A Netflix divulgou no Instagram um pequeno teaser promocional do evento Tudum voltado aos fãs de Stranger Things. A saber, trata-se de uma sequência de recortes de jornal que narram um assassinato. E, como é de praxe na série, a notícia fictícia é mesclada com acontecimentos reais da época, o que é sempre um ponto interessante. Ao que tudo indica, o assassino em questão é Victor Creel, personagem já confirmado em post anterior, uma vez que o sobrenome dele aparece nas reportagens recortadas. Porém, nas manchetes surge sempre o questionamento se o assassino seria uma pessoa cruel ou alguém possuído pelo demônio. Ou seja, provavelmente, o Pânico Satânico será um tema fundamental na quarta temporada.
Assista o vídeo publicado no perfil oficial de Stranger Things no Twitter:
O teaser mostra basicamente recortes de jornais antigos narrando um assassinato ocorrido na família Creel. Com imagens, descrições das cenas e trechos de depoimentos, o teaser permite brincar de detetive. No entanto, contou apenas com 12 segundos. Para piorar, as cenas estavam bastante aceleradas e em negativo e algumas frases estavam rasuradas impossibilitando propositalmente a leitura. Mas foi possível transcrever algumas frases:
“Demônio vingativo matou família”. “O assassinato que chocou uma pequena comunidade. Fotos da cena do crime de dentro da casa Creel, obtidas exclusivamente pela TWW, revelam um banho de sangue completo”. “Promotores acreditam que Victor Creel é o culpado, mas ele alega o contrário”. “Assassino ou vítima Trágica de um espírito vingativo?” “Achei que estava morrendo … então fui inundado de alívio … mas também havia uma sensação de terrível luto”.
Pânico Satânico
O Pânico satânico é uma espécie de histeria coletiva centrada no medo do Demônio. Ele é baseado na crença em rituais satanistas e na ideia de que o próprio Diabo está por trás de crimes violentos e assassinatos em série… Esse fenômeno social surgiu na década de 50 e ganhou força nas décadas posteriores.
Inclusive, de uma seita chamada “As Crianças” (The Children), surgiu em 1976 o serial killer David Berkowitz. Ele se autointitulava “O Filho de Sam” e foi citado no livro Cidade nas Trevas, que é parte do Universo expandido de Stranger Things. Por conta da relação com uma seita ocultista, muita gente acreditava, à época, que o Filho de Sam agia por influência do demônio. Vale lembrar que a própria história do livro se baseia numa seita. Ou seja, já existe Pânico Satânico sendo abordado no universo expandido.
Hellfire Club
Nos anos 80, o Pânico Satânico continuou forte e ainda com agravantes. O medo não era apenas de ser morto em um ritual satanista, mas de ser possuído pelo diabo por lidar com algum objeto ou prática amaldiçoada. Assim, várias músicas, desenhos, brincadeiras e etc. passaram a a ser consideradas “do diabo” Um exemplo disso é a demonização de Dungeons & Dragons. Sim! O jogo que Will tanto ama e que norteou a primeira temporada de ST. É importante mencionar que o final da terceira temporada já aponta para questionamentos fundamentados no Pânico Satânico. Uma reportagem questiona se há algo sobrenatural por detrás das misteriosas mortes de Bob e Barb e do incêndio no Starcourt Mall, enquanto a matéria é ilustrada por uma foto de jogos de D&D.
Já se sabe que na season 4 Hawkins terá um clube de Dungeons & Dragons chamado Hellfire Club. Ou seja, o jogo já é considerado demoníaco e o clube ainda se chama “Fogo do Inferno”. Para piorar, o símbolo do clube é um demônio. A isso, soma-se a retomada da história de uma assassino da década de 50 em Hawkins. Certamente, o Pânico Satânico vai estar altíssimo.
Victor Creel
O teaser gira em torno de um crime que envolve o personagem Victor Creel. Ele será interpretado por Robert Englund, que deu vida ao icônico Freddy Krueger (simbólico, não?). O personagem foi citado na primeira lista oficial e é descrito como “um homem perturbado e intimidador” que se encontra preso em um hospital psiquiátrico por conta de um assassinato que causou nos anos 50.
Creel, sem dúvidas, vai ser um dos mais relevantes entre os novos Primeiramente, por conta do Pânico Satânico em si, uma vez que ele pode ser considerado uma fonte de maldição para Hawkins. Segundo, porque vai ter uma trama construída em torno do hospital onde está internado. Por fim, a casa da família Creel, onde aconteceu o assassinato será o local onde ocorrerá uma batalha importante…
São muitas especulações em torno de Victor Creel. Será que ele tem ligações com Martin Brenner? Será que foi o primeiro morador de Hawkins a ter contato com o Mundo Invertido? Inclusive, ele pode até não ser o responsável direto pelo tal assassinato e ter levado a culpa. Assim como, pode ser tratar de um experimento mal sucedido de Brenner, que nos anos 50 tinha aproximadamente 30 anos. Ou será que um Demogorgon já esteve em Hawkins antes?
Vale lembrar que amanhã, durante o evento Tudum, o teaser sobre a quarta temporada de Stranger Things será liberado na íntegra e o Kolmeia estará de olho em tudo, trazendo os detalhes para vocês!
Leia também: Stranger Things 4 | Quase tudo que se sabe sobre os novos personagens