A série “The Acolyte” (ou “Star Wars: O Acólito”) estreou em Junho de 2024, no Disney+, mas pelo jeito, nem toda a expectativa do público para um segundo ano da produção, conseguiu manter a Lucasfilm confiante na história. A produtora decidiu cancelar a série após uma única temporada. A notícia vem mais de um mês depois que a primeira temporada de oito episódios da série, criada, dirigida, produzida e comandada por Leslye Headland (“Quatro amigas e um casamento”), chegou ao fim no Disney+.
A notícia não é totalmente surpreendente. “The Acolyte” teve uma recepção mista por parte dos críticos, com 78% no Rotten Tomatoes, mas dividiu os fãs de Star Wars, o que se refletiu na audiência geral da série.
Números começaram bem, mas público perdeu interesse
Impulsionada pelo interesse na renomada franquia espacial, “The Acolyte” teve um começo forte quando estreou em 4 de junho com dois episódios, gerando 4,8 milhões de visualizações no primeiro dia na plataforma, tornando-se a maior estreia de série no Disney+ deste ano. O número aumentou para 11,1 milhões de visualizações globalmente após cinco dias de streaming. Corroborando os dados da Disney, a série estreou no Top 10 originais da Nielsen na semana de estreia em 7º lugar (488 milhões de minutos assistidos), subindo para 6º lugar na semana seguinte.
No entanto, “The Acolyte” não conseguiu manter o ímpeto, saindo do Top 10 na terceira semana e permanecendo fora antes de retornar em 10º lugar após o lançamento do final (335 milhões de minutos, acreditado como o mais baixo para um final de série de Star Wars).
Como os outros streamers globais, Netflix e Prime Video, o Disney+ tem um alto limite de audiência para renovar séries de alto nível e grande orçamento, que custam bem acima de $100 milhões por temporada para produzir.
Leia também: Star Wars Celebration | Lucasfilm lança trailer de “Ahsoka”. Confira react e análise
Séries anteriores do Universo Star Wars seguem para próximas produções
Em entrevistas, Headland revelou que havia apresentado suas ideias para uma segunda temporada, compartilhando suas esperanças para uma renovação. A primeira série da Lucasfilm — e a mais bem-sucedida até hoje — no Disney+, “The Mandalorian”, continuará, atravessando para os filmes com o próximo “The Mandalorian & Grogu”. “Ahsoka”, a série que antecedeu “The Acolyte”, foi renovada para uma segunda temporada.
“The Acolyte” foi um thriller de mistério que levou os espectadores a uma galáxia de segredos sombrios e poderes emergentes do lado negro nos últimos dias da era da Alta República. Uma ex-Padawan se reúne com seu Mestre Jedi para investigar uma série de crimes, mas as forças que enfrentam são mais sinistras do que jamais imaginaram.
Além de Stenberg, o elenco incluía Lee Jung-jae, Manny Jacinto, Jodie Turner-Smith, Dafne Keen, Rebecca Henderson, Charlie Barnett, Dean-Charles Chapman e a participação luxuosa de Carrie-Anne Moss.