídeo do TikTok nas suas redes sociais recentemente. Pode dizer, é inegável o seu potencial para reter a atenção dos espectadores. Duvida? Olhe o exemplo abaixo.
Em suma, o TikTok é um serviço de rede social de compartilhamento de vídeo de propriedade da ByteDance, com sede em Pequim. Sua oferta de conteúdo é construída em torno de vídeos sincronizados com os lábios ou em loop, com duração de três a 60 segundos.
Seu diferencial vem do uso de inteligência artificial (IA), ou seja, TikTok analisa exclusivamente os interesses e preferências dos usuários, e entrega conteúdos com base no eles interagem. Já as demais redes sociais utilizam algoritmos para gerenciar essa entrega.
Dessa forma, Facebook, YouTube e Spotify, utilizam a IA apenas como uma ferramenta que recomendam conteúdo, permitindo que o usuário possa escolher a partir daí. Enquanto o TikTok, basea-se no que você assiste e dita agressivamente o que você pode ver.
Recorde de downloads
Essa falta de escolha, embora paradoxal, pode acabar se tornando o formato de fato de futuras plataformas de entretenimento. De acordo com a SensorTower , o TikTok alcançou quase 2 bilhões de downloads ao longo da vida na Apple App Store e no Google Play. Seu maior mercado é a Índia, com 41,3% de downloads. O Brasil foi o segundo maior com 9,7 milhões de downloads, enquanto os EUA ficaram em terceiro com 6,4 milhões de instalações. Para se ter uma ideia, estes são apenas para fevereiro e ainda não está claro quanto a nova pandemia de covid-19 aumentou o total de downloads.
No momento, apenas alguns influenciadores e personalidades de jogos têm mais de 1 milhão de seguidores na plataforma, e a maioria ainda está tentando descobrir exatamente o que fazer com isso. As empresas e agências de jogos também estão na fase experimental do uso do TikTok, ou plataformas semelhantes, como o Lasso do Facebook.
Como as empresas estão se ajustando ao Tik Tok
Os organizadores de competições de eSports também estão analisando como a plataforma se encaixa em seu público. Durante as finais do Campeonato Mundial de League of Legends em 2019, a Riot Games fez uma parceria com o TikTok para lançar sua faixa musical original, “GIANTS”. Na plataforma, a Riot e a TikTok ativaram um desafio de hashtag, onde o conteúdo gerado pelo usuário era carregado em sincronia com a faixa.
No mês passado, a ESL, empresa organizadora de torneios e eventos, estreou no TikTok em parceria com a plataforma. A ESL criou dois canais separados: um para os destaques dos jogos Counter-Strike: Global Offensive e outro para o conteúdo geral dos esportes eletrônicos. Duas hashtags da marca, #progamer e #mygaminglife, misturam momentos de esports com memes com instantâneos da vida dos jogadores na quarentena COVID-19.
A ESL afirma ambos os canais obtiveram vídeos com 2,3 Milhões de exibições em apenas quatro dias, e chegou a 2.5 Bilhões nos dez primeiros dias. A empresa também diz que essas campanhas estão direcionadas à geração Z. Essa geração cresceu com a tecnologia digital e a Internet e que compõem a maioria da base de usuários do TikTok.
Quais os planos da ByteDance para o futuro
Mas o TikTok e seu criador, ByteDance, estão analisando mais do que apenas como a comunidade de jogos usa e consome conteúdo. Em 19 de janeiro, a Bloomberg informou que a empresa está pronta para desafiar o domínio da Tencent Holdings no mercado de jogos para celular com títulos não causais. De acordo com fontes da Bloomberg, a ByteDance adquiriu vários estúdios de jogos e direitos de distribuição exclusivos e perseguiu os principais talentos dos rivais para preencher uma equipe de mais de 1.000.
A Kolmeia quer saber: O que vocês acham do Tik Tok?