Para você que começou a praticar ou assistir as competições de eSports de automobilismo, já deve ter reparado na quantidade de carros existentes. Por exemplo, durante as transmissões da Gran Turismo World Tour ou das ligas de corridas virtuais, quem não está familiarizado, pode ficar um pouco perdido quanto aos tipos de veículos. Neste guia iremos explicar as diferentes categorias de veículos existentes, para que você possa torcer ou competir da melhor forma.
Assim, sairemos da garagem com os carros categoria N, ou seja, os famosos carros de fábrica. Em seguida, entraremos nas pistas de corrida com os carros possantes das categoria Gr.4, Gr.3, Gr.1 e Gr B. Por fim, chegaremos nas supermáquinas e protótipos Gr.X, que atingem altíssimas velocidades e não abrem espaços para erros. Preparem os motores e engate a primeira marcha.
Categoria N – Carros de Fábrica
A categoria N são os carros de rua e apresentam subdivisões de acordo com a sua potência. Por exemplo, os carros N 100 alcançam até 100 cv, o N200 até 200 cv e assim por diante. Contudo, essas são apenas uma regra não tão definida, para se ter uma ideia o BMW M4 está na classe N400, mas tem potência superior à 400 cv. Com isso, para equilibrar os diferentes desempenhos durante as competições online, o GT sports costuma administrar da seguinte forma:
- Os carros de maior potência potência recebem lastro, ou seja, um peso adicional. Enquanto os que estão em desvantagem recebem um impulso algumas áreas, como potência de motor.
De acordo com Luís Otávio Alves, diretor de Marketing da equipe Kings Of Asphalt (KoA), os carros de fábrica são muito usados no início do processo de adaptação entre o piloto e o jogo. Apesar de serem carros menos potentes , são difíceis de se pilotar, pois não são preparados para a pista. Isso que acaba exigindo muito da técnica e feeling do piloto.
Categoria Gr/Gt
Diferentemente da categoria N, a escala de potência começa no Gr 4, passando pelo Gr 3, e o mais potente seria Gr 1. Já os Gr B serão abordados mais à frente.
Dentro dessa subcategoria, os mais próximos são os Gr 4 e Gr 3. A diferença entre eles são os níveis de modificações. Enquanto os Gr 4 são os carros de estrada apresentando algumas modificações como, diminuição do peso interno e gaiolas de proteção, os Gr 3, possuem modificações mais agressivas e tração traseira. Além disso, são considerados pelos desenvolvedores o ponto forte do jogo.
Categoria Gr.4 / Gt4
Para Luís Otávio, a categoria é indicada para quem está buscando mais adrenalina e competitividade. Assim, inspirada na categoria GT4 no mundo real, são carros super esportivos adaptados para a pista, com suspensão mais dura e freios de corrida. Além de apresentar pouco lastro (peso do veículo) e outras alterações. Ainda assim, são carros controláveis o ideal pra quem está buscando passos maiores nas competições.
Contudo, é necessário muita habilidade e conhecimento para andar em determinados carros dessa categoria, dois bons exemplos de carros dessa categoria são; BMW M4 e PORSCHE CAYMAN.
Com isso, são carros muito utilizados para pilotos iniciantes tanto pelo conforto, quanto pela agressividade que esses carros oferecem.
Categoria Gr.3 / Gt3
Enfim chegamos na categoria principal do jogo a mais explorada e o maior sucesso competitivo da franquia até hoje.
A maioria dos carros dessa categoria são tirados diretamente do mundo real, são os famosos GT3 que participam apesar de ser um campeonato à parte simultaneamente com a Le Mans. Porém, há modelos que não existem como carros de corrida GT3 no mundo real, como o Mazda 6 e o Jaguar tipo F, bem como alguns veículos-conceitos, como o Peugeot Vision Gran Turismo e o recém lançado Madza RX-VISION GT3 CONCEPT (Gr.3).
Esses carros entraram no gosto do público e dos pilotos, pelo alto desempenho em performance, carros rápidos, ágeis e com boa aerodinâmica se formos listar os carros aqui seria uma lista imensa, pois sendo a principal categoria do jogo, também é a que possui mais opções de veículos.
Categoria Gr.1 / Gt1
Os carros do Gr.1 são os conhecidos protótipos de Le Mans, construídos para as corridas. Inclui protótipo reais, como o Audi R18, Toyota TS030 e Peugeot 908, bem como carros-conceito, como o Mazda LM55 Vision Gran Turismo.
Além disso, o integrante da equipe KoA complementa que o jogo possui muitos carros históricos como o icônico Mazda 787B de 1991 e a Sauber Mercedes C9 de 1989.
Categoria Gr.B
Embora pertencente ao Grupo Gr, os Gr B são voltados exclusivamente para o Rally. Todos eles possuem tração nas quatro rodas e uma potência de motor que ultrapassam os 500 cv, incluindo versões do Ford Focus, Subaru WRX e Mitsubishi Lancer Evolution.
Categoria Gr.X
O Gr.X compreende alguns carros-conceitos desenvolvidos pela Vision Gran Turismo, onde você encontrará veículos como o Aston Martin Vulcan, o Renault Sport RS01, e Gran Turismo Racing Kart. Ainda nessa lista temos o BMW VGT , GTI ROADSTER VGT da Fabricante Volkswagen, o F1 W08 que é nada mais nada menos o carro campeão de Lewis Hamilton no ano de 2017. Também temos presente os Fórmulas da Honda e Toyota, carros da Super Fórmula, além do F1500T-A carro semelhante ao usado na Fórmula 1 nos Anos 80′ e 90′ e os monopostos desenvolvidos pela Red Bull x2014 Junior, x2014 Standard e x2019 Competition.
Sei que vocês devem estar se perguntando onde está a categoria Gr.2, mas iremos abordá-la separadamente, uma vez que ela raramente aparece nas competições. Por fim, a equipe Kolmeia gostaria de agradecer a participação da equipe Kings of Asphalt nesse artigo.
Em breve teremos mais conteúdo sobre eles por aqui. Até lá, conte para gente nos comentários se essa guia está sendo útil para acompanhar as corridas online.